UNIFESP - EPM

Departamento de Informática em Saúde
Universidade Federal de São Paulo
Ministério da Educação

Perguntas Mais Freqüentes - (FAQ)

 

P.01:  

Gostaria de saber porque não é disponibilizado a informação nutricional em relação aos aminoácidos nos alimentos da tabela da USDA, pois utilizo-os em alguns cálculos, ou se existe algum local que posso encontrá-los.

R.01:   No próprio site do USDA você encontrará todos os aminoácidos.
P.02:  

Obrigada pela informação. Mas quando entrei no site da usda: www.usda.gov, não consegui encontrar o local correto. Se possível poderia me informar o endereço exato para verificar os aminoácidos.

R.02:   Acesse: http://www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/
Entre em Search.
P.03:  

Utilizo essa tabela com freqüência, mas surgiu-me uma dúvida: por que a soma das partes é maior que o todo? Tomemos 100 gramas de abacate, por exemplo:

Água..........................74g
Proteínas..................... 2g
Lípides totais (gordura)......15g
Carboidratos, por diferença... 7g
Fibra total dietética......... 5g
Cinzas........................ 1g
A soma desses elementos totaliza 104 gramas. Por que essa diferença de 4 gramas?
R.03:  

Pois é, isso acontece pois há cálculos envolvidos. Os carboidratos por exemplo não são medidos. Há outros parâmetros envolvidos, tipo semente, caroço e casca (osso) os quais são também pesados e removidos através de fórmula... e no final, quando se arredonda, a soma das partes é maior que o todo....
É muito difícil em nutrição termos precisão.

P.04:  

Gostaríamos de saber se é possível disponibilizar alimentos como pastel, esfiha, enfim salgados em geral, assim como doces em geral como brigadeiro, beijinho e outros. Outra coisa que notamos é que frutas nativas e outros itens tipicamente brasileiros como cajá, caju (só tem a castanha), chá-mate, graviola (e outras frutas estapafurdias!?!?), não constam da lista. Onde poderíamos obter essas informações?

R.04:  

Infelizmente, apenas mantemos em português a tabela original e oficial do serviço de agricultura do governo norte-americano. Conseqüentemente não podemos incluir suas sugestões. Entretanto, o IBGE e a USP tem uma tabela que eventualmente pode conter as informações sobre as frutas. Em relação aos alimentos compostos como brigadeiro, pastel e etc. é difícil encontrar uma tabela com dados confiáveis.

P.05:  

Seria possível dizer qual o link direto nesses sites do IBGE e USP que você comentou, que contém essas informações?

R.05:  

Não conheço links, apenas as tabelas em papel. No IBGE eles vendem as Tabelas de Composição de Alimentos 5. ed. 1999. 137 p. ISBN 85-240-0728-1 do ENDEF e na USP se não estou enganado foi uma tese de doutorado em nutrição. Mas também não sei mais detalhes.

P.06:  

Sou médico e trabalho em Belo Horizonte, MG, na área de nutrição. Gostaria de saber como proceder para adquirir o programa para computadores (PC) da tabela de composição dos alimentos. Caso tenham essa informação, favor contactar-me pelo e-mail.

R.06:  

Acesse o link do USDA e faça o download da tabela. Ela está disponível em inglês. Não nos é permitido distribuí-la em português.

P.07:  

Gostaria de saber se voces tem a tabela nutricional de queijos tipo Boursin e Chevré AU Huile e possa forncecer.

R.07:  

Não temos. Só o que dispomos é o conteúdo da tabela americana. Tente no site do USDA na tabela original em inglês.

P.08:  

TRABALHO NA ÁREA DE NUTRIÇÃO NA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA. EU GOSTARIA DE RECEBER, SE POSSÍVEL, A TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS, POIS EU NÃO POSSUO COMPUTADOR E NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA DE QUANDO ESTAREI EM CONTATO COM A INTERNET NOVAMENTE.

R.08:  

Veja a resposta 06.

P.09:  

Não encontrei a composição do própolis (fabricado pelas abelhas). Vocês não teriam, pelo menos, a quantidade proteínas, carboidratos e calorias desse alimento?

R.09:  

Nem a tabela americana dispõe dessa informação. Busquei no Google e encontrei uma página que talvez lhe interesse.
Acesse: www.znaturforsch.com/57c/s57c0530.pdf

P.10:  

Queria saber se consigo obter este banco de dados de vocês. Eu já consegui o do USDA, que baixei do site deles, mas o de vocês já tem o nome dos alimentos traduzido.

R.10:  

Infelizmente não disponibilizamos a tradução da Base de Dados, pois não temos autorização do USDA.

P.11:  

Obrigado pela resposta. Apenas não ficou claro se não têm autorização para disponibilizar a versão traduzida (a versão original é de acesso livre ao público) ou se não dispõem da versão traduzida do banco para disponibilizar.

R.11:  

Na verdade ambos.

P.12:  

Estou utilizando a tabela de componentes químicos para uma dieta de carboidratos. Não estou conseguindo localizar o alimento MAMÃO (a fruta). Já pesquisei como MAMAO sem o acento e também não obtive sucesso. Poderiam me ajudar? Qual a média de carboidratos tem em 100gr de Mamão (a fruta crua)?

R.12:  

Na base de dados americana só existe o mamão papaia.

P.13:  

Buscamos auxílio, não encontramos a tabela nutricional da cana de açúcar e o cado de cana (garapa) na lista, se possível ficariamos agradecidos se pudessem nos ajudar.

R.13:  

Tente a base de dados americana. Entre com a palavra MOLASSES (melado).

P.14:  

Gostaria de saber se existe alguma tabela de composição nutricional de dois doces:
Quindim
Goiabinha
Não encontro em lugar algum!!

R.14:  

Desconhecemos também. As nutricionistas costumam fazer o cálculo usando uma receita, pesando os ingredientes, preparando e pesando o alimento pronto. Algumas preparações perdem e outras ganham água no final. Sugiro conversar com uma nutricionista...

P.15:  

Sou nutricionista e estou calculando o valor nutricional de produtos alimentícios para um supermercado, o qual utiliza rim suíno para fazer um produto. Gostaria de saber o valor nutricional do rim suíno, pois as tabelas nutricionais que consultei não tem este alimento (rim suíno).

R.15:  

Veja a resposta 02.

P.16:  

Gostaria de saber onde encontrar informação nutricional da carne de búfalo, pois tenho procurado em várias tabelas e não tenho resposta ex: IBGE, USDA, USP.

R.16:  

Não sei. Você já procurou numa das maiores bases de dados que existe. Sinto muito não poder ajudar.

P.17:  

Em razão da obrigatoriedade da rotulagem nutricional em alimentos que entrará em vigor no final do mes de julho de 2003, precisamos das informações abaixo relacionadas:
Porção de 100g dos seguintes produtos:
berinjela branca, berinjela conserva, berinjela japonesa, berinjela rajada, jiló, maxixe, pimenta ardida (é o mesmo que malagueta), pimenta doce(americana), pimenta cambuci e batata yakon. A quantidade de: valor calórico (Kcal) , carboidratos (g), proteínas (g), gorduras totais (g), colesterol (mg) , fibras alimentar (g), calcio (mg), ferro (mg) e sódio (mg).
Realizamos pesquisa em várias bibliografias e também entramos em contato com a EMPRAPA e para estes produtos não encontramos as informações necessárias para o completo preenchimento do valor nutricional no rótulo.
Pedimos o favor de nos enviasem estas informações ou locais onde possamos encontra-las.

R.17:  

Tente o link do USDA. É a tabela mais completa que conheço.

P.18:  

Estava pesquisando a tabela de composição quimica dos alimentos no site da Usp, e onde aparece carboidratos da determincados alimentos (cenoura por exemplo) tem uma observação na frente "por diferença" o que significa?
Como faço para adquirir todo este arquivo?

R.18:  

Significa que o valor encontrado foi calculado e não medido.
Entre no site do USDA e faça DOWNLOAD do arquivo original em inglês.

P.19:  

Estou desenvolvendo uma calculadora para informações nutricionais e gostaria de saber de você em que órgão ou site posso obter uma cópia atualizada na base de dados de informações nutricionais em formato MS Access. Desde já agradeço por sua atenção.

R.19:  

Infelizmente não posso ajudá-lo pois desconheço.

P.20:  

Buscando uma tabela de valores nutricionais na internet encontrei vossa pagina. Mas a consulta precisa ser item a item... como preciso desses dados para ajudar na formação para alimentação saudável de adolescentes de periferia, pergunto: haveria como remeter via e-mail toda a tabela, ou ao menos os alimentos mais comuns para comunidades carentes?.

R.20:  

Veja a resposta 06.

P.21:  

Seria possível colocar, ou dispor para mim, se for ocupar muito espaço na página, uma tabela completa dos alimentos e seus nutrientes. Recentemente vi num programa de televisão, um profissional desta escola, da área de nutrição, comentar sobre as diversas tabelas, o que os fabricantes anunciam, divergências, etc... Fiquei imanginando: O que é confiável ? Mas a resposta de você, ao entrar na página, neste setor, já indicou, é a tabela daqueles organismos americanos, USDA e outros.
Por favor, façam um esforço especial para ver se é possível arranjar esta tabela, pode estar em txt, ou excel, daí, eu dou um jeito de recriar no formato de tabela, ou .dbf, .db.
Sei que vocês são pessoas ocupadas já com o trabalho normal de vocês, mas , ... quem sabe... poderiam dar esta mão. Este pedido é para minha esposa que tem interesse por nutrição.

R.21:  

Veja a resposta 06.

P.22:  

É muito boa está página de dados nutricionais,entretanto como estou pesquisando alguns dados acerca da quantidade de colesterol; pude observar que alguns alimentos não estão anexados à lista. Portanto, sugiro o encremento de alimentos como: quibe, rabanada, peixes, frango grelhado, queijo cream cheese, queijo polenguinho, tofu, quindim, brigadeiro, picolés, biscoitos, iogurtes, nescau, panetone, almondega, pudim de leite, doce de leite etc. Espero que esta página cresça em informações úteis para nutricionistas e outros profissionais da área de saúde! Até a próxima visita ao site.

R.22:  

Veja a resposta 04.

P.23:  

Solicitamos informações nutricionais dos seguintes alimentos:
PVT - Proteina Vegetal texturizada (de soja)
Germen de Trigo
Farelo de Trigo
Grato pela atenção que for dispensada.

R.23:  

Veja a resposta 17.

P.24:  

Sou aluna de doutorado da USP e estou precisando saber quais alimentos são ricos em vitamina B12. Alimentos ricos em folato também preciso embora já tenha encontrado alguns.
Não preciso me aprofundar muito neste assunto, somente uma relação é suficiente. Com a relação em mãos, através do seu site posso ver a composição química. Poderia me ajudar?

R.24:  

Sinto não poder ajudar. Encaminhamos sua solicitação a uma nutricionista...

P.25:  

O site de vocês é ótimo. Acessei-o no endereço http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/index.html e não encontrei na tabela a composição de "semente de uva". Tenho lido muito a respeito e gostaria de saber a composição desse alimento.

R.25:  

Infelizmente só há disponível o óleo de semente de uva.

P.26:  

Acabei de conhecer este site e adorei, mas quando fiz a pesquisa da semente de linhaça, que é o tema da minha pós graduação, não foi identificado, nem c/ o nome em inglês "flaxseed", vocês podem me ajudar????

R.26:  

Entre apenas com a palavra flax. Você terá tanto o óleo quanto a própria semente..

P.27:  

Olá!
Estou tentando encontrar uma tabela que contenha teor de pectina das frutas e ph, gostaria de sua ajuda.

R.27:  

Só o que dispomos são as informações da tabela americana, simplificada. Tente a tabela original indicada no link da página.

P.28:  

Sou uma profisional de informatica e saude.
Estou fazendo um trabalho de criacao de um aplicativo para ajudar as pessoas com diabetes, a planejarem sua alimentacao diaria.
Eu tenho usado o banco de daods da USA em ingles, que e distribuido gratuitamente no site deles. Mas os para fazer testes com usuarios, o fato do banco de dados, principalmente o nome dos alimentos, serem visualizados em ingles, dificulta muito.
Atraves da internet, soube que voces tem uma traducao desse mesmo banco de dados em portugues.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu conseguir uma copia desse banco em portugues para usar para os meus testes.
Espero o seu retorno.

R.28:  

Veja resposta 06.

P.29:  

Oi, Tudo bem.
Eu gostaria de receber essa tabela com todos alimentos possíveis.
obrigado.

R.29:  

Veja resposta 06.

P.30:  

bOM DIA
gostaria de rtirar uma duvida
fiz o dowload das tabelas de alimento do ibge e da usda, coloquei a senha exclusiva no meu micro e apos uns 60 dias não funciona mais ? nãoaparece o restante dos alimentos, no entatno quando clico em senha esta correta o que faço ?

R.30:  

Desculpe-me, mas não sei do que você está falando...
Não tenho e nunca consegui fazer download da tabela do IBGE......
Envie-me o URL para testar...

voltar para a Tabela de Alimentosvoltar para a Tabela de Alimentos

Contato: meide@dis.epm.br
[an error occurred while processing this directive]