NUPREVI – Núcleo de Prevenção à Violência

APRESENTAÇÃO
CONTATO
HISTÓRICO
PESQUISAS REALIZADAS
EQUIPE 
mais30 

 

APRESENTAÇÃO

Órgão de natureza consultiva, propositiva, educativa e de pesquisa, associado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Constituído conforme as políticas de atenção às várias formas de violência contra mulher, crianças, adolescentes e outras minorias em situação de vulnerabilidade (idosos, homossexuais e pessoas com necessidades especiais), propostas pelo Ministério da Saúde
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher; Normas Técnicas de Atenção aos Agravos da Violência Sexual e doméstica contra Mulheres e Adolescentes; bem como Agravos Contra Outras Populações Específicas (crianças, idosos, homossexuais e transexuais).

Missão

desenvolver ações integradas dos diversos Departamentos, Disciplinas, Setores e Entidades Conveniadas na área de Violência sexual e doméstica contra as pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de saúde.

Visão

A implantação de Programas de capacitação de profissionais na prevenção à violência e assistência às pessoas vulneráveis à violência tende a melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o número de profissionais envolvidos e compromissados com o atendimento digno, respeitoso e solidário.

Valores

A Sensibilização do maior número de profissionais e todas as ações no sentido de minimizar o sofrimento das vítimas da violência doméstica e ou sexual é o nosso ideal.  O sigilo e o anonimato devem prevalecer em nossas ações.

CONTATO

Rua Sena Madureira,1500 – 2º andar São Paulo São Paulo
(11) 5576- 4717

HISTÓRICO

Tudo começou com o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei.

1997 – início serviço de atendimento às mulheres que sofreram estupro no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia UNIFESP/HSP por profissionais médicos e enfermeiros;
1997 – A tese de Mestrado do Dr. Osmar R. Colás entitulada: "Aborto Legal por Estupro - Resultados do Primeiro Programa Público no Município de São Paulo", em 1996 abriu o caminho para o Programa na Unifesp;
2000 – inaugurada Casa de Saúde da Mulher Domingos Deláscio Departamentos de Ginecologia e Obstetrícia,  Medicina Preventiva e  de Enfermagem: Equipe multiprofissonal sensibilizada / abordagem interdisciplinar(Projeto de Pesquisa: Aprimoramento da Equipe Multiprofissional - SEPM/GF 2003/04)
2003 - Parceria Instituto de Advocacia Pró-Bono.
Desafios postos pelo trabalho na Casa: Sensibilização e capacitação dos profissionais; Inclusão do tema de violência nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação; Descentralização dos serviços [ facilitação do acesso; Garantia da contracepção de emergência nas UBS e nos serviços especializados;
2009 – 1º semestre – criação do NUPREVI

PESQUISAS REALIZADAS

Villela, W., Vianna, L.A.C., Lima, L.P., Sala, D. P., Vieira, T. F. Vieira, M. L., Oliveira, E.M.(2011)  Ambiguidades e contradiões no atendimento de mulheres que sofrem violência.  Saude Soc. São Paulo, v.20, n.1, p.113-123.
Vilella, W., Vianna. L.A.C., Oliveira, E.M. A produção da violência nos serviços públicos de saúde e segurança pública        [2006-2008 / FINEP -226/06]
Vianna, L.A.C, Bonfim, G., A (2006) auto estima das mulheres que sofreram violências. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) v.14, n. 5 p.695–701.
Oliveira et AL.  A violência no atendimento às mulheres que sofrem violência  [2004-2007/CNPq/SEPM – 4029990]
Oliveira, EM e Vianna, LAC.  A violência contra a mulher no período gravídico puerperal Rev. Est. Feministas, RJ, v.1, n1,1993.
Romito, P. et  al   Violenze alle donne e risposte delle Istituzioni  Propettive internazionali, Franco Angeli. Milão, 2000.

EQUIPE

Coordenador

Osmar Ribeiro Colás

Vice-Coordenadora

Sara Mota Borges Bottino

Núcleo Central

Anelise Abrahão
Diana Borges de Lima
Lucila Amaral Vianna
Osmar Ribeiro Colás
Sara Mota Borges Bottino

Membros participantes

Amedea Barozzi Seabra
Débora Nunes Lisboa
Geovanna Guarnieri
Luciola D’ Emery
Maria Julia A. Bedoya
Raul Bonne Hernandez
Talita Yukimi Leite
Thaisa
Thieny de Cássio Lemes

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse

Powered by jms multisite for joomla