Orientação para Coordenadores de eventos

Prezados Sr.as e Sr.s Coordenadores de Eventos da Unifesp,

 

Sugerimos vivamente a leitura atenta dos documentos a seguir:

 

1. EVENTOS - Procedimentos para solicitar registro de certificado de palestrante

(clique aqui: em PDF EVENTOS_Passo_a_Passo_registro_certificados_palestrante);

 

2. EVENTOS - Procedimentos para autorizar emissão de certificado de participante

(clique aqui:em PDF EVENTOS_Passo_a_Passo_emissão_certificados_participante);

 

3. EVENTOS - Solicitação de Registro de Certificado para palestrantes e organizadores

(clique aqui: em WORD ANEXO_I_Roteiro_Relatório_de_Realização_de_Evento_credenciado_v.3_2016)

 

 

Certificado de Cursos de Extensão

 

Certificados para concluintes de cursos de extensão

A certificação para concluintes de cursos de extensão (de 8 a 179 horas) é de responsabilidade da coordenação do curso e não é informatizada atualmente.

A ProEC realiza o registro de certificados de conclusão e aproveitamento de cursos de extensão credenciados mediante a solicitação para Câmara de Extensão e Cultura, que deverá conter título e código do curso juntamente com uma relação com o nome completo dos alunos aprovados.

Após o registro pela ProEC, os certificados ficam disponíveis para o(a) coordenador(a) do Curso de Extensão na Câmara de Extensão e Cultura .

Participantes de eventos, consulte: Participação em eventos

 

 

<< Voltar

 

Apresentação - Cursos e eventos de Extensão

Cursos de Extensão e Eventos

Para acessar a lista de cursos de extensão e eventos, clique AQUI.

Para credenciar um novo curso de extensão e/ou evento no SIEX(Sistema de Informações de Extensão), clique AQUI.

Definição

Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e máxima de 179 horas, incluindo processo de avaliação.

Curso

É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal. O curso para assim ser designado deverá ter uma carga horária mínima de 8 horas. Abaixo desse limite classificaremos como "eventos".

Evento

É um fato que desperta atenção, podendo ser notícia, e com isso divulgar o organizador. Os eventos podem ser institucionais e promocionais (comerciais). Eventos institucionais são os de ação de interesse técnicos social, científico, esportivo e artístico: Nesse caso abrange: assembléia, brainstorming, campanhas culturais, campeonatos, ciclos de estudos, circuito, colóquio, conclave, conferência, congresso, conselho, convenção, debate, encontro, escola de férias, espetáculo, exposição, exibição pública, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações, mesa redonda, mostra, olimpíada, oficina, palestra, recital, reunião, semana de estudos, seminário, show, simpósio, torneio, etc.

Ação de Responsabilidade Social

Ações que tenham o compromisso de resgate de cidadania, assumindo uma posição de co-responsabilidade, na busca do bem-estar público em articulação com as políticas sociais podem ser caracterizadas como ações de responsabilidade social.

 

 

 

 

 

 

 

Credenciamento de Cursos e Eventos de extensão

SIEX(Sistema de Informações de Extensão) - Cadastro de Cursos, Eventos, Programas e Projetos novo

ÁREA RESTRITA das Câmaras de Extensão e PROEC (análise das ações extensionistas) novo 

 

Orientações Gerais para o Credenciamento de Ações Extensionistas de Cursos ou Eventos

  • Se o curso ou evento contemplar taxa de inscrição e/ou mensalidade é obrigatório o preenchimento da Planilha de custo. A planilha será avaliada pela FAP que por sua vez pode emitir parecer favorável ou não.
  • Para utilizar o logo e nome da UNIFESP a ação deve ser credenciada. A ação pode ser curso ou evento.
  • Para ser curso a carga horária tem que ser no mínimo 8 e no máximo 179 horas
  • O formulário de credenciamento "Solicitação de Aproação de Ação de Extensão" deve ser assinado: pelo(a) Chefe de Departamento ou Diretor(a) Acadêmico de Campus e pelo Coordenador(a) da Ação.
  • Nos campos destinados a assinatura deve constar o carimbo de quem assina.
Links

Fluxo Credenciamento

Tutorial (passo a passo para cadastrar uma ação extensionista) novo

Previsão de Custos

Prestação de Contas

Anexo Corpo Docente 

Instrução aos participantes - Emissão de certificados de eventos da Unifesp

Instrução aos coordenadores - Emissão de certificados de eventos da Unifesp

Novos Prazos para cadastro de propostas de cursos e eventos

 

suporte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Regimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

SUMÁRIO

CAPÍTULO I – DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte das ações de extensão e deverão sempre ser classificados segundo uma área temática e por uma linha programática conforme definição no Sistema de Dados e Informação da Extensão – SIEX.

CAPÍTULO II – DA APROVAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

Art. 2º - Os Cursos de Extensão e Eventos serão encaminhados e autorizados pelas Câmaras de Extensão dos Campi mediante solicitação do interessado, corpo docente e discente, com um prazo mínimo de 30 dias antecedentes à data de realização da atividade, exceto àqueles que utilizarem o NAPE (Núcleo de Apoio a Eventos) que será de 90 dias.

Parágrafo único – As propostas autorizadas pelas Câmaras de Extensão dos Campi serão encaminhadas à PROEX para validação.

Art. 3º - O pedido de aprovação dos Cursos de Extensão e Eventos deverá ser formulado pelo (a) Coordenador (a), acompanhado da seguinte documentação:

  1. Formulário de Credenciamento, disponível na internet http://proex.unifesp.br no link Credenciamento de Cursos de Extensão e Eventos;
  2. Programa do Curso de Extensão e/ou Evento, especificando a instituição de origem (universidades, hospitais, institutos, centros de pesquisa, organizações não governamentais e órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário).
  3. Carta de encaminhamento assinada pelo (a) Coordenador (a) do Curso e/ou Evento, com ciência do (a) Coordenador da Câmara de Extensão do respectivo Campus;
  4. Documentação especificando a receita e despesas estimadas, em atendimento as Normas em vigência.

CAPÍTULO III – DOS CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA

Art. 4º - O Curso de Extensão à Distância tem por objetivo facilitar o intercâmbio científico – cultural no âmbito dos objetivos definidos no capítulo I desse regimento.

Art. 5º – Os Cursos à Distância deverão ser autorizados pela Câmara de Extensão do respectivo Campus mediante a apresentação de informações didático-pedagógicas e administrativas pertinentes às normas estabelecidas pela Secretaria de Educação a Distância – SEED – MEC.

Art. 6º – O credenciamento dos Cursos à Distância deverá ser precedido de parecer emitido pelo Departamento de Educação a Distância (EAD) do respectivo Campus

Parágrafo Único – Para obtenção da certificação deve ser encaminhada a PROEX a lista de aprovados a fim de ser concedida a numeração dos registros.

CAPÍTULO IV – DOS CURSOS FORA DO CAMPUS DA UNIFESP

Art. 7º - Os Cursos de Extensão e Eventos Fora de Sede serão oferecidos mediante convênio firmado entre a Instituição onde se realizará o Curso e a UNIFESP, observada a legislação vigente.

Parágrafo Único - Os cursos de Extensão e Eventos organizados nos Campi da UNIFESP e sediados fora das dependências dos mesmos deverão apresentar uma carta de intenção de aceite e de apoio logístico para a realização das ações extensionistas.

Art. 8º – Os Cursos ministrados e Eventos organizados fora de sede deverão ser previamente submetidos à aprovação junto a Câmara de Extensão do respectivo Campus.

CAPÍTULO V – DO ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS

Seção I – Das Câmaras de Extensão

Art. 9º – Cabe às Câmaras de Extensão em conformidade com o disposto no Art.9º do Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão – PROEX:

I - definir a política de extensão do Campus em conformidade com a política de extensão da UNIFESP e elaborar plano anual das atividades de extensão;

II – analisar as propostas de atividades apresentadas pelos docentes e pesquisadores envolvidos desde que previamente aprovado pelas respectivas Congregações;

III - acompanhar e avaliar a execução das atividades extensionistas propostas;

IV - analisar toda e qualquer alteração proposta para a atividade, nos casos em que esta já tenha sido aprovada;

V - manifestar-se quanto à continuidade de atividades de extensão;

VI - participar da captação de recursos para a realização da atividade;

VII - contribuir para a divulgação dos eventos, utilizando os órgãos competentes;

VIII- avaliar relatórios das atividades de extensão quanto ao cumprimento dos objetivos propostos, resultados obtidos, contribuição da atividade ao ensino e à pesquisa;

IX - encaminhar à PROEX, para validação, as propostas de atividades de extensão;

X - encaminhar para validação, da PROEX, após análise da Câmara de Extensão relatórios das atividades de extensão devidamente avaliados.

Seção II - Da composição das Câmaras de Extensão

Art.10º - A Câmara de Extensão é composta por:

I - Um representante indicado pelo (a) Pró-Reitor (a) de Extensão;

II – Um representante da respectiva Congregação;

III – Um representante discente;

IV- Um representante Servidor (a) Técnico em Educação;

V – Um representante Docente

VI - Coordenador (a) de extensão do respectivo Campus.

Art.11º - Cabem aos docentes, pesquisadores e aos técnicos administrativos em educação proponentes de atividades de extensão:

I - elaborar propostas de atividades de extensão, de acordo com as diretrizes da PROEX;

II - responsabilizar-se pela execução da proposta, assim como por sua avaliação;

III - supervisionar e avaliar o desempenho dos envolvidos na execução das atividades;

IV- elaborar relatórios a respeito das atividades de extensão realizadas, de acordo com as normas estabelecidas;

V - prestar contas dos recursos financeiros dentro dos prazos previstos e das normas vigentes.

Seção III - Da Comissão de Avaliação dos Cursos de Extensão e Eventos

Art. 12º - Fica instituída, no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão, a Equipe responsável pela validação das propostas de eventos e cursos de extensão encaminhados pelas Câmaras de Extensão dos respectivos Campi, constituída de um (a) coordenador (a) acadêmico, coordenador (a) administrativo e técnicos (as) administrativos (as) do setor de Credenciamentos de Cursos e Eventos da PROEX.

Parágrafo Único – O (A) coordenador (a) acadêmico, coordenador (a) administrativo e técnicos (as) administrativos (as) do setor de credenciamentos de cursos e eventos da PROEX, serão indicados (as) pelo (a) Pró-Reitor (a) de Extensão.

Art. 13º – Compete à Equipe responsável pela validação das propostas de eventos e cursos de extensão:

  1. Cumprir e fazer cumprir este Regimento;
  2. Analisar a realização, sob a égide da UNIFESP, os Cursos de Extensão e Eventos, mediante a avaliação dos seus aspectos técnicos, em especial a estrutura didático-pedagógica, conteúdo programático e ações de extensão previstas no SIEX;
  3. Zelar pelo padrão dos Cursos de Extensão e Eventos oferecidos;
  4. Exercer as atribuições e atividades delegadas pelo Conselho de Extensão.

Seção IV - Das Secretarias

Art. 14º – À Secretaria dos Cursos de Extensão e Eventos, cujos membros serão nomeados pelo (a) Pró-Reitor (a) de Extensão, compete quando couber:

  1. Registrar certificados de participação, organização, coordenação e atividades afins;
  2. Emitir relatórios de Cursos de Extensão e Eventos.

Parágrafo Único - Cada Curso de Extensão ou Evento aprovado deverá manter sua secretaria específica.

Art. 15º - À Secretaria Específica das Câmaras de Extensão compete:

  1. Auxiliar o (a) Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) no processo seletivo, se couber;

II. Encaminhar à Pró-Reitoria de Extensão a relação dos participantes junto com os certificados para registro;

III. Encaminhar à Pró-Reitoria de Extensão relatório final da atividade desenvolvida, com número de alunos, carga horária e período de realização da atividade, assinado pelo coordenador (a) da atividade;

IV. Manter atualizada a documentação do Curso de Extensão e /ou Evento;

V. Manter o controle dos pagamentos efetuados nos Cursos de Extensão e/ou Eventos em que sejam fixadas taxas de inscrição, matrícula e mensalidades conforme Normas do COEX.

VI. Inscrever candidatos e matricular alunos

CAPÍTULO VI - DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

Art. 16º - Cada Curso de Extensão e/ou Evento terá um Coordenador (a) docente ocupante de cargo efetivo do quadro permanente da UNIFESP.

Parágrafo Único - Os cargos de Coordenador (a) excepcionalmente poderão ser ocupados por profissional com graduação universitária específica para o Curso, ocupante de cargo efetivo do quadro permanente da UNIFESP.

Art. 17º - Ao Coordenador (a) compete:

  1. Representar o Curso/Evento junto as Câmaras de Extensão dos respectivos Campi e a Pró-Reitoria de Extensão, sempre que se fizer necessário;
  2. Elaborar o cronograma das atividades, bem como acompanhar a execução do Curso e/ou Evento conforme conteúdo programático previamente aprovado.
  3. Assinar conjuntamente com o (a) secretário (a) do evento o relatório final para encaminhamento à PROEX.
  4. Encaminhar lista de aprovados do curso para a PROEX a fim de providenciar os registros nos certificados.

CAPÍTULO VII – DO ACESSO AOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

Art. 18º – O acesso dos interessados aos Cursos e/ou Eventos dar-se-á mediante realização de inscrição, observadas as condições estipuladas pelo Coordenador (a) do evento/ curso.

Art. 19º – No ato de inscrição, os (as) candidatos (as) aos Cursos de Extensão e/ou Eventos deverão apresentar, perante a Secretaria:

  1. Protocolo de Inscrição;
  2. Documentos pessoais e dados profissionais se existir pré-requisito;
  3. Comprovante de recolhimento da respectiva taxa, se for o caso.

CAPÍTULO VIII – DO CANCELAMENTO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

Art. 20º – Dar-se-á o cancelamento do Curso e/ou Evento mediante solicitação por escrito, à Câmara de Extensão dos respectivos Campi, do (a) Coordenador (a) do evento/ curso, justificando o motivo da solicitação, no mínimo de (07) sete dias antes do início da ação.

Parágrafo Único - As devoluções das taxas recolhidas do aluno deverão ser solicitadas na PROEX, com autorização do Coordenador (a) do curso e/ou evento e Câmaras de Extensão dos respectivos Campi para as providencias cabíveis.

CAPÍTULO IX – DOS CURSOS AUTO-SUSTENTÁVEIS

Art. 21º – O valor das taxas de inscrição, matrícula e outras dos cursos e eventos serão fixadas pela Coordenação dos mesmos, observando-se a regulamentação presente.

Art. 22º – O (a) aluno (a) terá direito à restituição dos valores pagos desde que cancele a inscrição num prazo de sete dias antes do início do curso e/ou evento.

CAPÍTULO X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23º – Os casos omissos e que demandam recursos serão resolvidos pelas Câmaras de Extensão dos respectivos Campi e a Pró-Reitoria de Extensão.

Art. 24º - O presente regimento entrará em vigor após aprovação pelo Conselho de Extensão.

Reelaborado e aprovado pela COEX em reunião do dia 07 de abril de 2011

Aprovado pela Procuradoria Federal da UNIFESP em 18 de julho de 2011, Processo nº 23089.004115/2009-92.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse

Powered by jms multisite for joomla