NISAN - Sub áreas

  1. Programa de Integração Docente-Assistencial do Embu- UNIFESP – PIDA
    Coordenação: Dra. Glaura César Pedroso

    Desenvolvimento de atividades educativas junto à população escolar visando à promoção da saúde, à alimentação saudável e à prática de atividade física regular.
  2. Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica – Departamento de Pediatria
    Coordenação: Prof. Dr. Mauro Batista de Morais

    Desenvolvimento de ações que visam o combate à exclusão social, através da assistência às mães e pacientes com distúrbios de motilidade digestiva, especialmente no que diz respeito ao papel das fibras alimentares na saúde humana.
  3. Projeto Xingu – Unidade de Saúde e Meio Ambiente - Departamento de Medicina Preventiva
    Coordenação: Dr. Marcos Schaper dos Santos Junior

    Desenvolvimento de ações para o diagnóstico nutricional em comunidades indígenas, implantação de rotina de acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (C/D) das crianças indígenas menores de 5 anos e tratamento das patologias associadas. Formação em serviço da equipe multidisciplinar de saúde indígena e agentes indígenas de saúde. Desenvolvimento de ações intersetoriais para o resgate de culturas da roça que haviam sido abandonadas e/ou perdidas; resgate da culinária em geral e da destinada tradicionalmente às crianças; estímulo à produção de alimentos diversificados, plantio de árvores frutíferas e recuperação das terras férteis. Junto às lideranças, idosos e mulheres indígenas: valorização e estímulo para o fortalecimento das regras sociais e tabus relacionados ao comportamento sexual, dieta alimentar e cuidados tradicionais com as crianças, gestantes e idosos. Produção coletiva de estratégias para o enfrentamento da desnutrição no Parque Indígena do Xingu, com a participação efetiva da população e das diferentes instituições que atuam na área, ampliando a concepção de saúde e constituindo uma alternativa às propostas oficiais de suplementação alimentar, aprofundando a questão e resgatando a responsabilidade dos diferentes atores sociais.
  4. Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
    Coordenação: Profa. Dra. Myrian Najas

    Capacitação de acompanhantes de idosos que vivem na comunidade, visando à segurança alimentar e nutricional e à inclusão social por meio de um treinamento teórico-prático.
  5. Disciplina de Nutrologia
    Coordenação: Prof. Dr. José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei

    Capacitação dos educadores de creches para a melhoria da qualidade do atendimento quanto aos cuidados de saúde e nutrição oferecidos às crianças.
  6. Departamento de Assuntos Comunitários – DAC
    Coordenação: Profa. Dra. Conceicao Vieira da Silva Ohara

    Desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde ancoradas na concepção de Escola Promotora da Saúde por meio de ações centradas na educação alimentar de alunos e mães/responsáveis.
  7. Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN – UNIFESP
    Coordenação: Profa. Gisela M. B. Solymos

    Realização de oficinas de educação nutricional como instrumento para a inclusão social de crianças desnutridas e suas famílias.
  8. Disciplina de Nutrição – Departamento de Medicina Preventiva
    Coordenação: Profa. Anita Sachs

    Padronização das medidas de porções de alimentos e a elaboração de um álbum fotográfico contendo essas porções.
  9. Centro de incentivo e apoio ao aleitamento materno – CIAAM- UNIFESP
    Coordenação: Profa. Dra. Ana Cristina F. V. Abrão

    Ações de estímulo ao aleitamento materno; formação de recursos humanos capacitados a atuar no campo do aleitamento materno e ampliação do número de mães doadoras de leite humano.
  10. Campus Baixada Santista – Curso de Graduação em Nutrição
    Coordenação: Profa. Dra. Macarena Urrestarazu Devincenzi

    Promover a segurança alimentar e nutricional nas Escolas de Ensino Infantil, desenvolvendo ações educativas, na esfera da Nutrição e Saúde, adequadas ao contexto e que envolvam e equipe de funcionários, alunos e familiares dessas instituições, contribuindo para a formação de acadêmicos do Curso de Nutrição.
  11. Portal Estilo de Vida Saudável
    Coordenação: Prof. Dr. José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei

    Portal aberto à comunidade em geral que visa promover o estímulo ao estilo de vida saudável, incentivando melhores escolhas alimentares, práticas de atividade física e consciência ambiental. Para isto busca instigar o senso crítico dos leitores, e que os mesmos possam ser multiplicadores do conhecimento adquirido.
Powered by jms multisite for joomla