NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

APRESENTAÇÃO

 

O NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) foi constituído no inicio de 2008. Hoje é composto por uma equipe multidisciplinar que tem por objetivo promover a cultura de convivência com a pessoa com deficiência permitindo sua atuação em todos os âmbitos sociais como educação, lazer, trabalho, cultura entre outros.

Convidamos você internauta a conhecer nossas ações e ajudar-nos a fazer uma sociedade melhor.


Missão

Promover a acessibilidade e inclusão como direito universal a todos os indivíduos independentes de suas características físicas, sensoriais e intelectuais bem como demover barreiras preconceituais e atitudinais no âmbito da UNIFESP e SPDM.

Visão:

Tornar-se uma universidade de referência nos aspectos universais de acessibilidade e inclusão respeitando a diversidade humana como o mais importante passo em direção à sociedade inclusiva

VALORES

  • Respeito à diversidade
  • Transparência
  • Ética
  • Trabalho em equipe
  • Pró atividade
  • Valor social da igualdade
  • Responsabilidade ética e social

EDITAL

O Edital nº 04/2008 foi publicado no Diário Oficial da União nº 84, seção 3, páginas 39 e 40, de 05 de maio de 2008.

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior, publicou o Edital INCLUIR 04/2008, que convoca as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a apresentarem propostas de criação, reestruturação e consolidação de Núcleos de Acessibilidade na Instituição que atuarão na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades da instituição para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência, no âmbito do Programa de Acessibilidade na Educação Superior - INCLUIR, promovendo, inclusive, o cumprimento disposto no Decreto nº 5.296/2004, nas Portarias MEC e nº 5.626/2005, e no referido Edital.

Este edital tem por objetivo:

- promover ações que garantam o acesso e permanência de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior;

- apoiar a criação, reestruturação e/ou consolidação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior;

- implementar a política de acessibilidade plena de pessoas com deficiência na educação superior;

- promover a eliminação de barreiras pedagógicas, atitudinais, arquitetônicas e de comunicações e a efetivação da política de acessibilidade universal.

Comentário: A UNIFESP está entre as Universidades contempladas por este edital e, através do nosso núcleo de acessibilidade e inclusão, estamos hoje promovendo Cursos de Libras e Braille aos nossos funcionários e servidores da UNIFESP/Hospital São Paulo. O nosso edifício Leitão da Cunha estará acessível, com elevador que facilite o acesso de pessoas com deficiência. A nossa Biblioteca Central "Prof. Dr. Antônio Rubino de Azevedo", também poderá receber o deficiente visual pois estamos através do projeto, equipando a mesma e capacitando seus funcionários para que possam receber o deficiente visual ou auditivo.

Caso você conheça algum deficiente entre os seus amigos e familiares, convide-os a nos visitar, teremos o enorme prazer de mostrar-lhes a nossa Instituição.

 

Contato

 

Equipe

Marinho Scarpi
coordenador

Sandro Luiz de Andrade Matas
vice-coordenador

membros
Carlos Roberto Alves de Sena
Neuza Gomes Bregalante
Djair Rodrigues de Souza
Márcia Baruzzi
Margareth Aparecida Correia
Osvaldo Pimentel Portugal Neto
Cristina Iglesias

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse

Powered by jms multisite for joomla