NOTÍCIAS / INSTITUCIONAL / EVENTOS

  • 2019 – Reingresso – Planilha de Vagas Ofertadas

    A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP divulga o quantitativo de vagas disponíveis, por curso e turno, para o processo de Reingresso – 1ª semestre de 2019.

    Leia mais...  
  • 2019 - Edital de Reingresso para Portadores de Diplomas

    A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP divulga o Edital nº 05/2019 que dispõe sobre o processo de reingresso para portador de diploma referente ao 1º semestre de 2019.

    Leia mais...  

  • NOTA: A Unifesp e as “cotas” nos cursos de graduação

    A Unifesp reafirma seu compromisso com a Lei 12.711/2012**, referente à reserva de vagas (“cotas”) para ingressantes nos cursos de graduação. Desde 2016, alcançamos o objetivo previsto pela Lei de Cotas, e como resultado desta política, observamos crescente diversificação do perfil do(a) estudante da Unifesp, em vários aspectos. Em 2018, 53,4% dos ingressantes eram provenientes de escolas públicas (em 2013 eram 46%). Desde 2016, predominam os(as) estudantes com renda familiar bruta de até 5 salários mínimos  (60,2% dos ingressantes de 2018). Também observamos aumento na presença de estudantes negros (pretos/pardos) e indígenas (33,4% em 2018), chegando próximo à porcentagem destas populações no Estado de São Paulo (36% de acordo com censo do IBGE).

    Não obstante os dados que atestam o sucesso da política de cotas na diversificação do perfil socioeconômico e étnico-racial de nossos(as) estudantes, a Unifesp se mantém alerta e vigilante para a possibilidade de ocorrência de irregularidades na ocupação das vagas reservadas para as cotas. Durante a matrícula, os(as) candidatos(as) apresentam diversas documentações que são conferidas no ato, e que buscam garantir a ocupação das vagas reservadas para as categorias de direito, como preza a Lei 12.711/2012.

    Leia mais...  
  • Reabertura do Formulário de Indicação de Interesse no Uso Educacional do Moodle

    Reabertura do Formulário de Indicação de Interesse no Uso Educacional do Moodle

    Leia mais...  

  • REABERTURA DO FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO DE INTERESSE NO USO EDUCACIONAL DO MOODLE

    Comunicamos a reabertura no período de 0h de 25/02/2019 às 23h59min de 04/03/2019.

    O formulário "Indicação de interesse EaD" estará disponível na Intranet (item Unifesp, seção Pró-Reitoria de Graduação, ícone Moodle - EaD), e será utilizado como instrumento institucional de indicação de interesse, individualmente por Unidade Curricular - UC, para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, vinculado a Secretaria de Educação a Distância - SEAD.

    Leia mais...  
  • COMUNICADO - VESTIBULAR UNIFESP 2019

    A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo informa que o andamento do processo de matrícula dos ingressantes do Vestibular 2019 vem se realizando com sucesso.

    A pré-matrícula de candidatos(as) convocados(as) na primeira chamada dos cursos do sistema Misto de Vestibular foi concluída no dia 30/01, e para os cursos participantes do Sisu, hoje 04/02 é o último dia de pré-matrícula para os(as) convocados(as) em primeira chamada.

    Até o momento já tivemos mais de 1700 candidatos que realizaram a pré-matrícula, utilizando o sistema online.

    Leia mais...  
  • Informe Colação de Grau 2018 - retificação

    A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Unifesp informa datas retificadas de Colação de Grau aos concluintes do segundo semestre letivo/2018 dos campi Guarulhos e Osasco 

    Leia mais...  
  • Rematrícula 2019 – cursos semestrais

    Terça-feira, 29/01/19, a partir das 9 horas, terá início o processo de rematrícula para os estudantes da graduação dos cursos semestrais.

    Leia mais...  
  • Nota sobre a regularização do pagamento do mês de janeiro dos auxílios PAPE e das bolsas de Monitoria e de Iniciação Científica Institucional

    Caros(as) estudantes que recebem auxílios PAPE e Bolsas de Monitoria e de Iniciação Científica Institucional (ou seja, as que não são PIBIC CNPQ),

    Leia mais...  
  • Nota sobre atraso no pagamento PAPE e bolsas Monitoria e Iniciação Científica Institucional

    Caros(as) estudantes que recebem auxílios PAPE e Bolsas de Monitoria e de Iniciação Científica Institucional (ou seja, as que não são PIBIC CNPQ), como até o momento a Lei Orçamentária não foi sancionada pelo governo federal, ainda não recebemos recursos para o exercício de 2019.

    Leia mais...  

EDITAIS / PROGRAMAS / MOBILIDADE

2019/2020 - Calendário do Programa de Monitoria

A Coordenadora Institucional do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Profa. Dra. Maria Liduina de Oliveira e Silva, divulga o calendário do Programa Monitoria 2019/2020:

Leia mais...

2019/2020 - Edital Programa de Monitoria

A Coordenadora Institucional do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Profa. Dra. Maria Liduina de Oliveira e Silva, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital nº VI do Programa de Monitoria 2019/2020 no âmbito da UNIFESP:

Leia mais...

2019 - Edital PIBID - Diadema - Resultado da Seleção

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, torna pública o resultado da seleção do Edital 04/2019 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Leia mais...

2019 - Edital PIBID - Diadema - Supervisores

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, torna pública o Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Leia mais...

2019 - Resultado Processo de Transferência de Curso para o 1º Semestre de 2019 - Unifesp - Candidatos Aprovados

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP divulga, em ordem alfabética, a lista de candidatos aprovados no Processo de Transferência para os Cursos da UNIFESP – 1º Semestre de 2019.

Leia mais...

2019 - Transferência de Curso Resultado da Interposição de Recurso do Indeferimento da Habilitação

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP procede publicação complementar de candidatos aprovados na interposição de recurso de indeferimento da habilitação para a fase de seleção descrita no item 5 do Edital do Processo de Transferência para os Cursos da UNIFESP – 1º Semestre de 2019.

Leia mais...

2019 - Transferência de Curso - Candidatos Habilitados – Serviço Social

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP divulga abaixo a lista de candidatos do Curso de Serviço Social, habilitados, para a fase de seleção descrita no item 5 do Edital do Processo de Transferência para os Cursos da UNIFESP – 1º Semestre de 2019.

Leia mais...

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acesso ao Moodle da graduação

Usuário:

Senha:

Ambiente:

** Para acessar outros cursos, visite a página da SEAD/UNIFESP.

Avaliação de UC

Acesso a Avaliação de UC

CPF:

** Faça a Avaliação de UC - PROGRAD.

BOLETIM UNIFESP

  • Aberto edital para patrocínio das atividades comemorativas dos 25 anos da Unifesp
    O patrocínio se dará em troca de exposição da marca da(s) entidades e empresa(s) patrocinadora(s)

    A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) torna pública a abertura do Edital de Chamamento para obtenção de patrocínio, através de entidades, empresas públicas e/ou privadas, para os eventos comemorativos dos 25 anos da instituição. O aporte financeiro se dará em troca de exposição da marca da(s) entidades e empresa(s) patrocinadora(s) em conformidade com as contrapartidas previstas no edital (acesse aqui).

     

    As atividades que podem receber patrocínio são:

    -Lançamento da Marca Comemorativa Unifesp 25 anos.

    -Lançamento de Plataforma digital comemorativa, contando os casos de sucesso da Unifesp em multimídia (texto, imagem, vídeo), reunindo o material audiovisual de divulgação cienófica e textual em formatos dinâmicos, sintéticos e de impacto. Apresentação de dados e indicadores da instituição em modelo amigável e interavo, com infográficos.

    -Livro dos 25 anos da Unifesp. A Editora Unifesp irá publicar a história da instituição entre 1994-2018, narrando a transformação da Escola Paulista de Medicina em Universidade temática e depois a expansão a partir dos anos 2000, com a criação de seis novos campi. Pessoas que lideraram o processo de expansão. Contextos históricos, balanço do processo, avaliação crítica, resultados alcançados. Para lançamento em dezembro de 2019, com tiragem de 2 mil exemplares e ebook, ambos de distribuição gratuita.

    -Produção de 25 vídeos de divulgação científica para ampla circulação com algumas das mais importantes atividades da Unifesp de ensino, pesquisa, extensão e assistência de alto impacto social e em políticas públicas, de preferência no diálogo intercampi. Vídeos serão veiculados em canal do youtube, plataforma e portal da Unifesp, mídias sociais e nos canais dos patrocinadores. Cada tema/vídeo terá formatos de 15 minutos (completo) e de 30 segundos a 3 minutos (3 a 5 subprodutos compactos).

    -Produção de duas revistas comemorativas dos 25 anos da Unifesp. Serão números especiais da Revista EntreTeses, revista de divulgação cienơfica da Unifesp, com tiragem de 15 mil exemplares cada e versão digital, ambos de distribuição gratuita. Número 1, com as pesquisas de impacto realizadas em todos os campi nesses 25 anos; Número 2, com a projeção e visão de futuro para os próximos 25 anos.

    -Realização de Seminários Internacionais em temas de ponta e estratégicos para o ensino, pesquisa, extensão, cultura e assistência. Serão convidados professores, pesquisadores, gestores públicos e empresas para dialogar com os maiores especialistas do Brasil e do Mundo, nos seguintes temas: Longevidade; Doenças Emergentes, Infecciosas e Negligenciadas; Inflamação; Neurociência; Oncologia; Bem-Estar: Drogas e Violência; Estudos e desafios da Contemporaneidade.

    -Congresso Acadêmico – Unifesp 25 anos. Esta edição comemorativa ocorrerá em todos os campi, mantendo o mesmo objetivo das edições anteriores, congregando programas acadêmicos institucionais de ensino, pesquisa e extensão, com temas convergentes multidisciplinares e interdisciplinares. O Congresso está sendo planejado com o objetivo de ressaltar a identidade da Unifesp após sua expansão, fortalecer tanto o autoconhecimento das unidades universitárias quanto entre áreas de conhecimento e sua convergência em grandes temas estratégicos na solução de problemas que afligem nossa sociedade. Será aberto à população como forma de interlocução universidade-sociedade, com a programação divulgada em veículos de grande circulação e mídias digitais.

    -Unifesp Mostra sua Arte. Edição comemorativa especial do evento em todos os campi e teatros da Unifesp, com diversos tipos de expressões culturais, tais como música, teatro, cinema, dança ou exposição fotográfica. É seu objetivo promover a circulação e a visibilidade das diversas produções culturais realizadas pela comunidade universitária dos sete campi da Unifesp, em diálogo com o público em geral.

    -Exposição Itinerante com a História dos 25 anos da Unifesp. A exposição contará com fotos, maquetes, vídeos e infográficos, materiais disponíveis na plataforma digital e publicações, mas na forma de uma exposição de divulgação das atividades. Irá circular nos campi e espaços públicos nas cidades em que a Unifesp mantém Campi, nos anos de 2019-2020.

    -Unifesp Sustentável. Comemoração do “Mês do Meio Ambiente na Unifesp” ao longo de junho, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Os eventos acontecerão ao longo do mês em cada campus. Dentre as atividades programadas, estão: exibição e roda de discussão de vídeos; oficinas com problemáticas ambientais; colaboração de cooperativas, empresas e convidados; apresentações de alunos; apresentações agrupadas por dia e tema; divulgações de cursos, ações promovidas pelas Divisões de Gestão Ambiental e projetos de extensão dos campi.

    -Encontro de Gestores. Encontro com o objetivo de criar um ambiente em rede para o intercâmbio de experiências e aprendizado comum entre as universidades para a construção boas práticas e estratégias de sobrevivência em tempos de adversidades, devido à escassez dos recursos.

    -Seminários de perfil estudantil e questões étnico-raciais. 3 Seminários locais nos temas: IV Seminário de Políticas de Permanência Estudantil na Unifesp; IV Fórum LGBTQIA+ na Unifesp; II Seminário Relações Étnico-Raciais na Unifesp, relacionados às ações afirmativas na Unifesp em seus 25 anos. Por meio desses eventos teremos dialogado com a comunidade Unifesp e sociedade sobre temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, racial e social. Será apresentado e discutido resultados de estudos que acompanham a mudança do perfil socioeconômico e cultural de estudantes de graduação e pós-graduação na Unifesp

     

    • Unifesp25Anos
    • Professor Elisaldo Carlini recebe título de Pesquisador Emérito pelo CNPq

      O pesquisador da Unifesp disse que receber a honraria, aos 89 anos, “é notável”

      Por Matheus Campos

      O professor emérito da Unifesp Elisaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), foi selecionado como pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2019. O CNPq contemplou com o título outros nove docentes no Brasil.

      O título de pesquisador emérito é fornecido pelo reconhecimento ao conjunto da obra científico-tecnológica e por conta da credibilidade do investigador junto à comunidade científica. Além do título e diploma, o CNPq disponibiliza diárias para participação em congresso científico, no país ou exterior. A cerimônia de premiação ocorrerá em maio, no Rio de Janeiro.

      Carlini recebeu a notícia sobre a premiação do CNPq com um carinho especial. “Já obtive outras honrarias em universidades aqui e no exterior, mas esta que recebo agora, aos 89 anos, é notável. O primeiro curso de extensão que eu fiz, após entrar na Escola Paulista de Medicina (EPM), foi promovido pelo CNPq, no Rio de Janeiro, em meados de 1951 ou 1952. Para esse curso, foi convidado o professor espanhol de bioquímica Severo Ochoa, laureado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1959, e foi a partir dele e desse curso que eu tive meu primeiro contato com a pesquisa, começando a entender a importância da ciência”, conta.

      Pela influência da Bioquímica, o professor migrou para a Farmacologia, sua principal área de atuação. Justamente pelo impacto da experiência que teve com o curso realizado em 1952, Carlini ressalta a importância de atividades promovidas pelo órgão de fomento à pesquisa do Governo Federal com o objetivo de atrair jovens para o campo científico.

      Currículo respeitado dentro e fora do Brasil

      O pesquisador possui graduação em Medicina pela EPM/Unifesp (1956) e mestrado em Psicofarmacologia pela Yale University (1962). Atualmente, além de atuar como orientador de mestrado e doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, é membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) - World Health Organization (WHO), ex-membro do International Narcotic Control Board (INCB), eleito pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas, parecerista do Phytotherapy Research e Journal of Ethnopharmacology e coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

      Mais de meio século atuando como pesquisador, o professor acredita que a pesquisa científica é de suma importância para o desenvolvimento do país. “Ainda luto para que a universidade brasileira e a ciência sejam mais voltadas para a nossa população e feitas com recursos do nosso país, da nossa cultura”, ressalta. “A ciência é factível de ser idealizada com a criatividade brasileira para melhorar o país. Aprendemos coisas novas a todo momento e em todo lugar, e temos muito potencial”, complementa.

      Considerado um dos maiores especialistas em entorpecentes do Brasil, e um dos mais respeitados internacionalmente, o professor Carlini estudou os efeitos da maconha e de outras drogas em nível experimental durante toda sua vida profissional.

       

      • Pesquisador Emérito
      • cnpq
      • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • Elisaldo Carlini
      • Campus São Paulo
      • Departamento de Medicina Preventiva
      • EPM
      • Escola Paulista de Medicina
      • A Unifesp na Corrida e Caminhada do Graacc

        Evento faz parte das comemorações dos 25 anos de fundação da universidade

        No domingo, no dia 12 de maio, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estará presente na 19.ª Corrida e Caminhada do Graacc, como parte das comemorações dos seus 25 anos de fundação. Toda arrecadação do evento será destinada ao tratamento das crianças e adolescentes com câncer atendidos pela instituição

        No momento da inscrição, no espaço destinado ao Clube, coloque: "Unifesp", para identificação na prova. As inscrições devem ser feitas pelo site.

        Vai ser uma superfesta de integração. Participe!

         

         

        • Unifesp 25 Anos
        • Graacc
        • 19ª Corrida e Caminhada Graacc
        • Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer
        • Câncer infantil
        • Programa Formação de Líderes da Unifesp recebe o professor Poty Rodrigues de Lucena, da UFOB

          Docente ministrou curso sobre inteligência de dados na gestão universitária


          (Foto: Luis Mo)

          O pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e coordenador da Comissão de Modelos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (ForPlad) das IFES, professor Poty Rodrigues de Lucena, esteve na Unifesp, nos dias 14 e 15 de março, para ministrar curso sobre inteligência de dados com abordagem na gestão universitária, como parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Formação de Líderes.

          Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Administração (ProAdm), o programa visa capacitar servidores para atuar em funções estratégicas para a instituição, no caso, na liderança e gestão de projetos, programas, áreas e atividades da universidade. Para isso, desde dezembro de 2018, estão sendo oferecidos conteúdos relacionados ao tema por meio de seminários, workshops e cursos de curta duração.

          Para o servidor técnico administrativo Luis Mo, do Departamento de Comunicação Institucional, inscrito no programa, o projeto vai beneficiar toda a comunidade acadêmica. “Com ele, temos uma grande oportunidade de desenvolver novas lideranças em nossa instituição”, comenta.

           

          • Programa Formação de Líderes
          • PróReitoria de Administração
          • Proadm
          • Gestão universitária
          • Projeto financiado pela ONU visa tornar o Jardim Helian um bairro sustentável

            Trabalho é uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis com o Instituto das Cidades da Unifesp

            O Jardim Helian, localizado em Itaquera, na zona leste de São Paulo, é o bairro escolhido para a execução do projeto pioneiro Implementando a abordagem de vizinhança em São Paulo, um processo participativo que prevê o desenvolvimento de um plano físico e financeiro detalhado para que o local, como experiência piloto, torne-se sustentável.

            O bairro selecionado apresenta uma situação típica problemática – também encontrada em outras áreas metropolitanas – relacionada à expansão da área urbana de São Paulo com a construção de moradias a preços acessíveis por meio da ocupação ilegal de áreas marginais da cidade, autoconstrução e assentamentos precários.

            O projeto resulta de uma parceria entre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Instituto das Cidades, do campus em implantação da Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, sigla em inglês).


            Ações desenvolvidas pelo projeto com os moradores do Jd. Helian

            “Os trabalhos se iniciaram em maio de 2018, cuja primeira fase foi concluída em outubro de 2018. Atualmente, os participantes do projeto estão elaborando estratégias para obtenção de recursos com agentes públicos e privados para implementar as ações que foram diagnosticadas”, explica Zysman Neiman, professor da Unifesp e coordenador da equipe de pesquisadores do Instituto das Cidades que participaram do projeto.

            Diante dos principais problemas ambientais encontrados no Jardim Helian, os quais foram apontados pelos próprios moradores do bairro, foram elaboradas algumas propostas para enfrentar esses desafios. Dentre elas, estão a recuperação do córrego Tone, arborização urbana, melhoria do transporte público, ações de Educação Ambiental com a comunidade e a realização de um estudo de viabilidade para a criação de uma cooperativa de catadores em parceria com a Associação de Moradores.

            Confira abaixo o vídeo produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sobre o projeto e clique aqui para ler a matéria Neighbourhood power: addressing environmental challenges in São Paulo, publicada no site programa.

            {youtube}v=9AiwjIc4fWw{/youtube}

            • Campus Zona Leste
            • ONU
            • meio ambiente
            • sustentabilidade
            • Programa Cidades Sustentáveis
            • Instituto das Cidades
            • Organização das Nações Unidas

            INFORMAÇÕES DO MEC

            Feed não encontrado
            Powered by jms multisite for joomla