Procedimentos para a 1ª Via

PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO, REGISTRO E RETIRADA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

Expedição da 1ª Via do Diploma:

Após a Colação de Grau o formado estará apto a solicitar a expedição do Diploma.

1º Passo - Formado: Solicitação de Diploma:

O formado deverá acessar o Sistema de Requerimento de Diploma, conferir todos os dados do formulário, escolher o tipo do Diploma (UNIFESP ou Terceiros), imprimir o Requerimento em 02 vias e assinar. Havendo a necessidade de correção de dados, apontar as alterações no próprio formulário impresso.
Em caso de dúvidas, acesse o Manual de Requerimento de Diploma:

Para Diploma gratuito, confeccionado pela UNIFESP, o formado deverá entregar na Secretaria de Graduação do seu respectivo Campus, o Requerimento de Diploma (em 02 vias) com os dados conferidos e devidamente assinado. Uma via do formulário será anexada ao processo e a segunda via será o protocolo do requerente.

Para Diploma confeccionado por Terceiros, o formado deverá entregar na Secretaria de Graduação do seu respectivo Campus, o Requerimento de Diplomas (em 02 vias) com os dados conferidos e devidamente assinado, juntamente com o Diploma confeccionado de acordo com o modelo padrão da UNIFESP (acesse modelos e arquivos necessários). Uma via do formulário será anexada ao processo e a outra via será o protocolo do requerente.

OBS. Nº 1: Em caso de Apressamento, juntar documento comprobatório da urgência.
OBS. Nº 2: Os documentos em língua estrangeira deverão ser acompanhados de Tradução Juramentada ou traduzidos por um servidor público comprovadamente habilitado para o idioma em questão.

2º Passo - Secretaria: Conferência e Envio da Documentação:

De posse do Requerimento de Diploma assinado pelo formado, a Secretaria de Graduação do Campus deverá conferir e, se necessário, atualizar os dados cadastrais no sistema SIU, a seguir assinar o formulário e juntar os documentos abaixo relacionados e, por fim, encaminhar, por memorando, ao Setor de Registro de Diplomas:

a) Cópia legível da Certidão de Nascimento ou de Casamento (se houver alteração no nome);
b) Cópia legível da Carteira de Identidade (RG ou RNE – em caso de estrangeiros), exceto CNH;
c) Cópia legível do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou Histórico Escolar com certificação);
d) Histórico Acadêmico de Graduação (com a situação do ENADE regular); e
e) Diploma (quando confeccionado por Terceiros).

3º Passo – Setor de Registro de Diplomas: Abertura de Processo:

O Setor de Registro de Diplomas verificará a documentação encaminhada e se estiver completa, conforme descrito no 2º passo, abrirá processo. Em caso de divergência, a documentação será devolvida à Secretaria de Graduação do Campus para a devida correção.

Após a abertura do processo, o Diploma será registrado no sistema, expedido e assinado pelas autoridades competentes, salvo o Diploma confeccionado por Terceiros, que somente será registrado no sistema e assinado.

Depois de pronto, o Diploma juntamente com a Ficha de Recebimento de Diploma serão retirados por um responsável do Campus.

OBS. Nº 4: Em caso de Apressamento comprovado, o processo será tratado como preferencial passando a figurar na relação dos urgentes com precedência sobre os não urgentes mais antigos.

4º Passo: Secretaria: Assinatura do Histórico Acadêmico e Envio de e-mail ao Formado:

De posse da documentação encaminhada pelo SRD, a Secretaria de Graduação do Campus deverá providenciar a impressão e a assinatura da autoridade competente no Histórico Acadêmico atualizado.

Assim que assinado o Histórico, o formado será comunicado, por e-mail, que o Diploma está disponível para ser retirado.

5º Passo - Secretaria: Assinatura do Diploma pelo Formado:

Para retirar o Diploma e o Histórico Acadêmico atualizado, o formado deverá na presença de um servidor da UNIFESP, assinar o Diploma e a Ficha de Recebimento do Diploma.

OBS.: O Diploma não poderá ser retirado por Procuração, devendo ser assinado pelo Titular (o próprio formado) para que o documento figure como um documento completo e cuja entrega seja admissível pela UNIFESP, exceto no caso de prévia assinatura após a sua expedição

IMPORTANTE: Antes da entrega, a Secretaria do Campus deverá providenciar uma cópia legível (frente e verso) do Diploma assinado.

6º Passo - Encerramento do Processo do Formado:

A Secretaria de Graduação do Campus deverá encaminhar por memorando ao SRD a cópia do Diploma assinado pelo formado e a Ficha de Recebimento do Diploma.

O Setor de Registro de Diplomas de posse desses documentos, os juntará ao processo do formado, numerará as folhas e arquivará em caixa arquivo, encerrando-se assim, o processo.