Campanhas

Conteúdos audiovisuais que tratam de campanhas de conscientização e humanização.

Acessibilidade e Inclusão | Todos em uma perspectiva de inclusão (5/5)

Março de 2017

Todos em uma perspectiva de inclusão! Pensar na acessibilidade significa debater e construir uma sociedade inclusiva para todos, partindo da consciência de que todas as ações que melhoram a vida da pessoa com deficiência beneficiam igualmente todas as outras pessoas. Uma perspectiva inclusiva e justa só poderá ser construída com o empenho e a disposição de todos nós. Saiba mais sobre esse tema com Verônica Mattoso, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que esteve presente no II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp: Ingresso e Acolhimento dos Estudantes com Deficiência. Departamento de Comunicação Institucional DCI/Unifesp 2018

Acessibilidade e Inclusão | Nomenclaturas (4/5)

Março de 2017

"Com deficiência" e não "deficiente". Saiba mais sobre o sentido da nomenclatura atual. Diversas nomenclaturas foram utilizadas ao longo das últimas décadas, mas é preciso entender porque algumas caíram em desuso. Hoje, o Brasil adota a nomenclatura de "pessoas com deficiência", partindo do entendimento de que essa é a terminologia mais adequada porque refere-se à pessoa antes de sua condição. Saiba mais sobre esse tema com Verônica Mattoso, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que esteve presente no II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp: Ingresso e Acolhimento dos Estudantes com Deficiência. Departamento de Comunicação Institucional DCI/Unifesp 2018

Acessibilidade e Inclusão | Acolhimento: Barreiras (3/5)

Março de 2017

Conhecer para superar. Juntos por uma sociedade mais inclusiva! Pela perspectiva de um futuro inclusivo, é preciso entender quais são as barreiras que o dificultam e, assim, superá-las. São obstáculos que podem ser tanto estruturais quanto comportamentais e precisam ser interpretados para a criação coletiva de uma sociedade mais acolhedora, acessível e inclusiva. Saiba mais sobre esse tema com Verônica Mattoso, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que esteve presente no II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp: Ingresso e Acolhimento dos Estudantes com Deficiência. Departamento de Comunicação Institucional DCI/Unifesp 2018

Acessibilidade e Inclusão | Nada sobre nós, sem nós (2/5)

Março de 2017

A partir da união de diversos movimentos sociais, como a comunidade LGBT, movimentos etnicorraciais e de pessoas com deficiência, formula-se a premissa "nada sobre nós, sem nós", indicando a compreensão de que não podemos pensar e realizar nada sobre pessoas em situação de vulnerabilidade sem que haja o seu envolvimento e a sua participação. Saiba mais sobre esse tema com Verônica Mattoso, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que esteve presente no II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp: Ingresso e Acolhimento dos Estudantes com Deficiência. Departamento de Comunicação Institucional DCI/Unifesp 2018

Acessibilidade e Inclusão | II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp (1/5)

Março de 2017

A Lei 13.409, sobre a reserva de vagas nas Universidades Federais, que antes era somente para pretos, pardos e indígenas, agora, foi ampliada para pessoas com deficiência. Isso nos traz a experiência de conviver com a diversidade e, com isso, ajuda a diminuir a desigualdade no mundo. Saiba mais sobre esse tema com Verônica Mattoso, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que esteve presente no II Seminário de Acessibilidade e Inclusão para a Unifesp: Ingresso e Acolhimento dos Estudantes com Deficiência. Departamento de Comunicação Institucional

Mulheres na ciência

Março de 2017

Convidamos oito pesquisadoras da Unifesp que, a partir de suas experiências, incentivam seus pares a não desistirem do desejo de desbravar o ambiente científico. Representantes de diferentes áreas do conhecimento, cada uma delas nos concedeu, além do seu depoimento, fotos que expressam momentos significativos da sua trajetória acadêmica. Impulsionando essas falas, incorporamos um ritmo único: o encontro do repique, agogô, chocalho, caixa, tamborim e surdo, instrumentos tocados por mulheres ritmistas, estudantes de graduação da Unifesp.

Febre Amarela | Sintomas

Fevereiro de 2017

O professor da disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Celso Granato, esclarece quais os sintomas da Febre Amarela e o que deve ser feito caso haja suspeita de infecção.

Febre Amarela | Transmissão

Fevereiro de 2017

O professor da disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Celso Granato, conta a respeito da transmissão e do surto nos casos de Febre Amarela.

Febre Amarela | Vacinação

Fevereiro de 2017

O professor da disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Celso Granato, esclarece informações sobre a vacina fracionada e indica quem pode ou não se vacinar.

Febre Amarela | O que é importante saber

Fevereiro de 2017

O professor da disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Celso Granato, esclarece as principais informações a respeito da Febre Amarela.

Qual é o presente que você mais valoriza?

Dezembro de 2017

O que faz você se sentir bem no ambiente em que está?

Consciência Negra | Unifesp

Novembro de 2017

O que é Consciência Negra? No mês em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Universidade Federal de São Paulo convida você para uma reflexão sobre a negritude e sobre a história de luta do movimento negro contra a escravidão, a opressão e o racismo. Vamos pensar nisso?

Consciência Negra: você tem?

Novembro de 2017

Teaser da campanha Consciência Negra 2017

Outubro Rosa 2017 - Verdades e mitos sobre o câncer de mama(Depoimentos 1)

Outubro de 2017

Entrevista com o prof. dr. Afonso Nazário, vice-chefe da Disciplina de Mastologia da Escola Paulista de Medicina

Outubro Rosa 2017

Junho de 2017

Campanha sobre a prevenção do câncer de mama.

Hospital São Paulo - Quem salva vidas precisa viver (Depoimentos 1)

Junho de 2017

Pacientes e funcionários falam sobre a importância do maior hospital universitário da rede federal.

Hospital São Paulo - Quem salva vidas precisa viver (Depoimentos 2)

Junho de 2017

Veja mais este vídeo sobre a Campanha "Quem salva vidas precisa viver" do Hospital Universitário da Unifesp.

Você conhece o Hospital São Paulo / Hospital Universitário da Unifesp?

Junho de 2017

Saiba mais sobre a Campanha "Quem salva vidas precisa viver" do Hospital Universitário da Unifesp.

Campanhas | Consciência Ambiental

Março de 2017

Vídeo sobre consciência ambiental.

Campanhas | Conscientização da Não Violência no Trabalho

Janeiro 2017

Vídeo produzido em janeiro de 2017 pelo Departamento de Comunicação Institucional em parceria com o Departamento de Saúde do Trabalhador (Pro -Reitoria de Gestão com Pessoas)

Campanhas | Novembro Azul

Novembro 2016

Campanha Unifesp sobre novembro azul.

Outubro Rosa | Existe vida depois do câncer de mama

Outubro 2016

Relato de profissionais e pacientes do Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp. Conhecido como "Casa da Mama", o setor é referência no tratamento do câncer de mama.

Campanhas | Setembro Amarelo

Setembro 2016

Campanha Unifesp de Prevenção ao Suicídio.

Campanhas | Doaçāo de leite materno

Setembro 2016

O Banco de Leite Humano atualmente está com seu estoque muito baixo, precisando de doadoras. Hoje são cerca de 20 bebês internados na UTI Neonatal. “Para manter essa capacidade, o ideal é que tenhamos em torno de 20 a 25 doadoras. Entretanto, elas permanecem conosco, mais ou menos, por dois a três meses. A redução do número de voluntárias ocorre com o fim do período da amamentação”. O Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno/Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo (CIAAM do HSP-HU/Unifesp).

Pílulas da Informação - Doação de Sangue

Julho 2016

Episódio 3: Assista entrevista com a Dra. Melca Oliveira, coordenadora do Hemocentro da Unifesp, e saiba o que é preciso para realizar uma doação.

Campanhas | Doação de Sangue

Julho 2016

Vídeo sobre campanha de doação de sangue.

Pílulas da Informação - Mortalidade Materna: um descaso com as mulheres

Maio 2016

Episódio 2: Neste episódio, conversamos com Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e professora da Unifesp. Há quase trinta anos, ela estuda a saúde da mulher em diversos temas, incluindo a mortalidade materna.

Automedicação: Um risco para a saúde

Abril 2016

Episodio 1: Entrevistamos Álvaro Atallah sobre o uso indiscriminado de remédios e as consequências que esta prática pode nos trazer. Atallah é professor titular da disciplina de Medicina de Urgência e Medicina baseada em evidências da EPM/Unifesp.