Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que inclui os Cursos de Mestrado e Doutorado, está vinculado ao Conselho de Pós-Graduação (CPG) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP/EPM. Teve início em 1978, com a criação do Curso de Mestrado em Enfermagem Pediátrica; o segundo curso, na área Enfermagem Obstétrica, iniciou-se em 1980 e o mestrado na área de Enfermagem na Saúde do Adulto, em 1989. O Curso de Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil iniciou-se em 1986 tendo sido transformado em Doutorado em Enfermagem em 1994, com a finalidade de atender melhor às várias áreas da Enfermagem.

 O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFESP tem como finalidade e objetivos:

Formar mestres e doutores capazes de ampliar, consolidar e divulgar a ciência da Enfermagem; 

Promover práticas transformadoras; 

Difundir o ensino e a pesquisa, contribuindo individual e coletivamente em questões de caráter social, político e ético para a melhoria da qualidade do cuidado e da saúde da população. 

Adota por princípio a interdisciplinariedade, integrando saberes que fortaleçam a enfermagem e a saúde.

O Programa oferece uma área de concentração denominada: Fundamentos e Práticas de Enfermagem no Processo Saúde Doença que compreende estudos sobre teorias, conceitos, princípios e instrumentos que, norteiam a implementação de práticas para o cuidado de enfermagem no processo Saúde e Doença nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em âmbito individual e coletivo; na organização e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem; na formação e capacitação de recursos humanos de enfermagem, evidenciando os campos específicos da área de conhecimento que constituem objeto de estudo do programa.

 

Coordenadora: Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Vice-Coordenadora: Maria Angélica Sorgini Peterlini

Ações do documento