Assessoria de Previsão Orçamentária - Cursos Curtos e eventos

A Assessoria de Previsão Orçamentária tem como finalidade auxiliar professores, departamentos e secretarias que organizam eventos, cursos curtos, cursos de aperfeiçoamento e/ou cursos de especialização que são autossustentáveis.

A Planilha de Previsão Orçamentária atua como instrumento de transparência e programação de receitas e despesas para os cursos e eventos.

Para baixar a Planilha de Previsão Orçamentária, Clique Aqui.

Orientação para Coordenadores de eventos

Prezados Sr.as e Sr.s Coordenadores de Eventos da Unifesp,

Sugerimos vivamente a leitura atenta dos documentos a seguir:

1. EVENTOS - Procedimentos para solicitar registro de certificado de palestrante

(clique aqui: em PDF EVENTOS_Passo_a_Passo_registro_certificados_palestrante);

2. EVENTOS - Procedimentos para autorizar emissão de certificado de participante

(clique aqui:em PDF EVENTOS_Passo_a_Passo_emissão_certificados_participante);

3. EVENTOS - Solicitação de Registro de Certificado para palestrantes e organizadores

(clique aqui: em WORD ANEXO_I_Roteiro_Relatório_de_Realização_de_Evento_credenciado_v.3_2016)

Credenciamento de Cursos e Eventos de extensão

SIEX(Sistema de Informações de Extensão) - Cadastro de Cursos, Eventos, Programas e Projetos novo

ÁREA RESTRITA das Câmaras de Extensão e PROEC (análise das ações extensionistas) novo

Orientações Gerais para o Credenciamento de Ações Extensionistas de Cursos ou Eventos

• Se o curso ou evento contemplar taxa de inscrição e/ou mensalidade é obrigatório o preenchimento da Planilha de custo. A planilha será avaliada pela FAP que por sua vez pode emitir parecer favorável ou não.
  • Para utilizar o logo e nome da UNIFESP a ação deve ser credenciada. A ação pode ser curso ou evento.
  • Para ser curso a carga horária tem que ser no mínimo 8 e no máximo 179 horas
  • O formulário de credenciamento "Solicitação de Aproação de Ação de Extensão" deve ser assinado: pelo(a) Chefe de Departamento ou Diretor(a) Acadêmico de Campus e pelo Coordenador(a) da Ação.
  • Nos campos destinados a assinatura deve constar o carimbo de quem assina.

Fluxo Credenciamento

Tutorial (passo a passo para cadastrar uma ação extensionista) novo

Previsão de Custos

Anexo Corpo Docente

Instrução aos participantes - Emissão de certificados de eventos da Unifesp

Instrução aos coordenadores - Emissão de certificados de eventos da Unifesp

Novos Prazos para cadastro de propostas de cursos e eventos

Certificado de Cursos de Extensão

Certificados para concluintes de cursos de extensão

A certificação para concluintes de cursos de extensão (de 8 a 179 horas) é de responsabilidade da coordenação do curso e não é informatizada atualmente.

A ProEC realiza o registro de certificados de conclusão e aproveitamento de cursos de extensão credenciados mediante a solicitação para Câmara de Extensão e Cultura, que deverá conter título e código do curso juntamente com uma relação com o nome completo dos alunos aprovados.

Após o registro pela ProEC, os certificados ficam disponíveis para o(a) coordenador(a) do Curso de Extensão na Câmara de Extensão e Cultura .

Participantes de eventos, consulte: Participação em eventos

Apresentação - Cursos e eventos de Extensão

Cursos de Extensão e Eventos

Para acessar a lista de cursos de extensão e eventos, clique AQUI.

Para credenciar um novo curso de extensão e/ou evento no SIEX(Sistema de Informações de Extensão), clique AQUI.

Definição

Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e máxima de 179 horas, incluindo processo de avaliação.

Curso

É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal. O curso para assim ser designado deverá ter uma carga horária mínima de 8 horas. Abaixo desse limite classificaremos como "eventos".

Evento

É um fato que desperta atenção, podendo ser notícia, e com isso divulgar o organizador. Os eventos podem ser institucionais e promocionais (comerciais). Eventos institucionais são os de ação de interesse técnicos social, científico, esportivo e artístico: Nesse caso abrange: assembléia, brainstorming, campanhas culturais, campeonatos, ciclos de estudos, circuito, colóquio, conclave, conferência, congresso, conselho, convenção, debate, encontro, escola de férias, espetáculo, exposição, exibição pública, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações, mesa redonda, mostra, olimpíada, oficina, palestra, recital, reunião, semana de estudos, seminário, show, simpósio, torneio, etc.

Ação de Responsabilidade Social

Ações que tenham o compromisso de resgate de cidadania, assumindo uma posição de co-responsabilidade, na busca do bem-estar público em articulação com as políticas sociais podem ser caracterizadas como ações de responsabilidade social.