Apresentação - PAPS

 

Apresentação

Os Projetos Acadêmicos de Prestação de Serviços (PAPS) nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão, com participação de servidores públicos (técnicos administrativos e docentes) a partir da publicação da Resolução CONSU 138 (clique aqui) de 11/10/2017. Podendo abranger os diversos tipos de análises demandadas à Universidade, tais como serviços técnicos especializados, serviços de laboratório, atividades de consultoria, assessoria e curadoria prestados à comunidade.

O PAPS é uma atividade extensionista intersetorial da Unifesp organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, da Agência de Inovação da Unifesp - AIU da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq e da Pró-Reitoria de Administração – PROADM.

Recomendamos aos proponentes (técnicos administrativos e docentes) percorrerem os seguintes passos para o cadastro inicial do PAPS:

1. Cadastrar os equipamentos e laboratórios no setor de convênio de seu respectivo campus para o futuro cálculo da restituição à universidade;
2. Solicitar o acesso à unidade PAPS no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
3. Abrir o projeto no SEI utilizando seu login e senha da intranet  e seguir o fluxo disponível no menu Textos Padrão (formulário 1, 2, 3 e 4).

É importante destacar que o projeto precisa ser discutido junto ao Comitê Intersetorial de Avaliação e Acompanhamento dos PAPS e assim auxiliar o(a) coordenador(a) proponente quanto a demandas específicas. Além disso, quaisquer dúvidas relativas as propostas poderão ser encaminhadas previamente para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou mesmo para agendamento presencial nesse mesmo email.


 Fluxo Administrativo

Caso as instalações e servidores públicos da UNIFESP sejam utilizados para o desenvolvimento do projeto, o orçamento deve contemplar todos os valores de restituição à UNIFESP relativo às atividades de apoio administrativo, informática, laboratorial e outros, ao espaço físico, à infraestrutura (água, luz, limpeza, vigilância, telefonia, internet, etc) e ao uso de equipamentos. Para determinar o valor de restituição à UNIFESP, é disponibilizado um sistema de simulação ao Coordenador de Projeto para que o montante seja incluso no orçamento do PAPS (Resolução CONSU138/2017 - art. 6º).

Nesta modalidade é obrigatória a contratação da fundação de apoio credenciada à Unifesp (FapUnifesp) para realizar o controle contábil financeiro dos recursos aportados, com participação de um funcionário do quadro interno da FapUnifesp denominado Analista do projeto que ficará responsável por atender o coordenador e fornecer apoio gerencial e suporte técnico necessários.

Aqui encontra-se o link para o fluxo de credenciamento.


Documentação e Etapas

Para elaboração do PAPS, o(a) coordenador(a) proponente deverá provideniciar os seguintes documentos:

A) Projeto Básico, contendo:

I – Título;
II – Objeto;
III – Dados cadastrais do proponente;
IV – Contextualização e justificativa institucional;
V – Período de execução;
VI – Resultados esperados;
VII – Cronograma de execução;
VIII – Equipamentos e serviços multiusuários prestados;
IX – Definição dos valores pelo uso de equipamentos e serviços adicionais;
X – Equipe do projeto;
XI – Restituição da infraestrutura da Unifesp (Planilha em Anexo) e dos custos operacionais da FapUnifesp;
XII – Gerenciamento dos serviços e dos recursos arrecadados.

B) Despacho de avaliação do Projeto pelo Comitê PAPS;

C) Aprovação pela Chefia de Departamento;

D) Aprovação pela Câmara de Extensão e Cultura (CAEC) do campus ou unidade universitária;

E) Homologação pelo Conselho de Extensão e Cultura (COEC) da Unifesp;

F) Solicitar o pedido de compra na Intranet no caminho: Serviços>Unifesp>Solicitações On-Line Materiais, Importação/Compras, Animais e Transporte, e após as assinaturas entregar na Divisão de Compras do CampusInserir pedido de compra dos materiais a serem utilizados (o pedido de compra estará vinculado ao número de processo no sistema SEI, visando a contratação da FapUnifesp).

Demais informações sobre o rito adminsitrativo contratual poderá ser obtidos no site do da Coordenadoria de Convênios - clique aqui.

 

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