Unifesp recebe sociólogo da Universidade de Coimbra

Boaventura de Sousa Santos visita Unifesp para articular ações em convênio firmado entre as universidades
A reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Soubhi Smaili, e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Raiane Assumpção, receberam no dia 19 de dezembro Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e professor catedrático da Universidade de Coimbra. Durante a visita, Boaventura reforçou a importância do termo de cooperação assinado em 2017 entre a Unifesp e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, para promover ações que efetivem a Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS).

A reitora da Unifesp destacou que pretende, por meio da parceria, atuar de modo a gerar políticas públicas em prol da dignidade humana, um objetivo em comum com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura. O conceito de co-aprendizagem da UPMS visa superar a distinção convencional entre educador e educando, assentando-se nas ideias de aprendizagem recíproca e no conceito de 'ecologia de saberes'. "O diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e conhecimentos populares deve promover a construção de experiências e produtos relevantes para as transformações sociais, comprometida com a garantia da dignidade humana, o combate às injustiças e às desigualdades. Pretendemos utilizar a proposta da UPMS para desenvolver ações com outras universidades públicas, por meio de oficinas e debates", finaliza Raiane.
CONLAB
Boaventura proferiu a palestrante de abertura do XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB), abordando o tema Os Desafios da Crise da Democracia às Ciências Sociais e Humanas. O evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de dezembro na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH) - Campus Guarulhos, com o tema África, Diásporas e o Diálogo Sul-Sul: Descolonizando as Ciências Sociais e Humanas.