Logotipo Universidade  Federal de São Paulo


Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas

 

Tabaco

 

  1. O que é tabaco?
  2. Quais as formas de uso do tabaco?
  3. Por que as pessoas usam o tabaco?
  4. Quem são as pessoas que mais usam?
  5. Quantos usam o tabaco?
  6. O que o tabaco faz no corpo após uma dose (efeitos físicos agudos)?
  7. O que o tabaco faz no corpo (efeitos físicos crônicos) pelo uso continuado?
  8. O que o tabaco faz com a mente após uma dose (efeitos psíquicos agudos)?
  9. O que o tabaco faz com a mente quando uasado continuamente (efeitos psíquicos crônicos)?
  10. O tabaco afeta a escola?
  11. O tabaco leva ao uso de outras drogas?
  12. Você reconhece quando alguém usa o tabaco?
  13. É o tabaco usado como medicamento?
  14. Pode-se fumar na gravidez?
  15. As pessoas ficam dependentes?
  16. As pessoas podem parar de usar o tabaco?
  17. O que é síndrome de abstinência do tabaco?
  18. Há tolerância ao tabaco?
  19. O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando?
  20. O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando para usar junto com os amigos?
  21. Sobre a atividade sexual

O que é tabaco?

O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.

Topo

Quais as formas de uso do tabaco?

As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de cigarro, charuto, cachimbo, rapé e mascar o assim chamado tabaco de mascar.

Topo

Por que as pessoas usam o tabaco?

Até hoje não há certeza do porque o tabaco, aliás como qualquer outra droga, é utilizado pelas pessoas. Certamente a propaganda na mídia , apontando que fumar está intimamente ligado ao sucesso e à pessoas bonitas deve influenciar muitos, principalmente jovens. Outras alegam que o tabaco tem o poder de tranqüilizar-las e acalma-las. Há ainda aquelas que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a maior parte dos fumantes dizem que fumam porque não conseguem mais parar.

Topo

Quem são as pessoas que mais usam?

O uso de tabaco não está ligado a uma determinada população, ele é disseminado entre homens e mulheres em qualquer época da vida. Em relação ao Brasil o que pode-se dizer é que, baseado em um estudo feito em 1997 em 10 capitais brasileiras pelo CEBRID, o primeiro contato com o cigarro ocorre muito cedo em aproximadamente 11% dos estudantes com idade entre 10 e 12 anos.

Topo

Quantos usam o tabaco?

Não se sabe ao certo o número de pessoas que usam o tabaco no Brasil, mas um estudo realizado em 1999 pelo CEBRID em domicílios do estado de São Paulo, revelou que 9,3% das pessoas entrevistadas são dependentes (ver pergunta nº 15) de tabaco, sendo que um número bem maior faz uso constante.

Topo

O que o tabaco faz no corpo após uma dose (efeitos físicos agudos)?

O tabaco produz um pequeno aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, na freqüência respiratória e na atividade motora. No sistema digestivo diminue as contrações do estômago, dificultando a digestão. É irritante para os brônquios (pulmões) e provoca insônia (tira o sono).

Topo

O que o tabaco faz no corpo (efeitos físicos crônicos) pelo uso continuado?

O uso intenso de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. O cigarro tem um potencial carcinogênico (isto é de provocar câncer) que é certamente, um dos mais importantes aspectos estudados. O fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas, entre as quais se destacam o benzopireno e nitrosaminas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam 1 – 2 maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.

Topo

O que o tabaco faz com a mente após uma dose (efeitos psíquicos agudos)?

Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Quando em jejum e se a tragada for grande, a pessoa pode ficar ligeiramente tonta. Outros efeitos são: leve estimulação do cérebro e diminuição do apetite. Não há, na realidade nenhum efeito mais intenso ou importante.

Topo

O que o tabaco faz com a mente quando uasado continuamente (efeitos psíquicos crônicos)?

Não provoca grandes danos.

Topo

O tabaco afeta a escola?

Não diretamente. Mas o estudante para fumar ou atrasa ou mesmo falta às aulas. Isto certamente prejudica o rendimento escolar.

Topo

O tabaco leva ao uso de outras drogas?

Não. O que ocorre é que ao fumar a pessoa geralmente se "enturma", e pode alguém do grupo sugerir experimentar outra droga qualquer. Mas não há estudos mostrando que o cigarro por si só é "porta de entrada" para o uso de outras drogas.

Topo

Você reconhece quando alguém usa o tabaco?

A fumaça do cigarro tem um cheiro característico que é facilmente reconhecido; o hálito da pessoa também fica com um cheiro diferente. Algumas pessoas que fumam muito podem ficar com manchas amarelas nos dedos que seguram o cigarro. Pode-se também perceber o cheiro da fumaça na roupa. Neste caso as pessoas que estão ao lado de um fumante, mesmo não fumando ficam com as roupas cheirando a fumaça.

Topo

É o tabaco usado como medicamento?

Não. O tabaco não tem uso médico.

Topo

Pode-se fumar na gravidez?

Quando a mãe fuma durante a gravidez "o feto também fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. Há aumento dos batimentos cardíacos no feto, e a criança ao nascer tem redução do peso, menor estatura e alterações neurológicas. O risco de aborto espontâneo e de parto prematuro é maior em gestantes que fumam. Aliás droga nenhuma combina com a gravidez, a não ser aquelas receitadas pelo médico.

Topo

As pessoas ficam dependentes?

Sim. Está comprovado que a nicotina é a responsável pela dependência ao Tabaco (a pessoa não consegue mais deixar de usar mesmo querendo). Com o tempo a pessoa vai usando quantidades cada vez maior ou seja há desenvolvimento de tolerância e se deixa de fumar apresenta uma síndrome de abstinência.

Topo

As pessoas podem parar de usar o tabaco?

É muito difícil para de fumar. Um famoso escritor americano Mark Twain chegou mesmo a dizer, brincando: "é facílimo parar de fumar! Eu mesmo já fiz isto mais de 1000 vezes" ou seja, já havia tentado mais de 1000 vezes, sem conseguir.
Mas parar de fumar apesar de uma possível síndrome de abstinência, é possível, mas muitas vezes precisando de auxilio psicológico ou médico.

Topo

O que é síndrome de abstinência do tabaco?

A Síndrome de abstinência, que ocorre quando o indivíduo para de fumar, é um conjunto de sintomas como agitação, sudorese (suar muito), irritabilidade, tontura, insônia e dor de cabeça, nervosismo, irritabilidade. Estes sintomas chegam a demorar semanas.

Topo

Há tolerância ao tabaco?

Sim. A tolerância é a necessidade de fumar cada vez mais cigarros para se sentir satisfeito.

Topo

O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando?

Como o tabaco é uma droga legal, nada acontece. Pode ocorrer restrições de uso em alguns lugares como shoppings e restaurantes. Pó outro lado por uma questão de direito dos outros e de educação deve-se evitar fumar em presença de outras pessoas para nos expô-las à fumaça.

Topo

O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando para usar junto com os amigos?

Não acontece nada, já que o tabaco é uma droga legal.

Topo

Sobre a atividade sexual

O uso crônico do cigarro diminui o calibre dos vasos sangüíneos de todo o organismo inclusive do pênis, e isso pode leva à impotência.

Topo

Voltar para questões

Última atualização:[an error occurred while processing this directive]

Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM

Contato: cebrid@psicobio.epm.br