Gestão e Informática em Saúde EPM UNIFESP

Programa de Pós-graduação
gestaoeinfomaticaemsaude.unifesp.br

 

A linha de pesquisa de gestão e informática em saúde concentra pesquisas que utilizam recursos da tecnologia de informação para o desenvolvimento de sistemas de registro eletrônico de saúde, sistemas de apoio à decisão para diagnósticos e tratamentos, sistemas educacionais e telemedicina. O desenvolvimento e implantação de tais recursos subsidiam-se nos estudos de avaliação de novas tecnologias, influenciando a elaboração de novos métodos de desenvolvimento, implantação e análise de sistemas computacionais. Esta área é sustentada por avaliação, pesquisa e inovação para dar suporte e benefícios aos pacientes e usuários do sistema de saúde, assumindo o atendimento centrado no paciente/cliente. As principais funções incluem: testes e avaliações de tecnologias de informação (isoladas ou combinadas) para aspectos de segurança, confidencialidade, privacidade e interoperabilidade da informação em saúde; condução de pesquisas colaborativas e desenvolvimento de soluções que possam resultar em inovação tecnológica, serviços e produtos; estabelecer ambientes para treinamento e solidificação de competências a profissionais de informática em saúde.
 

Registro

Dependência Administrativa: Federal
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde (PPGIS)
Unidade acadêmica: Escola Paulista de Medicina, UNIFESP
Reconhecimento CAPES: Port. MEC 978, de 26/7/2012, DOU 27/7/2012, seç. 1, p. 9
Código do Programa: 33009015077P7 (quadriênio 2013-2016: nota 3)
Níveis: mestrado acadêmico, pós-doutorado (doutorado está descredenciado no momento)
Área Básica: Interdisciplinar, Câmara IV Saúde e Biológicas (90194000)
Investimento: curso gratuito, sem cobrança de matrícula nem mensalidade
 

Referências na Web

Página web do programa (esse portal): http://gestaoeinformaticaemsaude.unifesp.br
Página web do programa na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIFESP
Página web do programa na CAPES
E-mail oficial Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Grupo de discussão https://groups.google.com/forum/#!forum/ppgis-unifesp
Twitter https://twitter.com/GestaoU
Facebook https://www.facebook.com/PPGGIS
  

Coordenação

Coordenação: Prof. Dr. Ivan Torres Pisa, livre docente
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Patricia Alessandra Bersanetti
Assessora Adjunta da Coordenação: Profa. Dra. Claudia Galindo Novoa
Triênio: Agosto 2017 - Agosto 2020
  

Endereço

Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde
Escola Paulista de Medicina (EPM)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
 
Secretaria do programa:
Edifício Octávio de Carvalho
Rua Botucatu nº 740 - 3º andar - Sala 307
04023-062 - São Paulo - SP
 
Telefone: (11) 5576-4848 ramal 1267 (ou ramal 1246 para a coordenação)
Horário: 8h às 16h30
Secretária: (o programa não dispõe de secretários no momento)
E-mail oficial: ppg . gestaoeinformaticaemsaude @ unifesp . br

 

NOTÍCIAS

Eleição para representante discente

Estão abertas inscrições até 29/3 para representação discente de pós-graduação para o Conselho do Departamento de Informática em Saúde. Veja edital em https://bit.ly/2CozMRO.

Publicado em 19/03/2019.

Relatório anual dos pós-graduandos

Conforme consta em nosso regulamento e homologado na reunião da CEPG de março 2019, informamos aos alunos que o relatório anual de atividades deve ser entregue até o dia 4 de abril de 2019 (data da próxima CEPG) para efeito de rematrícula. TODOS os alunos matriculados até agosto de 2018 (inclusive) devem entregar esse relatório. Alunos em pós-doutoramento no programa também devem entregar seu relatório de atividades segundo regras vigentes que constam no regulamento do programa.  Pontos: a) O relatório deverá ser composto em formato de artigo científico com foco no conteúdo da pesquisa em seu corpo. Como anexo o relatório deverá apresentar uma descrição sucinta (1 página) com dados sobre o tempo de matrícula, número de créditos obtidos, data prevista para qualificação, exame de idiomas, quantos manuscritos foram submetidos para publicação e em quais periódicos mencionando Qualis e fator de impacto. b) O relatório deverá ser entregue em versão impressa e assinada pelo aluno e pelo orientador para compor a documentação do aluno (pasta). Uma versão digitalizada (com as assinaturas) deverá ser enviada para o e-mail da coordenação incluindo no título "Relatório anual da pós-graduação". c) Se o aluno tiver sido agraciado com bolsa de fomento que não seja CAPES-DS, o relatório a ser entregue poderá seguir o mesmo modelo da agência do fomento.

Publicado em 18/03/2019.

Comunicado importante

Conforme divulgado em 20 de dezembro de 2018 pela Valdice, todos os alunos estão convocados para a primeira Reunião Geral com os alunos do programa. A reunião será realizada no dia 27 de março de 2019 (quarta feira), às 08h30, no Laboratório de Telemedicina (LAT).

Esta reunião abordará assuntos administrativos, didáticos e abrirá o início das aulas da Disciplina Fundamentos em Gestão e Informática em Saúde - GIS-OB-1, cuja responsável nessa edição é a profa. Claudia Galindo Novoa. A programação da disciplina será apresentada na ocasião, que terá 2 encontros mensais sempre às quartas 8h30.

Em função do programa estar sem apoio de secretaria no momento (Valdice aposentou-se e estamos aguardando disponibilidade de um novo servidor público federal), alguns procedimentos serão alterados para Buscar dar agilidade nas comunicações e trâmites. No momento podemos adiantar que temos os seguintes canais de comunicação:

E-mail oficial para onde todas as comunicações devem ser enviadas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupo de e-mails em que todos (especialmente alunos) devem se inscrever para receberem avisos
https://groups.google.com/forum/#!forum/ppgis-unifesp

Twitter para divulgação de notícias do programa
https://twitter.com/GestaoU

Facebook para divulgação de notícias do programa e da área
https://www.facebook.com/PPGGIS

Publicado em 14/03/2019.

 

Resultado professor visitante 2019-2020

Nas áreas de conhecimento: ciências de dados em saúde, telemedicina, redes de saúde, telessaúde, tecnologias da informação e da comunicação em saúde, visualização de dados em saúde, videoconferência em saúde, sistemas de transmissão de dados em saúde. Veja página da seleção e edital de seleção. Resultados já disponíveis no link.

 

 

Processo de Seleção 2018-2019

O 9o edital do processo de seleção para mestrado acadêmico para o período 2018-2019 encontra-se encerrado. Seleção para o pós-doutorado encontra-se aberto em processo contínuo no link pós-doutorado

 

NOTÍCIAS UNIFESP

Pró-Reitorias

Campi

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse