Unifesp/EPM

Edições
Anteriores

Informações


Boletim CEBRID
Número 53 Julho, Agosto, Setembro 2004

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

TOXICOLOGIA

5. Quanto tempo após o uso de uma droga ela pode ainda ser detectada no organismo?

O CEBRID tem recebido freqüentemente a pergunta de quais são os exames que mostram que alguém usou drogas e quanto tempo após o seu uso ainda é possível detectá-la. Basicamente, a análise toxicologia do consumo de drogas pode ser feita para qualquer droga psicoativa. Há três tipos de exames para se detectar a presença de drogas no organismo: exame de urina e de sangue. O teste do cabelo para se detectar drogas ainda é cientificamente muito controverso.

Exame de urina
As drogas são geralmente quebradas (metabolizadas) pelo fígado e eliminadas pela urina. Portanto, a análise da urina em busca de metabólitos das drogas é um bom método para saber se a pessoa usou drogas. Esse exame, porém, não permite distinguir se foi um uso ocasional, regular ou se a pessoa está dependente. Quanto maior a freqüência do uso, maior o tempo em que a substância ou seus metabólitos poderão ser detectados nesse exame. A Tabela abaixo mostra os tempos em que as principais substâncias poderão ser detectadas na urina.

Vale salientar que esses exames somente devem ser feitos com a autorização expressa da pessoa, por escrito ou em situação de emergência clínica exclusivamente para a conduta médica mais adequada para cada caso.

TEMPO DA DETECÇÃO DAS DROGAS NA URINA

Substância

Tempo de detecção

Álcool

6 horas

Anfetamina/Metanfetamina

48 horas

Barbitúricos

ação curta

24 horas

ação intermediária

48 a 72 horas

ação prolongada

7 dias

Benzodiazepínicos

3-10 dias

Metabólitos da cocaína

2 a 3 dias

Metadona

3 dias

Cocaína

uso ocasional

2 a 4 dias

uso crônico

10 a 14 dias

Codeína/Morfina

48 horas

Canabinóides (maconha)

uso único

3 dias

uso moderado

4 dias

uso diário

10 dias

uso de meses

21 a 27 dias

Fenciclidina (pcp)

8 dias

Journal of the American Medical, 112: 3, 1987 (Adaptado).

Exame de sangue
Os resultados de presença de metabólitos de drogas no sangue variam enormemente. Assim, por exemplo, a cocaína produz dois metabólitos, o metil-ester-ecgonina e o benzoilecgonina. Este último pode ser detectado no sangue em até 3 dias após uso único e pode ser detctado em até 22 dias após a última dose em usuários crônicos e com altas doses de uso. Por outro lado, o THC (princípio ativo da maconha) por ser lipossolúvel não é detectado adequadamente no sangue.

Vale salientar que esses exames somente devem ser feitos com a autorização expressa da pessoa, por escrito ou em situação de emergência clínica exclusivamente para a conduta médica mais adequada para cada caso.


Principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
Informações:
CEBRID - Última atualização: [an error occurred while processing this directive]