HISTOLOGIA



A maior parte da massa pulmonar está constituída por alvéolos, que normalmente estão repletos de ar. Os brônquios são tubos que levam o ar para o interior dos pulmões e estão revestidos por um epitélio respiratório, abaixo do qual se encontra uma lâmina própria circundada por camada de fibras musculares lisas, e mais perifericamente por placas de cartilagem hialina. Eles por sua vez ramificam-se e formam tubos denominados de bronquíolos. Os bronquíolos aparecem no quinto mês de vida intra-embrionária, e podem proliferar até os oito anos de vida. São muito parecidos com os brônquios, no entanto, caracterizam-se pela ausência de cartilagem. O epitélio, nas porções iniciais, é do tipo cilíndrico ciliado, passando a epitélio cúbico ciliado ou não, na porção final. Comparando-se a espessura da parede dos brônquios com a dos bronquíolos, nota-se que a musculatura bronquiolar é relativamente mais desenvolvida que a brônquica, o que faz com que o espasmo brônquico (asma) seja causado principalmente pela contração a nível bronquiolar. Os bronquíolos ramificam-se e recebem designações de acordo com as características de sua parede (bronquíolos terminais e bronquíolos respiratórios).

Os bronquíolos ramificam-se até que atingem estruturas onde seu epitélio é pavimentoso, sendo então denominados de ductos alveolares. Estes últimos Iniciam a porção respiratória propriamente dita. São condutos longos e tortuosos, que terminam em alvéolos ou sacos alveolares (grupos de alvéolos que se abrem numa câmara comum). A parede dos ductos alveolares é descontínua, e entre a abertura de dois alvéolos ou sacos alveolares, existem fibras colágenas tipo III, elásticas e fibras musculares lisas. As fibras colágenas e elásticas são contínuas com as existentes na parede alveolar (sistema de sustentação).

O conceito de ácino pulmonar é muito utilizado em patologia para definir a extensão do enfisema pulmonar, consiste de um bronquiolo principal mais seus ramos (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos).