X - LESÕES PSEUDO-TUMORAIS

7 - CISTO ÓSSEO JUSTA-ARTICULAR

Também conhecido como "ganglión intróseo" é uma lesão benigna, cística e freqüentemente multilocular, constituída por tecido fibroso com extensas zonas de degeneração mucóide, que se localiza no osso subcondral, junto a uma articulação.

O cisto ósseo justa-articular é uma lesão freqüente que se apresenta na idade média da vida. Geralmente se localiza na parte inferior da tíbia, junto ao tornozelo, ou no úmero, junto ao ombro. No exame anatomo-patológico evidenciam-se em alguns casos células semelhantes às encontradas na membrana sinovial. No entanto, a continuidade com a cavidade articular é difícil de ser mostrada. É comum o osso circundante apresentar certo grau de esclerose.

A radiografia se apresenta como uma zona osteolítica bem definida com uma zona de esclerose circundante (Fig. 118 A, B e C).

118 A
Figura 118

118 B
Figura 118 B

118 C
Figura 118 C

118 - Aspecto típico de um cisto ósseo justa-articular,
evidenciando-se em (A) radiografia de uma lesão óssea
justa-maleolar medial; em (B) tomografia onde se evidencia
lesão multiloculada e alteração na cartilagem; em (C)
evidencia-se a presença do contraste iodado na lesão cística.
(Gentileza do Prof. Dr. Caio Augusto de Souza Nery).

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

O cisto ósseo justa-articular deve sempre ser incluído no diagnóstico diferencial das lesões císticas epifisárias localizadas na vizinhança de uma articulação. Somente umas poucas lesões, como os condromas e condrossarcomas, os cistos ósseos aneurismáticsos e os condroblastomas podem ocorrer nessa área e geralmente mostram um maior afilamento e expansão das paredes. As lesões cartilaginosas costumam mostrar focos de calcificação.

No entanto, é ainda importante diferenciar o COJA de outras lesões osteolíticas,como por exemplo dos cistos da artrite reumatóide ou da osteo-artrose, incluindo as necroses assépticas.

A sinovite vilonodular pigmentada também pode apresentar uma penetração intra-óssea, sendo o quadril, o tornozelo e o joelho as localizações mais freqüentes. No entanto, em contraste com o COJA, a SVNP costuma acometer ambos lados da articulação.

Última atualização: [an error occurred while processing this directive]

Página anterior