Rua Borges Lagoa, 783 - 5º andar

 

Atividades

Desde sua criação o Setor de Medicina Chinesa – Acupuntura vem se dedicando as atividades de ensino (Graduação, Pós-Graduação Lato Senso, Estágios e cursos), assistencial (Pronto Atendimento e Ambulatório) e de pesquisas clínicas e experimentais (realizado no Laboratório de Pesquisa em Acupuntura).

  • Atividade Assistencial
  • Ensino
  • Pesquisa

Atividade Assistencial

AMBULATÓRIO: Realizado no Ambulatório de Ortopedia do Hospital São Paulo/UNIFESP de segunda-feira a sexta feira das 16:00 até as 20:00 horas e sábado das 08:00h até as 12:00 horas, realizados por Médicos Voluntários, Médicos dos cursos de Especialização e Médicos Estagiários, além de acadêmicos da Liga de Acupuntura da UNIFESP. O Ambulatório está dividido em áreas de atendimento: geral, acupuntura estética, oftalmologia, dermatologia, neurologia, doenças da mulher, pediatria e técnica de Mobilização de Qi Mental.

A patologia mais freqüente vista no ambulatório são afecções do sistema músculo-esqueletico (fibromialgia, cervicalgia, lombalgia, hérnias discais, artrites, artrose, etc), cefaléia, enxaqueca, doenças ginecológicas, neurológicas, oftalmológicas, afecções pulmonares, stress, etc.

PRONTO ATENDIMENTO: Atende de segunda a sexta-feira das 08:00 horas até as 17:00 horas (na sala nº 19 do Pronto Socorro do Hospital São Paulo/UNIFESP) - realizado por médicos voluntários, médicos do curso de especialização e médicos e alunos estagiários. São atendidos cerca de 60 pacientes/dia, sendo mais freqüente patologias como dores do sistema musculoesquelético e afecções aguadas como cervicalgia, cervibraquialgia, hérnia de disco, fibromilagia, precordialgia, cefaléia, exaqueca, crises emocionais, cólica menstrual.

 

Ensino

O Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura vem atuando desde o início da formação acadêmica, colocando à disposição atividades no período de graduação e extensão.

  • DISCIPLINA ELETIVA: para alunos do 2º ao 4º anos da Graduação em Medicina da UNIFESP, oferecendo 4 períodos anuais
  • ESTÁGIO PARA ALUNOS DO 6º ANO de Graduação em Medicina da UNIFESP, todas as sextas-feiras das 14:00 as 18:00 horas, ensino teórico-prático
  • ESTÁGIO OPTATIVO PARA ALUNOS de Graduação em Medicina
  • LIGA ACADEMICA de ACUPUNTURA: aulas teóricas e ambulatórios semanais.
  • CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO para Médicos Acupunturistas
  • CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU para Médicos Acupunturistas
  • REUNIÕES CLINICAS semanais no Pronto Atendimento e Ambulatório de Acupuntura da UNIFESP

Pesquisa


Laboratório de Pesquisa Experimental em Acupuntura

O laboratório de Pesquisa Experimental em Acupuntura do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura foi fundado em 1998 e tem sido referência no Brasil, na realização de pesquisas científicas nessa área.

Os principais focos de interesse das pesquisas têm sido investigar os efeitos da acupuntura e da eletroacupuntura, associados ao estudo de parâmetros neurofisiológicos relacionados ao seu mecanismo de ação, em diversas áreas do conhecimento como na atividade gastro-intestinal, distúrbios comportamentais (especialmente depressão e ansiedade) regeneração de tecidos e de nervos periféricos, regeneração do tecido músculo-esquelético e em dependências químicas.

As atividades que vêm sendo realizadas nesse Laboratório de Pesquisa resultaram na realização de várias Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Iniciação Científica, captação de recursos através de bolsas e financiamento concedidos pela FAPESP e CNPq, bem como publicação de diversos artigos originais.

 

 Atividades do Laboratório (um apanhado dos últimos cinco anos) ir para

 

 

 

Rua Borges Lagoa, 783 - 5º andar

Rua Borges Lagoa, 783 - 5º andar

secretaria_acupuntura@unifesp.br

Atualizado em:[an error occurred while processing this directive]

Desenvolvido por SDWeb -DIS/Unifesp