Notícias

Chamamento Público Eficiência Energética Enel "ESCO"

A Pró-Reitoria de Administração torna público a todos e todas o chamamento público para o CREDENCIAMENTO de empresa de Engenharia especializada em serviços de

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Unifesp recebe Marca de Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Marca tem como objetivo incentivar as organizações públicas às boas práticas de Prevenção à Corrupção e Integridade.

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A Nova Lei de Licitações

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de São Paulo divulga a todos e todas neste espaço as informações, atividades, treinamentos e demais curiosidades sobre a Nova Lei de Licitações, a Lei Nº 14.133.

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Reunião Técnica sobre a Nova Lei de Licitações

Com a presença da Dr.ª Andrea Ache Coordenadora

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II Capacitação Continuada de Ações de Integridade Pública

O Comitê de Integridade Pública da Unifesp divulga a todos e todas nossa nova agenda de capacitações em integridade pública.

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Comunicados

ENAP organiza 1ª Semana de Proteção aos Dados Pessoais

A Escola Nacional de Administração Pública - ENAP convida a todos e todas para as atividades da 1ª Semana de Proteção aos Dados Pessoais organizada pelo órgão.
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3ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

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Pró-Reitoria de Administração apresenta relatórios de atividades no Conselho de Planejamento e Administração

A Pró-Reitoria de Administração apresentou na sessão do Conselho de Planejamento e Administração

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(Acompanha) Edital 02/2020 de Chamamento Público - Fornecedores de EPI´s, Insumos, Medicamentos, Materiais e Equipamentos Hospitalares e Reagentes

A Pró-Reitoria de Administração torna público Edital de Chamamento

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Manual do Boletim de Serviço Eletrônico da Unifesp

A Pró-Reitoria de Administração publica a toda a comunidade Unifesp

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Boletins

Aberto 5º Ciclo - Edital 02/2020 - Contratações e Aquisições Covid-19

A Pró-Reitoria de Administração torna público a toda a comunidade o novo ciclo (5º) de aquisições e contratações do Edital 02/2020

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Processos COVID-19 CEPEMA

A Pró-Reitoria de Administração torna públicos os processos de aquisição de materiais, equipamentos e insumos utilizados por profissionais da saúde ou para ações necessárias ao combate à pandemia de COVID-19 com recursos financeiros provenientes da Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo - CEPEMA.

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Aberto 6º Ciclo - Edital 02/2020 - Contratações e Aquisições Covid-19

A Pró-Reitoria de Administração torna público a toda a comunidade o novo ciclo (6º) de aquisições e contratações do Edital 02/2020

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Painel de Compras

A Universidade Federal de São Paulo por meio da Pró-Reitoria de Administração e com participação dos setores de Compras divulga a toda a comunidade o seu Painel de Compras para o ano-exercício de 2020. Clique Aqui e acesse o Painel. No portal utilizando o Filtro "órgão" insira o texto: Universidade Federal de São Paulo e acesse.

Novo Ciclo - Edital 02/2020 - Contratações e Aquisições Covid-19

A Pró-Reitoria de Administração torna público a toda a comunidade o novo ciclo de aquisições e contratações do Edital 02/2020

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Câmaras Técnicas

Câmaras Técnicas: O que são?

Colegiados técnicos, agrupados por áreas da Administração, com finalidade de através da aplicação de suas competências gerenciais desenvolver trabalhos técnicos, de forma democrática e flexível, com a finalidade de estruturar administrativamente a UNIFESP.

Missão das Câmaras Técnicas

Propiciar o aprimoramento técnico das atividades administrativas, a integração e uniformização dos procedimentos entre os diversos campi da UNIFESP, normatizar, padronizar e pensar políticas de gestão.

Composição

Diretores de Departamento, Chefes de divisões administrativas que atuam nas áreas de ação, convidados (representantes de seguimentos e unidades).

Atribuições

  • Elaborar normas e procedimentos, padronizando, sempre que possível;
  • Mapear e descrever os processos referentes suas áreas de atuação;
  • Acompanhar o processo de planejamento das áreas;
  • Estabelecer políticas de gestão (por exemplo, para compras, estoques, sanções contratuais, etc)
  • Propor modelos de avaliação do desempenho das áreas correlacionadas, aplicá-los e apresentá-los aos órgãos superiores;
  • Propor modelos de relatórios de gestão e forma de coleta dos dados gerenciais.

Propor temas para capacitação das áreas.

Atas C.A.

  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2017                        
2016                        
2015                        
2014                        
2013                        
2012                        
2011                        
2010                        
2009                        
2008                        
2007   X X X X     X X   X X
2006   X X X X  X X X X X X X X
2005   X X X X X X X X X X  
2004                        

Perguntas Frequentes

vv

Afastamentos

Cadastro de Usuário

Cadastro de Viagem

Consulta
Diárias

Execução Financeira

Leis e Decretos

Passagens
Percursos

Prestação de Contas (Sistema)

Prestação de Contas (Proposto)

Publicação
Regulamentos

 Sistema

Tabelas  

 

 

AFASTAMENTOS

1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?

2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?

CADASTRO DE USUÁRIO

1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?

2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?

3 - E possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?

4 - Como e realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?

5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?

6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?

7 - Como posso desabilitar um usuário?

 

CADASTRO DE VIAGEM

1 – Como reativar uma PCDP já cancelada?

2 - Como corrigir uma PCDP, erroneamente não aprovada?

3 – Qual o procedimento para a mensagem: "EXISTE OCORRENCIA DE AFASTAMENTO NAO PARALELA COM A VIAGEM", recebida no lançamento inicial de uma viagem ou no momento de prorrogar uma viagem?

4 - Qual o procedimento para a Mensagem: "CODIGO INCORRETO SIAPE E SIORG", quando tento cadastrar uma viagem com o tipo de proposto "convidado"?

5 – Qual o procedimento para a mensagem: “ AV (0001) FAVOR PREENCHER EMITENTE DOC. ORIGEM”, quando tento cadastrar uma viagem de estrangeiro vindo ao Brasil?

6 – Por que é obrigatório o preenchimento do campo "MEIO DE TRANSPORTE", no momento do cadastramento de uma PCDP, somente de DIARIAS?

7 – Qual o procedimento para a Mensagem: “Não é permitida a criação de viagens com esse tipo de proposto para servidores Não APF”?

8 - Qual o ponto de controle que o sistema utiliza para a definição de uma viagem urgente?

9 - Quais são as regras estabelecidas para anexação e desanexação de documentos?

10 – Que percentual deve ser indicado no trecho de retorno, quando a data de chegada a sede e diferente da partida e essa alteração e realizada na etapa da reserva de passagem?

11 - O SCDP permite a criação de um afastamento para o mesmo proposto, no mesmo período e destino, em órgãos diferentes, sendo que um órgão paga a diária e o outro paga a passagem?

12 - Como posso alterar as informações da minha instituição?

13 - Como proceder para emitir o Boletim de Serviço?

 

CONSULTA

1 - Como consultar a situação de uma PCDP?

2 - Como consultar o Órgão do solicitante da PCDP?

3 - Qual o procedimento quando, após a aprovação da prestação de contas pelo proponente, o nome do proposto não consta no menu "CONSULTA" > "SITUACAO DA SOLICITACAO"?

4 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?

 

DIÁRIAS

1 - A que se destinam as diárias pagas na administração federal?

2 - Quem faz jus à percepção de diárias?

3 - Quais as situações de deslocamento em que o servidor não faz jus à diária?

4 - Em quais situações é vedada a concessão de diárias?

5 - Quando o servidor terá direito somente à metade do valor da diária?

6 - Quais os casos especiais previstos na legislação?

7 - Qual a autoridade competente para conceder as diárias?

8 - Quais os casos em que somente os Ministros de Estados poderão autorizar as despesas com diárias e passagens?

9 - Em que momento e de que forma é efetuado o pagamento das diárias?

10 - Como proceder caso não sejam utilizadas todas as diárias recebidas?

 

EXECUÇÃO FINANCEIRA

1 - Como cancelar uma execução financeira?

2 - Qual o procedimento para cancelar execução financeira de uma viagem "não realizada"?

3 - Qual o procedimento para a mensagem recebida pelo sistema: "DOMICILIO BANCARIO DO CREDOR INEXISTENTE", quando efetuo execução financeira de uma PCDP?

4 - Qual o procedimento deve ser adotado pelo Coordenador Financeiro, ao tentar emitir uma Ordem Bancaria em que o sistema gera a seguinte mensagem: “Erro de negócio capturado pelo bilhetador: (084) opção não autorizada”?

5 - O ressarcimento das despesas e feito na PCDP cadastrada no SCDP?

6 - Qual a forma de controle de visualização dos empenhos pelo usuário?

 

LEGISLAÇÃO

1 - Quais as exigências legais para cadastramento de uma solicitação de viagem internacional?

 

PASSAGENS

1 - Como providenciar a compra das passagens?

2 - O que deve ser levado em conta quando se tratar de passagem aérea?

 

PERCURSOS/ HORÁRIOS

PRORROGAÇÃO E/OU COMPLEMENTAÇÃO DE VIAGEM

1 - Podem ser alterados percursos ou horários pelo próprio servidor?

2 - Quais os procedimentos para fazer prorrogação e/ou complementação de uma PCDP?

3 - Quando se pode fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete?

4 - Quais os procedimentos do SOLICITANTE de viagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?

5 - Quais os procedimentos do Solicitante de Passagem para fazer remarcação ou solicitação de novo bilhete no SCDP?

6 - Quais os procedimentos do Proponente para aprovar Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?

7 - Quais os procedimentos na PRESTACAO DE CONTAS para fazer Remarcação ou Solicitação de novo bilhete no SCDP?

8 - Quais os procedimentos de Remarcação ou Solicitação de novo bilhete quando a PCDP não estiver no modulo Prorroga/Complementa?

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Como é realizada a prestação de contas?

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS - Sistema

1 - Como corrigir uma PCDP já encerrada?

2 - Como proceder quando o proposto já viajou sem PCDP e ainda não prestou contas da viagem?

3 - Qual orientação para realizar prestacao de contas de uma viagem, da qual perdeu-se o bilhete de viagem?

4 - Qual o procedimento para a prestacao de contas da PCDP de um "proposto" que retornou de viagem antes da data prevista?

5 - Quais as orientações para executar a “restituição” no modulo prestacao de contas?

6 - Quais as orientações para preencher os campos “Valor a Reembolsar” e “Valor a Devolver”?

7 - Qual o ponto de controle para que a PCDP deixe a condição de prestação de contas pendente?

8 - Como verificar se o proposto possui pendencia de prestação de contas?

 

PUBLICAÇÃO

Há necessidade de publicação dos atos de concessão de diárias?

 

REGULAMENTOS

Quem são os responsáveis no caso de desacordo com os regulamentos?

A concessão de diárias e passagens corre à conta de que órgão?

 

SISTEMA

1 - O que é o SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens?

2 - Quais as principais características do SCDP?

3 - Quais os benefícios trazidos pelo SCDP?

4 - Quais as principais funcionalidades do sistema SCDP?

5 - Como se dá a gestão do Sistema?

6 - Quem são os usuários do Sistema e como é determinado seu perfil?

7 - Quais são os perfis disponíveis e suas respectivas atribuições?

 

TABELAS

1 - Quais são os procedimentos para cadastrar Teto Orçamentário Superior?

2 - Quem está autorizado a alterar Teto Orçamentário Superior no SCDP?

3 - Qual o procedimento para a Mensagem: "TETO INSUFICIENTE", recebida pelo sistema quando tento cadastrar uma viagem?

4 - Qual a diferença entre os tipos de controles do teto orçamentário: por Natureza de Despesa e por Empenho?

5 - Como realizar o cadastro do teto orçamentário?

6 - Quais os procedimentos para cadastrar Empenho no SCDP?

7 - Como se desabilita e edita um empenho já cadastrado?

8 - Como proceder quando os campos Projeto/Atividade e Empenho na opção "Recursos de viagem para diárias e passagens" aparecem em branco ao cadastrar uma viagem?

9 - Quais os procedimentos de cadastramento e habilitação de Agências de Viagem?

10 - Qual o procedimento da agencia de viagem para devolução de uma PCDP?

11 - Qual o procedimento que permite a visualização do empenho no cadastro inicial de um afastamento?

 

AFASTAMENTO

1 - Podem ocorrer afastamentos iniciados em sextas-feiras, sábados, domingos e feriados?

As propostas de concessão de diárias deverão ser expressamente justificadas nas viagens ocorridas nessas datas.

A autorização do pagamento pela autoridade superior configura aceitação da justificativa.

2 - E se o servidor tiver necessidade de se afastar por tempo superior ao previsto?

O servidor terá direito às diárias correspondentes ao período prorrogado, desde que autorizada sua prorrogação.

 

CADASTRO DE USUÁRIO

1 - Como gerar uma nova senha para o usuário que não consegue acessar o sistema?

O usuário deve solicitar ao gestor setorial do seu órgão a geração de nova senha.

2 - Como realizar a transferência de um usuário de um órgão para outro?

O gestor setorial do órgão, a que o usuário pertence, acessa o cadastro do usuário e desmarcar o órgão que tinha sido indicado como “Padrão”. Realizado este procedimento, deve excluir todos os órgãos de exercício cadastrados para o usuário. Feito isso, o cadastro ficara disponível para o gestor setorial da outra Instituição adicionar o novo órgão de lotação, os novos órgãos de exercício e informar qual é o órgão de exercício padrão. Devera, também, atualizar os demais dados cadastrais, tais como e-mail, telefone e perfil do usuário transferido.

Observação: Se o órgão de exercício padrão não estiver marcado, o usuário não conseguirá acessar o SCDP, mesmo se todo o restante do cadastro estiver correto.

3 - É possível o acesso ao SCDP sem a indicação do “Órgão Padrão” no cadastro do usuário?

O usuário deve ter algum órgão registrado como padrão para acessar o SCDP.

O gestor setorial tem de realizar essa indicação por meio do menu “Gestão - Usuário”, informar o CPF ou nome do usuário. Clicar no nome do usuário. Clicar no órgão de exercício que deseja manter como padrão e marcar o box “PADRÃO”.

Observação: A marcação do órgão “Padrão” define automaticamente em qual órgão de exercício o usuário será posicionado a cada acesso ao sistema.

4 - Como é realizada a inclusão de órgão de exercício e de perfis no cadastro de usuário?

O gestor setorial, do órgão que o usuário está cadastrado, deve acessar o menu “GESTÃO > USUÁRIO”, informar o CPF ou o nome do usuário e clicar no botão “PESQUISAR”.

Clicar no nome do usuário.

Clicar no botão “ADICIONAR”, clicar no ícone e selecionar o órgão desejado. Nesse momento, o gestor setorial também poderá adicionar os perfis do usuário naquele órgão, selecionando o perfil e clicando no botão “ADICIONAR”. Clicar no botão “SALVAR”.

5 - Como o SCDP se comporta em relação ao cadastro de usuários?

O usuário habilitado e com órgão de exercício informado, acessa apenas os órgãos de exercício que foi alocado no seu cadastro e é visualizado apenas pelo Gestor Setorial desse órgão.

O usuário desabilitado não consegue acessar o sistema. Apenas o gestor setorial do seu órgão pode habilita-lo novamente.

O usuário habilitado e sem órgão de exercício informado, não consegue acessar o sistema. Entretanto, e visualizado por todos os gestores setoriais. Isso permite que qualquer um deles possa alterar o seu cadastro e informar o seu órgão de exercício.

6 - Ao tentar gerar uma nova senha para o usuário, qual o procedimento deve ser realizado pelo gestor setorial quando o sistema emite a seguinte crítica: “Não é possível alterar informações referente a um órgão diferente do logado”?

O gestor setorial deve verificar no cadastro do usuário se existe a indicação do órgão “Padrão” marcada em um antigo órgão de exercício de atuação do usuário. Feita essa análise, deve-se desmarcar essa indicação, excluir o antigo órgão de exercício e marcar qual a unidade padrão atual do usuário.

7 - Como posso desabilitar um usuário?

O Gestor Setorial pode desabilitar o usuário utilizando a funcionalidade GESTÃO > USUÁRIO e no seu cadastro marcar o campo apropriado.

Desabilitar o usuário significa que ele não pode mais utilizar o SCDP. Ao fazer isso, e conveniente que todos órgãos de exercícios que foram atribuídos a ele sejam excluídos, inclusive o padrão.

Para excluir o órgão padrão e necessário que antes seja desmarcado esse campo. Entretanto, se de fato o que se deseja e excluir o usuário da minha instituição, mas ele continua a trabalhar com o SCDP em outro órgão, não podemos desabilita-lo.

Neste caso, no cadastro do usuário não marcamos o campo “Desabilitar”, apenas excluímos todos os órgãos de exercícios a ele atribuídos, como acima explicado. Feito isso, o seu cadastro fica disponível para outro Gestor Setorial, de outro órgão, fazer a sua inclusão.

Mensagens do Sistema

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GC - Taxa de Serviço (DU) - Cobrança
21/06/2017

Prezados Usuários,

Ressaltamos que é prerrogativa da companhia aérea cobrar taxa de serviço (DU) quando da utilização de seus canais de atendimento (central de reservas, balcões nos aeroportos, lojas e agências de turismo credenciadas).

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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GC - RESOLUÇÃO ANAC Nº 400, DE 2016 - DESPACHO DE BAGAGEM.
20/06/2017

Prezados Usuários,

As companhias aéreas iniciam a implantação das alterações nas regras tarifárias dos bilhetes aéreos, propiciadas pela Resolução ANAC 400, de 2016. Não existe um padrão para essas alterações, cada uma definindo o seu comportamento frente à essa nova regulamentação.

Esclarecemos que as adaptações no SCDP dependem da definição das alterações realizadas pelas companhias aéreas, bem como da regulamentação dos procedimentos que devem ser adotados pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, assunto sob a competência da Coordenação-Geral de Normas (CGNOR), Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG), Secretaria de Gestão (SEGES), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em fase final de elaboração.

Ademais, evoluções do SCDP estão em desenvolvimento para possibilitar a aquisição de bilhetes Ida e Volta e a Remarcação na Compra Direta, que não podem ser descontinuadas, determinando que os ajustes necessários para o controle do transporte de bagagem seja realizado em momento seguinte.

Solicitamos, portanto, que todos acompanhem, estudem, as alterações realizadas pelas companhias aéreas, para a gestão adequada da aquisição de passagens aéreas, especialmente nessa fase de transição, para a racionalização dos gastos, observando os regulamentos definidos por cada instituição.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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GC - Informe Ata 2017 - Orientações
19/06/2017

Prezados Usuários,

Em 10/05/2017 foi publicada a Ata de Registro de Preços n° 03/2017, cujo objeto é o registro de preços para contratação de serviços de agenciamento de viagens para voos regulares internacionais e domésticos não atendidos pelas companhias aéreas credenciadas, destinados aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

A Central de Compras e o Departamento de Normas e Sistemas de Logística disponibilizam o "Informe Ata 2017 - Orientações"  na biblioteca “Documentações de Apoio” do SCDP, na página de acesso ao Sistema. As orientações para a execução dos serviços, assim como os documentos necessários para a contratação, também podem ser encontrados no sítio do Governo Eletrônico, no link: disponível no link https://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/integracao/central-de-compras/atas-de-registros-de-precos/ata-de-registro-de-precos-03-2017-2013-agenciamento-de-viagens.

  Atenciosamente,

 Gestão Central do SCDP

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GC - Curso EAD - Regras e Fundamentos do SCDP - 3ª Turma
07/06/2017

Prezados Usuários,

Comunicamos que foi disponibilizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a 3ª Turma para o curso de Educação a Distância sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (EaD SCDP), desenvolvido em parceria com a equipe técnica do SCDP da Coordenação-Geral do Processo Eletrônico Nacional (CGPRO), do Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG), da Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O curso “Regras e Fundamentos do SCDP” acontece no período de 12/09 a 09/10/2017, será gratuito e ofertado na modalidade de aprendizagem a distância, sem tutoria. A turma é aberta aos servidores de todas as esferas e poderes da Administração Pública, bem como aos cidadãos que se interessam pelo tema Diárias e Passagens do Governo Federal. As inscrições poderão ser realizadas no período de 08/05 a 08/09/2017, por meio do acesso ao endereço:

http://www.enap.gov.br/en/web/pt-br/sobre-curso?p_p_id=enapvisualizardetalhescurso_WAR_enapinformacoescursosportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_r_p_564233524_idCurso=3101

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GC - MANUAL BANCO DO BRASIL - PAGAMENTO E EXECUÇÃO
06/06/2017
Prezados Usuários,

Informamos a publicação do "Manual Banco do Brasil - Pagamento e Execução" na biblioteca "Documentações de Apoio", página inicial do SCDP, para auxiliá-los nas tarefas executadas no Banco do Brasil, relacionadas à emissão de faturas, de boleto para pagamento, limite do cartão de pagamento e outros procedimentos. Alertamos observar o critério do que se aplica a cada instituição.

O Manual foi elaborado pela Equipe de Gestão Setorial do SCDP no Ministério da Saúde, à qual agradecemos a colaboração e disponibilização do documento para uso geral.

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GC - AQUISIÇÃO DE PASSAGEM PARA O ANO POSTERIOR
31/05/2017

Prezados Usuários,

O SCDP permite o cadastro de afastamentos a serviço com início no ano atual, se estendendo para o exercício seguinte, particularmente para a aquisição de passagem, mas com a possibilidade de pagamento das diárias relativas aos primeiros 15 dias do ano seguinte, a que o Proposto faz jus.

A orientação, salvo melhor juízo, apesar da possibilidade de inclusão de um período maior do afastamento no ano seguinte, é o pagamento das 15 primeiras diárias com o orçamento do ano corrente e as demais pagas no orçamento do ano seguinte.

Reiteramos para que seja observada a orientação acima, bem como a leitura do arquivo “Orientações - Aquisição de Passagem para o Ano Posterior”, disponível na biblioteca “Documentações de Apoio”, página inicial do SCDP.

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GC - Agenciamento - Ata de Registro de Preços 03/2017
06/06/2017
 
Prezados Usuários,Retransmitimos o comunicado publicado, em Junho de 2017, pela Central de Compras sobre a Ata de Registro de Preço 03/2017:

"A Central de Compras publicou no dia 10/05/2017 a Ata de Registro de Preços n°03/2017, cujo objeto é a contratação de serviços de agenciamento de viagens para voos regulares internacionais e domésticos não atendidos pelas companhias aéreas credenciadas, destinada aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

As orientações relacionadas à Ata bem como a documentação necessária para a contratação dos serviços encontram-se disponíveis no sítio do Governo Eletrônico, no link: https://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/integracao/central-de-compras/atas-de-registros-de-precos/ata-de-registro-de-precos-03-2017-2013-agenciamento-de-viagens.

 ATENÇÃO

Em virtude da quantidade de órgãos participantes nesta Ata e por limitações sistêmicas do SIASG, os itens de 1 a 6 foram duplicados gerando os itens de 7 a 12. Dessa forma, foram contemplados todos os órgãos participantes e seus quantitativos.

Assim, antes de efetuar os empenhos, o órgão deve verificar na tabela “Relação dos órgãos participantes”, disponível no link https://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/integracao/central-de-compras/atas-de-registros-de-precos/ata-de-registro-de-precos-03-2017-2013-agenciamento-de-viagens, qual sequência de itens sua UASG irá utilizar para realizar o empenho."

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GC - PASSAREDO TRANSPORTES AÉREOS: ACORDOS COMERCIAIS
29/05/2017

Prezados Usuários,

A Passaredo Transportes Aéreos possui acordos comerciais com as companhias aéreas GOL e LATAM. Seguem as definições dos acordos de cooperação que constam do “CONTRATO DE TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS”, obtido no endereço eletrônico https://www.voepassaredo.com.br/empresa/site/contrato_transp_passaredo.pdf, Pesquisa em 29/5/2017, 09h45:

Codeshare” é um acordo de cooperação operacional pelo qual uma companhia aérea transporte seus passageiros em voos de outra companhia aérea.

Interline” é um acordo de cooperação comercial em que uma companhia aérea comercializa bilhetes aéreos de outra empresa aérea, em conexão ou não com seus próprios voos.

É importante esclarecer que a Passaredo Transportes Aéreos não está credenciada para a venda de passagens ao governo federal na modalidade Compra Direta. Os serviços prestados por essa companhia aérea resultam da aquisição de passagens das empresas aéreas com as quais possui os acordos comerciais.

O SCDP, considerando que a Passaredo Transportes Aéreos possui acordos comerciais com a GOL e a LATAM, identifica a empresa aérea em sua base de dados como Passaredo Transportes Aéreos (Parceria GOL ou TAM), com o objetivo de alertar os usuários e passageiros que utilizam bilhetes de passagens dessa companhia aérea quanto às características contratuais envolvidas na compra.

Assim, quando forem adquiridas passagens aéreas provenientes desses acordos comerciais, é preciso que o usuário e o passageiro tenham conhecimento das regras aplicáveis, das formas de operação do transporte aéreo, para que inconvenientes sejam evitados no decorrer do afastamento a serviço. Os contratos de transporte aéreo podem ser obtidos nas páginas das companhias aéreas na internet.

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27/04/2017

GC - INSTABILIDADE NA COMPRA DIRETA

Prezados Usuários,

Informamos que a instabilidade na aquisição de passagens aéreas na modalidade Compra Direta ainda persiste. As equipes da Gestão Central do SCDP e SERPRO estão empenhadas na solução do problema.

A Instrução Normativa SLTI nº 3, de 2015, Arts. 4º e 17, prevê a possibilidade, para os casos em que houver impedimento de emissão junto à empresa credenciada ou aos casos emergenciais devidamente justificados no SCDP, de emissão na modalidade Agenciamento, por meio de serviço prestado por agência de turismo. Ressaltamos a necessidade da devida justificativa para os casos previstos na IN acima citada.

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP     

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Curso EAD do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

Inscrições até 14/04/2017

Oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap.

Com carga horária de 30 horas, ele acontecerá no período de 18/04/2017 a 15/05/2017.

Mais informações e inscrições, clique aqui.

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22/03/2017

GC - ACORDO COMERCIAL PASSAREDO LINHAS AÉREAS

Prezados Usuários,

As companhias aéreas GOL e LATAM  possuem codeshare com a Passaredo Linhas Aéreas. O acordo comercial de transporte aéreo permite a compra de bilhetes com a GOL e LATAM, conforme Credenciamento para a Compra Direta, para utilizar voos operados pela Passaredo Linhas Aéreas. É importante que os usuários observem essa condição ao realizar as aquisições, uma vez que o contrato de transporte aéreo é com a GOL ou TAM.

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20/03/2017

GC - REAPROVEITAR BILHETE
Prezados Usuários,

Informamos que as alterações no cancelamento de bilhetes possibilitaram a evolução do SCDP para que a funcionalidade "Reaproveitar Bilhete" seja utilizada também na Compra Direta. Assim, quando o bilhete, independentemente da forma de sua aquisição, Compra Direta ou Agenciamento, assume a situação de "Não Utilizado" e a sua condição original não é modificada, ele pode ser aproveitado para o mesmo Proposto, mesmo Roteiro e mesma Unidade Administrativa. Para isso, o Solicitante de Passagem aciona o botão reaproveitarcorrespondente à funcionalidade na Reserva de Passagem, de modo que o SCDP apresente os bilhetes não utilizados pelo CPF do Proposto da PCDP, para que seja selecionado e reaproveitado.

Reiteramos que permanece a impossibilidade de remarcação de bilhetes na Compra Direta. O reaproveitamento do bilhete serve para a situação em que o não houve nenhuma alteração da condição original do bilhete e para o mesmo trecho.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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16/03/2017

GC - REJEIÇÃO AUTOMÁTICA DA EMISSÃO DO BILHETE NA COMPRA DIRETA

Prezados Usuários,

A emissão de bilhetes na Compra Direta, via de regra, acontece em um curto período após a sua autorização. Se não emitir, existe um problema na execução do procedimento, que pode ser conhecido pelo Solicitante de Passagem na funcionalidade Solicitação > Passagem > Emissões > Pendentes > Clicar sobre a PCDP > Clicar na seta para exibir o motivo da não emissão. Por isso, a importância do acompanhamento das emissões pelo Solicitante de Passagem, pois ao constatar e conhecer o problema que impede a emissão ele pode resolvê-lo ou, se não for possível resolver, pode rejeitar manualmente a emissão.

Com o objetivo de minimizar os problemas das emissões pendentes, a funcionalidade foi atualizada em 16/3/2017, com a reimplantação da rejeição automática da emissão do bilhete na Compra Direta. Dessa forma, se houver problema na emissão do bilhete e o Solicitante de Passagem não providenciar a solução ou a rejeição manual da emissão, o SCDP fará a rejeição automaticamente após 12 tentativas, o que corresponde a aproximadamente 3 horas após a autorização.

Esclarecemos que tanto a rejeição automatizada, quanto a manual são efetivadas após o SCDP verificar a situação da emissão, concluindo o procedimento de rejeição após confirmar que o bilhete não foi emitido. Assim, da mesma forma que a emissão, a rejeição é afetada pelo mesmo problema, o que pode fazer com ela seja realizada mais demoradamente. 

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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15/03/2017

GC - ATUALIZAÇÃO INTEGRAÇÃO SIORG
Prezados Usuários,

Foi publicada atualização do SCDP que permite atender às solicitações de integração com o SIORG, relativas à movimentação de unidade administrativa entre diferentes órgãos ou entidades. Essa solicitação poderá ser registrada junto ao Suporte SCDP pelo telefone 0800-942-9100 ou pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e será atendida pela Gestão Central do SCDP, sem a necessidade de abertura de demanda junto ao SERPRO.

Além disso, essa atualização corrigiu a inclusão de empenho para pagamento de diárias e trechos de passagens para afastamentos registrados no SCDP em 2016 para o ano de 2017, identificando adequadamente os empenhos correspondentes a cada ano.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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14/03/2017

GC - Painel de Diárias e Passagens do Governo Federal

Prezados Usuários,

O Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG/SEGES/MP), está desenvolvendo o projeto "Painel de Afastamento a Serviço do Governo Federal", com o objetivo de oferecer mais um instrumento de transparência dos gastos públicos. 

Para isso, a equipe responsável deseja conhecer iniciativas semelhantes das instituições que utilizam o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), a forma que disponibilizam os seus painéis sobre os gastos com diárias e passagens.

Solicitamos aos usuários dos órgãos e entidades que possuem esse recurso desenvolvido ou em desenvolvimento que nos informem, no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o meio de contato com os responsáveis por esse trabalho, para conhecimento e adoção das melhores práticas sobre os dados disponibilizados. Agradecemos antecipadamente.

Atenciosamente,

DELOG

Gestão Central do SCDP

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17/02/2017

GC - LEI 13.408, DE 2016 - LDO 2017 - DIÁRIAS E PASSAGENS

Prezados Usuários,

Solicitamos a leitura da Lei nº 13.408, de 26 de dezembro de 2016, LDO 2017, artigo 18, quanto à concessão de diárias e passagens, particularmente o § 7º, a seguir transcrito:

"§ 7o A aquisição de passagens aéreas para servidor ou membro dos Poderes, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União será feita exclusivamente em classe econômica."

Informamos que foi aberta a demanda para ajustar o SCDP à essa determinação, devendo os órgãos e entidades adotarem os procedimentos com vistas a cumprir a regra estabelecida.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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17/02/2017

GC - Portaria nº 28, de 16 de fevereiro de 2017

Prezados Usuários,

Recomendamos a leitura da Portaria nº 28, de 16 de fevereiro de 2017, na qual define os limites de empenho com a contratação de bens e serviços e a concessão de diárias e passagens, nos itens e naturezas de despesa especificados no Anexo I, no âmbito dos órgãos e das unidades orçamentárias do Poder Executivo, no exercício de 2017, deverá observar os limites estabelecidos no Anexo II desta Portaria.

Atenciosamente,

Gestão Central SCDP

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07/02/2017

Nova Cadeia de Certificados - Instalação

Prezados Usuários,

Com o apoio da área de TI do seu órgão ou entidade, solicitamos que sejam realizadas as ações indicadas pelo SERPRO nas estações de trabalho, apresentadas a seguir, para instalação da nova cadeia de certificados do SERPRO:

1) Baixar a cadeia de certificados no endereço:

     https://certificados.serpro.gov.br/arserprossl/pages/information/certificate_chain.jsf

   e, em seguida, selecionar a opção Autoridade Certificadora ACSERPROACF - SSL


2) Instalar o certificado, conforme apresentado a seguir:

download 1

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08/02/2017

GC - TRIPS PASSAGENS E TURISMO - Acórdão 3203/2016-TCU-Plenário

Prezados Usuários,

Segue a transcrição da mensagem enviada pela Central de Compras sobre a contratação da Trips Passagens e Turismo:

"Prezado(s) Gestor (es) de Contrato (s),

Comunicamos que a empresa Trips Passagens e Turismo interpôs Agravo contra o Despacho do Relator, Ministro Walton Alencar Rodrigues, de 20/1/2017, que conheceu, em parte, o Pedido de Reexame interposto pela referida empresa contra o Acórdão 3203/2016-TCU-Plenário.

Desse modo, o Ministro-relator deu provimento ao referido Agravo e reformou o Despacho para conhecer do recurso e recebê-lo em seus efeitos suspensivo e devolutivo em relação à totalidade da parte dispositiva do Acórdão 3203/2016 - TCU – Plenário.

               Ante o exposto, e até o julgamento do mérito do Pedido de Reexame, não mais se impõe a restrição anteriormente imposta à prorrogação dos contratos firmados com a empresa Trips Passagens e Turismo Ltda. – EPP, informada por meio do Ofício Circular n° 838/2016-MP."

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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31/01/2017

GC - CURSO EAD - Regras e Fundamentos do SCDP - Inscrições até 13/04/2017

Prezados Usuários,

Comunicamos que foi disponibilizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a 2ª turma para o curso de Educação a Distância sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (EaD SCDP), desenvolvido em parceria com a equipe técnica do SCDP da Coordenação-Geral do Processo Eletrônico Nacional (CGPRO), do Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG), da Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O curso “Regras e Fundamentos do SCDP” acontece no período de 18/04 a 15/05/2017, será gratuito e ofertado na modalidade de aprendizagem a distância, sem tutoria. A turma é aberta aos servidores de todas as esferas e poderes da Administração Pública, bem como aos cidadãos que se interessam pelo tema Diárias e Passagens do Governo Federal. As inscrições poderão ser realizadas no período de 16/01 a 13/04/2017, por meio do acesso ao endereço:

http://www.enap.gov.br/en/web/pt-br/sobre-curso?p_p_id=enapvisualizardetalhescurso_WAR_enapinformacoescursosportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_r_p_564233524_idCurso=3101

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

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30/01/2017

REEMBOLSO PENDENTE - Procedimento

Prezados Usuários,

Informamos que os reembolsos pendentes na Compra Direta NÃO devem mais ser solicitados diretamente à companhia aérea, mas SIM encaminhados via SUPORTE SCDP, com a abertura de atendimento pelos canais estabelecidos, telefone 0800.942.9100 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que a Central de Compras implemente as ações necessárias para solicitar às companhias aéreas credenciadas a devolução dos valores.

Ressaltamos que o novo procedimento é para a solução dos reembolsos pendentes da Compra Direta. A forma de atendimento para os demais assuntos permanece a mesma, incluindo as questões sobre regras tarifárias, que devem ser consultadas em “Documentações de Apoio”, na página inicial, de acesso ao SCDP.

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP

GC - REJEIÇÃO AUTOMÁTICA DA EMISSÃO DO BILHETE NA COMPRA DIRETA
(8 dia(s))
Mar 16, 2017

Prezados Usuários,

A emissão de bilhetes na Compra Direta, via de regra, acontece em um curto período após a sua autorização. Se não emitir, existe um problema na execução do procedimento, que pode ser conhecido pelo Solicitante de Passagem na funcionalidade Solicitação > Passagem > Emissões > Pendentes > Clicar sobre a PCDP > Clicar na seta para exibir o motivo da não emissão. Por isso, a importância do acompanhamento das emissões pelo Solicitante de Passagem, pois ao constatar e conhecer o problema que impede a emissão ele pode resolvê-lo ou, se não for possível resolver, pode rejeitar manualmente a emissão.

Com o objetivo de minimizar os problemas das emissões pendentes, a funcionalidade foi atualizada em 16/3/2017, com a reimplantação da rejeição automática da emissão do bilhete na Compra Direta. Dessa forma, se houver problema na emissão do bilhete e o Solicitante de Passagem não providenciar a solução ou a rejeição manual da emissão, o SCDP fará a rejeição automaticamente após 12 tentativas, o que corresponde a aproximadamente 3 horas após a autorização.

Esclarecemos que tanto a rejeição automatizada, quanto a manual são efetivadas após o SCDP verificar a situação da emissão, concluindo o procedimento de rejeição após confirmar que o bilhete não foi emitido. Assim, da mesma forma que a emissão, a rejeição é afetada pelo mesmo problema, o que pode fazer com ela seja realizada mais demoradamente. 

Atenciosamente,

Gestão Central do SCDP