epmpq.gif (1789 bytes) Banco de Teses : Dra .Isabel Altenfelder Santos Bordinbar102.jpg (2735 bytes) Doutora em Medicina peloDepartamento de Psiquiatria da Unifesp /  Voltar Banco de Teses hands.gif (114 bytes)

Validação da versão brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL) (Inventário de comportamentos da infância e adolescência): dados preliminaresbar102.jpg (2735 bytes)

Orientador: Prof. Dr. Jair de Jesus Mari

O Child Behavior Checklist (CBCL) é um questionário que avalia competência social e problemas de comportamento em indivíduos de 4 a 18 anos, a partir de informações fornecidas pelos pais. A presente pesquisa utilizou a avaliação psiquiátrica como padrão para determinar a validade da versão brasileira do CBCL. Com o consentimento dos pais, pediatras da Escola Paulista de Medicina encaminharam aleatoriamente pacientes ambulatoriais para participar do estudo. Um total de 49 crianças de ambos os sexos, com idade entre 4 e 12 anoscompletaram todas as etapas de pesquisa. O CBCL foi applicado a pais por pessoa leiga previamente treinada na administração do questionário e as crianças foram avaliadas por psiquiatra infantil, sem conhecimento prévio dos resultados do CBCL. Crianças com um ou mais diagnósticos psiquiátricos segundo os critérios da décima edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) foram consideradas "casos", sendo registrados os níveis de gravidade dos distúrbios. Crianças com pelo menos um dos perfis do CBCL ( social e/ou comportamental) em nível clínico foram classificados como "casos". Os pontos de corte em escores T utilizados para aclassificação da amostra em categorias clínica e não clínica correspondem ao percentil 90 para Total de Problemas de Comportamento e ao percentil 10 para Competência Social Total, ambos percentis obtidos em amostra de crianças da população geral americana. A versão brasileira do CBCL alcançou boa sensibilidade (87%), identificando corretamente 75% dos casos leves, 95% dos moderados e 100% dos casos graves. O estudo examina variações nos índices de validade do CBCL em função de alterações no critério de teste-positividade do instrumento e de modificações no critério de morbidade utilizado pela avaliação psiquiátrica. O trabalho também descreve o processo de adaptação cultural do CBCL em nosso meio, visando sua aplicabilidade em populações de nível sócio-econômico baixo.

Webmaster: Denise Razzouk