NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

APRESENTAÇÃO

 

O NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) foi constituído no inicio de 2008. Hoje é composto por uma equipe multidisciplinar que tem por objetivo promover a cultura de convivência com a pessoa com deficiência permitindo sua atuação em todos os âmbitos sociais como educação, lazer, trabalho, cultura entre outros.

Convidamos você internauta a conhecer nossas ações e ajudar-nos a fazer uma sociedade melhor.


Missão

Promover a acessibilidade e inclusão como direito universal a todos os indivíduos independentes de suas características físicas, sensoriais e intelectuais bem como demover barreiras preconceituais e atitudinais no âmbito da UNIFESP e SPDM.

Visão:

Tornar-se uma universidade de referência nos aspectos universais de acessibilidade e inclusão respeitando a diversidade humana como o mais importante passo em direção à sociedade inclusiva

VALORES

  • Respeito à diversidade
  • Transparência
  • Ética
  • Trabalho em equipe
  • Pró atividade
  • Valor social da igualdade
  • Responsabilidade ética e social

EDITAL

O Edital nº 04/2008 foi publicado no Diário Oficial da União nº 84, seção 3, páginas 39 e 40, de 05 de maio de 2008.

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior, publicou o Edital INCLUIR 04/2008, que convoca as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a apresentarem propostas de criação, reestruturação e consolidação de Núcleos de Acessibilidade na Instituição que atuarão na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades da instituição para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência, no âmbito do Programa de Acessibilidade na Educação Superior - INCLUIR, promovendo, inclusive, o cumprimento disposto no Decreto nº 5.296/2004, nas Portarias MEC e nº 5.626/2005, e no referido Edital.

Este edital tem por objetivo:

- promover ações que garantam o acesso e permanência de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior;

- apoiar a criação, reestruturação e/ou consolidação de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior;

- implementar a política de acessibilidade plena de pessoas com deficiência na educação superior;

- promover a eliminação de barreiras pedagógicas, atitudinais, arquitetônicas e de comunicações e a efetivação da política de acessibilidade universal.

Comentário: A UNIFESP está entre as Universidades contempladas por este edital e, através do nosso núcleo de acessibilidade e inclusão, estamos hoje promovendo Cursos de Libras e Braille aos nossos funcionários e servidores da UNIFESP/Hospital São Paulo. O nosso edifício Leitão da Cunha estará acessível, com elevador que facilite o acesso de pessoas com deficiência. A nossa Biblioteca Central "Prof. Dr. Antônio Rubino de Azevedo", também poderá receber o deficiente visual pois estamos através do projeto, equipando a mesma e capacitando seus funcionários para que possam receber o deficiente visual ou auditivo.

Caso você conheça algum deficiente entre os seus amigos e familiares, convide-os a nos visitar, teremos o enorme prazer de mostrar-lhes a nossa Instituição.

 

Contato

 

Equipe

Marinho Scarpi
coordenador

Sandro Luiz de Andrade Matas
vice-coordenador

membros
Carlos Roberto Alves de Sena
Neuza Gomes Bregalante
Djair Rodrigues de Souza
Márcia Baruzzi
Margareth Aparecida Correia
Osvaldo Pimentel Portugal Neto
Cristina Iglesias

Powered by jms multisite for joomla