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Início Linhas de Pesquisa As questões de infância e adolescência na formação de profissionais da educação e saúde MESTRADO

As questões de infância e adolescência na formação de profissionais da educação e saúde MESTRADO


Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos relacionados à formação profissional dos sujeitos da educação e da saúde.

O objetivo principal da linha consiste em incentivar a produção de dissertações que ofereçam contribuições críticas aos processos que conduzem à autoridade científica e profissional direcionada às crianças e aos adolescentes em processo de escolarização

Em regime de intercâmbio permanente, os projetos interessados nos aspectos antropológicos, históricos e sociológicos da formação docente e do profissional da saúde serão conduzidos à interação com projetos voltados ao tema da "humanização" de práticas de ação e formação dos profissionais da infância

A perspectiva da humanização, por suposto, manifestar-se-á em vários projetos. Por isso, esta linha de pesquisa será a "porta de entrada" para os estudos sobre a ética nas práticas médicas e nas práticas professorais, ambas em relação à criança e ao adolescente.

Projetos relacionados à profissão docente e às práticas de atendimento em saúde serão desenvolvidos de modo a conduzir os interessados nessa intersecção à percepção aprofundada das conexões que existem entre as práticas profissionais e a "forma social" da ciência aplicada.

O aluno será orientado a estudar e investigar em profundidade aspectos relacionados aos processos que construíram e disseminaram representações sobre o corpo e o intelecto da criança e do adolescente no quotidiano escolar de crianças e adolescentes, sendo especialmente incentivado a investigar as situações de desvantagem pessoal e social, combinadas ou não

Poderá também Investigar, em perspectiva interdisciplinar, a emergência de ciências aplicadas à educação da infância e será levado a problematizar os processos que legitimaram a autoridade científica dos repertórios da saúde quando aplicados ao tema do amadurecimento do intelecto em crianças com desvantagens sociais e pessoais.

Poderá também investigar fatores intervenientes que constroem o currículo em tais circunstâncias e que são vulneráveis às formas de ação que intensificam as experiências de fracasso escolar.

A linha de pesquisa também oferecer oportunidade para os projetos interessados em conhecer em detalhes os assim chamados problemas escolares" manifestos em unidades escolares de grande complexidade, como aquelas que são rotineiramente qualificadas como escolas portadoras de vulnerabilidades sociais.
Última atualização em Seg, 17 de Junho de 2013 12:43  

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