Logotipo Universidade  Federal de São Paulo


Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas

 

Solventes ou inalantes

 

  1. O que são solventes?
  2. Solventes e inalantes são a mesma coisa?
  3. O que é um inalante?
  4. Por que as pessoas usam os solvente?
  5. Quem são as pessoas que mais usam os solventes?
  6. É fácil conseguir solventes?
  7. O que é o lança-perfume?
  8. O que é o cheirinho da loló?
  9. Quais são os efeitos de solventes na mente (efeitos psíquicos agudos)?
  10. É verdade que quem usa solventes tem alucinações?
  11. Como é a excitação causada pelos solventes?
  12. Como é a depressão que os solventes provocam?
  13. A inalação crônica de solventes traz problemas de saúde?
  14. O uso de solventes prejudica apenas o cérebro?
  15. É verdade que os solventes tiram a fome?
  16. O uso de solventes provoca dependência?
  17. Os solventes provocam tolerância?
  18. O que acontece se alguém for surpreendido cheirando ou sob o efeito de solventes?
  19. E se alguém for apanhado vendendo solvente na rua?
  20. E se alguém estiver apenas levando o solvente para usar junto com os amigos?
  21. Uma pessoa pode ser presa se for considerada traficante?

O que são solventes?

Solventes são substâncias capazes de dissolver coisas. Via de regra todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica da maioria dos solventes é a de serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.

Topo

Solventes e inalantes são a mesma coisa?

Normalmente as pessoas falam de solventes e inalantes como sendo sinônimos, porém nem todo solvente pode ser inalado. Por exemplo, a água é um solvente, entretanto não pode ser inalada, pois é pouco volátil (não se evapora facilmente) portanto não é um inalante.

Topo

O que é um inalante?

Inalante é um solvente com características de ser uma substância facilmente volátil e que pode ser inalada, isto é, pode ser introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca.

Topo

Por que as pessoas usam os solvente?

Não existe uma resposta única para esta pergunta, como aliás acontece para o uso de todas as drogas. Ao que parece os meninos de rua usam solventes para abrandar a difícil realidade que enfrentam. Outros afirmam que usam solventes para sentirem novas sensações psíquicas (ter um "barato").

Topo

Quem são as pessoas que mais usam os solventes?

Os adolescentes são as pessoas que mais usam este tipo de drogas. Os solventes são as drogas mais consumidas entre os meninos de rua e estudantes da rede pública de ensino. Ao contrário do que se imaginava os uso de solventes não é característica exclusiva das camadas sociais mais pobres.

Topo

É fácil conseguir solventes?

Existe um número enorme de produtos comerciais fabricados à base de solventes. Entre eles estão os esmaltes, tintas, thinners, propelentes, gasolina, querosene, removedores, vernizes, cola de sapateiro, corretor de escrita ("branquinho"), éter, acetona, benzina, lança – perfume, cheirinho da loló, etc.

Topo

O que é o lança-perfume?

É um solvente à base de cloreto de etila, que vem em tubos metálicos ou de vidro e é usado em carnavais. No Brasil o lança – perfume é proibido e só entra através do tráfico de drogas. Muitas vezes o lança – perfume é confundido com o cheirinho da loló.

Topo

O que é o cheirinho da loló?

O cheirinho da loló é também conhecido como loló ou apenas cheirinho.

É um preparado clandestino (fabricado ilegalmente), à base de éter mais clorofórmio e usado apenas para fins de abuso. Sabe-se que esses "fabricantes" quando não encontram uma daquelas substâncias eles a substituem por qualquer outro solvente; portanto há muita confusão quanto a composição do cheirinho da loló o que complica quando se tem um caso de intoxicação aguda por esta mistura.

Topo

Quais são os efeitos de solventes na mente (efeitos psíquicos agudos)?

Após a inalação de um solvente a pessoa sente inicialmente uma estimulação que é seguida por uma depressão, sendo este efeito o mais importante. Mas pode também ter sensações estranhas, chegando até a alucinações.

Topo

É verdade que quem usa solventes tem alucinações?

Pode ocorrer alucinações entre aqueles que estão sob efeito do solvente. As alucinações podem ser tanto auditivas (ouvir sons que na realidade não estão presentes) e visuais (ver coisas inexistentes, por exemplo fantasmas, bichos, estrelinhas, etc).

Topo

Como é a excitação causada pelos solventes?

A pessoa fica eufórica, agitada, com tonturas e perturbações auditivas e visuais. Pode aparecer também náuseas, espirros, tosse, salivação intensa e o rosto fica vermelho.

Topo

Como é a depressão que os solventes provocam?

Após a excitação inicial que o solvente provoca sobrevêm a depressão do cérebro e a pessoa vai ficando confusa, desorientada, voz meio pastosa, visão embaçada, dor de cabeça e palidez. Essa depressão tende a piorar se a pessoa continuar inalando o solvente, sobrevindo sonolência intensa, incoordenação motora podendo aparecer convulsões ("ataques") e em algumas intoxicações muito severas o solvente leva ao coma e a morte.

Topo

A inalação crônica de solventes traz problemas de saúde?

A inalação crônica de solventes, seja proposital como aquela involuntária, traz problemas sérios à saúde. Por exemplo trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura se não usarem equipamentos de proteção estarão fazendo uso crônico involuntariamente de solventes.

A inalação crônica pode levar a morte de neurônios (células do cérebro), causando lesões irreversíveis do cérebro. Além disso a pessoa que usa cronicamente solventes fica apática, com dificuldades de concentração e déficit de memória.

Topo

O uso de solventes prejudica apenas o cérebro?

Não. Sabe-se que o uso crônico de alguns solventes causam lesões no fígado, rins e degenerações progressivas de nervos periféricos como os da perna, levando a transtornos no andar, podendo chegar à paralisia. Além disso o solvente torna o músculo cardíaco (o coração) muito sensível a uma substância que aparece normalmente no sangue, quando a pessoa exerce um esforço extra como por exemplo correr ou quando toma um susto. Essa substância é a adrenalina. Assim, se uma pessoa inala um solvente e logo depois faz esforço físico, o seu coração pode sofrer danos, pois ele estará muito sensível à adrenalina liberada por causa do esforço. A literatura médica já descreveu vários casos de morte, por síncope cardíaca, principalmente ! de adolescentes.

Topo

É verdade que os solventes tiram a fome?

Na realidade os solventes por serem potentes depressores do Sistema Nervoso Central, mascaram a vontade de comer, assim com as demais funções fisiológicas, mas não se pode dizer que seja uma droga anorexígena (que reduz o apetite).

Topo

O uso de solventes provoca dependência?

Sim. A dependência naqueles que abusam cronicamente de solventes é comum. A síndrome de abstinência (reações do organismo quando a pessoa deixa de usar o solvente), está presente na interrupção abrupta do uso dessas drogas, aparecendo ansiedade agitação, tremores, câimbras nas pernas e insônia.

Topo

Os solventes provocam tolerância?

A tolerância (a droga perde o efeito e é preciso aumentar a quantidade do solvente para voltar sentir os mesmos efeitos) ocorre ao fim de 1 a 2 meses de uso dependendo da pessoa e do tipo de solvente usado.

Topo

O que acontece se alguém for surpreendido cheirando ou sob o efeito de solventes?

Mesmo sendo uma droga considerada legal, você será classificado um usuário e será levado a tratamento compulsório (independentemente da sua vontade em querer ou não se tratar). É uma droga legal, porém o uso com fins de abuso é ilegal (proibido).

Topo

E se alguém for apanhado vendendo solvente na rua?

Será considerado um traficante.

Topo

E se alguém estiver apenas levando o solvente para usar junto com os amigos?

Será considerado traficante, do mesmo jeito como se estivesse vendendo.

Topo

Uma pessoa pode ser presa se for considerada traficante?

Sim, tiver mais que 18 anos de idade. Caso contrário será encaminhada à Fundação do Bem Estar do Menor (FEBEM).

Topo

Voltar para questões

Última atualização:[an error occurred while processing this directive]

Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM

Contato: cebrid@psicobio.epm.br