Zona Leste - Apresentação

Extensão Universitária na Zona Leste de São Paulo em 2014

Em 2014, a Extensão Universitária não foi a única presença da Unifesp na Zona Leste de São Paulo. Após audiências públicas, em interlocuções com movimentos sociais mobilizados, com representantes do poder legislativo, a Prefeitura do Município de São Paulo e o Ministério da Educação (MEC), foi elaborado o Projeto Pedagógico do Campus da UNIFESP na Zona Leste, que foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), possibilitando a continuidade da pactuação com o MEC dos cinco primeiros cursos de graduação a serem oferecidos pelo Campus da Zona Leste.

 

Após décadas de luta da sociedade – movimentos populares e organizações de educação, cultura, habitação, saúde e juventude – pela implementação da universidade pública na Zona Leste, uma Comissão Mista com 12 representantes do Movimento pela Universidade Federal na Zona Leste e 12 representantes da Universidade Federal de São Paulo, instituída pelo Conselho Universitário no final de 2013, promoveu em 2014 várias atividades para decidir sobre o Projeto Pedagógico.

Em fevereiro de 2014, o Seminário sobre o Projeto Pedagógico da UNIFESP na Zona Leste gerou a opção pelo Instituto das Cidades e reuniu especialistas das áreas que colaboraram para conformar os princípios para o Projeto Político Pedagógico e oferecer subsídios para a comissão mista definir os cursos a serem instalados no Campus.

No segundo semestre, a PROGRAD, em colaboração com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, coordenou durante seis dias o Workshop sobre o Projeto Pedagógico do Instituto das Cidades, que contou com a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais, da América do Sul e da Europa, a fim de discutir, frente à experiência acadêmica e à formulação teórica contemporânea, o detalhamento do projeto pedagógico em perspectiva com a realidade e as expectativas da sociedade brasileira.

A região da Zona Leste/São Paulo tem uma ligação mais próxima ao Campus Guarulhos/UNIFESP, pois ambos compõem o chamado Alto Tietê. Desta forma, os professores daquele câmpus têm trabalhado junto a PROEX nas atividades de extensão.

Escolas de Cidadania

Na parceria com as Escolas de Cidadania, ocorreram cursos de extensão (de 32 a 72 horas) na Zona Leste durante 2014. Quatro turmas foram finalizadas: duas no bairro de Ermelino Matarazzo, em parceria com o jornal Voz da Comunidade e duas no bairro do Belém, em parceria com o Centro Pastoral São José do Belém. Professores do Instituto Saúde e Sociedade – Campus Baixada Santista participaram dos cursos ministrados em Ermelino Matarazzo.

Em parceria com os professores do Campus Guarulhos/UNIFESP promoveu-se um curso conjuntamente com a Escola de Cidadania na região de Mogi das Cruzes.

Projeto de Extensão Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste

O Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste – projeto de extensão coordenado por docentes do Campus Guarulhos – realizou o curso de curta duração intitulado Universidade, Cultura e Periferia, que debateu o tema “encontro de saberes” e teve por finalidade conhecer e discutir “experiências praticadas em diferentes instituições de ensino superior na diversidade de suas metodologias e conceitos”. Além do curso em parceria com a Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes, também promoveu o curso de extensão Pós-graduação na UNIFESP/Guarulhos: caminhos, dificuldades, possibilidades , para “propiciar aos participantes uma visão geral da pós-graduação na EFLCH (Unifesp Campus Guarulhos) e apresentar as etapas do processo seletivo para ingresso nos programas das áreas de Ciências Sociais, Educação, Educação e Saúde, Filosofia, Letras, História e História da Arte”.

Projeto Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste de São Paulo

Foi celebrado um Termo Aditivo ao Termo de Cooperação (Termo de Execução Descentralizada) com o MinC - Ministério de Cultura para dar continuidade ao  Projeto Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste de São Paulo. A PROEX participou por meio do acompanhamento do andamento do Projeto e cooperação para sua execução, desde a seleção de bolsistas/monitores  e a viabilização do espaço físico. Foram realizados cursos constantes do Plano de Trabalho, sendo finalizadas turmas dos seguintes cursos de extensão: Sonoplastia - 10 concluintes; Oficinas "Memória Viva Tietê" (Várzea Do Baixo Tietê) - 73 concluintes; Oficina de Audiovisual/Cinema - 19 concluintes; O Teatro e o Corpo - 37 concluintes. Também foi realizada uma ação complementar não prevista no plano de trabalho original: Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.

Apresentamos a seguir a tabela de ações de extensão desenvolvidas na Zona Leste em 2014:

Tabela 1:                    Ações de extensão na Zona leste

Título da ação Tipo Carga Horária Vagas ofertadas Coordenação
Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Evento 8 80 Renato Nabas/Tião Soares
Escola de Cidadania Curso 66 48 Cléber Vieira
Escola de Cidadania da Zona Leste "Pedro Yamaguchi Ferreira" - 2014 Curso 32 233 Renato Nabas
Escola de Cidadania da Zona Leste "Pedro Yamaguchi Ferreira": a cidade que temos e a cidade que queremos Curso 32 123 Renato Nabas
Escola de Cidadania do Belém "Waldemar Rossi" (BÁSICO) Curso 72 16 Renato Nabas
Escola de Cidadania do Belém "Waldemar Rossi" - (II ANO) Curso 72 20 Renato Nabas
Oficinas Memórias Viva Tietê* Curso 36 66 Renato Nabas/Júlio Marcelino
Oficina de Audiovisual / cinema* Curso 48 20 Renato Nabas/Renata Martins
Oficina de Audiovisual / cinema* Curso 48 20 Renato Nabas/Renata Martins
O Teatro e o Corpo* Curso 36 30 Renato Nabas/Marina Corazza
O Teatro e o Corpo* Curso 36 30 Renato Nabas/Marina Corazza
Seminário sobre o Projeto Pedagógico da Unifesp na Zona Leste Evento 8 60 Maria Angélica Pedra Minhoto
Sonoplastia* Curso 48 20 Renato Nabas/Maestro Marcello Amalfi
Sonoplastia* Curso 48 20 Renato Nabas/Maestro Marcello Amalfi
Universidade, Cultura e Periferia Curso 30 60 Cléber Vieira
Pós-graduação na UNIFESP/Guarulhos: caminhos, dificuldades, possibilidades Curso 8 60 Janes Jorge
WORKSHOP do Projeto Pedagógico do Instituto das Cidades Evento 18 48 Maria Angélica Pedra Minhoto
* cursos com a coordenação de atividades presenciais de Tião Soares e monitores selecionados por editais da FAP-UNIFESP para a execução do projeto com o MinC – Ministério da Cultura.

 

  

<< Voltar

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse

Powered by jms multisite for joomla