ANATOMIA


Os ovários são órgãos pares que, na mulher adulta, apresentam a forma de amêndoa, localizados na cavidade pélvica, lateralmente ao corpo do útero. Estão presos na porção posterior do ligamento largo do útero pelo mesovário, sendo caudais às tubas uterinas. O mesovário é uma dobra da folha posterior do ligamento largo que se prende ao ovário, de tal maneira que o ovário não está envolto e nem revestido por peritônio. O volume ovariano sofre influência hormonal, apresentando volume médio de 4,2 cm3 na puberdade; 9,8 cm3 na menacme e 5,8 cm3 na pós-menopausa. Seus diâmetros na mulher adulta são: 2,5 - 3,0 cm de comprimento; 1,5-3,0 cm de largura e 0,5-1,5 cm de espessura. Pesa de 2 a 3,5 gramas.

O suprimento sangüíneo é duplo, por meio da artéria ovárica (parte abdominal da aorta), que passa pelo ligamento infundibulopélvico, e por um ramo da artéria uterina (ramo da artéria ilíaca interna). Estas duas artérias se anastomosam e nutrem os ovários.

Drenagem sanguínea: as veias emergem do hilo do ovário em forma de plexos (o plexo pampiniforme). A veia ovárica é formada por este plexo, e deixa o hilo em companhia da artéria ovárica; drena para a veia cava inferior.

Nervos: derivados dos plexos hipogástrico ou pélvico e ovárico.


ovario - anatomia

ovario - anatomia

ovario - anatomia