UNIFESP - EPM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
CIRURGIA E EXPERIMENTAÇÃO

Departamento de Cirurgia - Universidade Federal de São Paulo

Pós-Graduação em Cirurgia e Experimentação
Disciplinas Obrigatórias -
Pós-Graduação (senso estrito)

01 - Metodologia da pesquisa científica

Plano de Ensino da Disciplina de Metodologia da pesquisa Científica

Professor Responsável: Prof. Dr. Djalma José Fagundes
Curso: Programa de Pós-graduação em Cirurgia e Experimentação.
Público-alvo: alunos de Pós-graduação em Cirurgia e Experimentação.
Carga horária: 40 horas/aula.
Créditos: 5
Regime de aulas: Semestral.

Ementa: A disciplina de metodologia científica do Programa de Pós-graduação em Cirurgia e Experimentação visa: fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento ocidental; estabelecer as relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em Saúde; ampliar as relações entre o pensamento técnico- científico e específico do profissional e professor de cirurgia com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura médica, uma leitura crítica dos artigos selecionados, elaborar um resumo analítico-crítico dos mesmos e arquivar essas informações; possibilitar o discernimento e a capacidade de elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa em seres humanos e animais de experimentação; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; capacitar para realizar um delineamento de pesquisa e elaborar adequadamente um projeto de pesquisa.

Objetivo Geral: fornecer ao aluno conhecimentos teóricos fundamentais em metodologia da pesquisa científica.

Objetivo Específico: possibilitar ao aluno elaborar, de modo sistemático e com rigor metodológico, um projeto de pesquisa em cirurgia experimental.

Justificativa: a confiabilidade dos resultados de uma pesquisa científica, principalmente uma pesquisa experimental, está embasada nos rigores da metodologia aplicada no planejamento e execução da mesma. O domínio da metodologia científica é ponto de partida para a análise e interpretação das informações veiculadas em periódicos e imprescindível no avanço e produção do Conhecimento Científico.

Didática: o conteúdo programático será desenvolvido em dez módulos de quatro horas. Cada módulo terá duas aulas expositivas de cinqüenta minutos seguidas de cinqüenta minutos de discussão com a platéia e o professor orientador. As aulas serão preparadas e apresentadas por grupos de dois alunos escolhidos por sorteio. Além da apresentação oral o aluno deverá fornecer, imediatamente antes da aula, uma sinopse do conteúdo a ser desenvolvido.

Recursos didáticos: caberá aos alunos optar pelo recurso didático a ser utilizado, dando-se preferência a recursos modernos e atuais.

Avaliação: a atividade do aluno será avaliada pela apresentação oral e pelo relatório escrito entregue aos colegas de classe. Os critérios de avaliação incluem a clareza da exposição, o tempo de exposição, a estruturação da aula e o conteúdo buscado na transmissão da exposição. O texto será avaliado na qualidade da apresentação gráfica, conteúdo e referências bibliográficas.

Ao final da disciplina será aplicada uma prova escrita a todos os alunos para avaliação do aprendizado do conteúdo desenvolvido.

Conteúdo Programático:

MÓDULO I - O que é ciência?

1- Conceito e classificação das ciências.
Os tipos de conhecimento.
Intuição, empirismo e racionalidade.
Conhecimento senso-comum (vulgar), empírico, místico, religioso e científico.

2 - A razão e a lógica.
Silogismo,sofisma e falácia.
O conceito de verdade.
O pensamento indutivo e dedutivo.

3- Epistemologia. O modo de pensar.
Racionalismo, positivismo, reducionismo, pensamento cartesiano e dialético-dedutivo.

MÓDULO II - A pesquisa bibliográfica.

4 - Tipos de fontes de pesquisa. Bases de dados reais e virtuais.
A pesquisa em fontes reais (bibliotecas) e virtuais (internet, CD-Rom).

5 - Os descritores em ciências da Saúde (DeCS).
O que são e como usa-los.

6 - Como fazer uma pesquisa bibliográfica.
O uso do livro-texto, CD-ROM, Internet e Bireme.

7 - Fichamento dos dados de uma pesquisa bibliográfica.
Como organizar e arquivar os dados de uma pesquisa bibliográfica.

MÓDULO III - A Leitura.

8 - Conceito e características da leitura.
Tipos de leitura. Leitura prévia, informativa, analítica e crítica.
Tipos de resumo. Resumo informativo, descritivo, analítico, resenha.
Resume, synopsis e abstracts.

9 - Leitura e análise de um artigo científico na área de Saúde.
Exemplos de resumos do artigo escolhido.

MÓDULO IV - O que é pesquisa?

10 - Conceito de pesquisa científica.
Pesquisas: observacional, experimental e não-experimental (quase-experimental).
Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa.
Características da pesquisa observacional.
Tipos de pesquisa observacional em ciências da saúde.

11 - Características da pesquisa experimental.
Tipos de pesquisa experimental em ciências da saúde.
Apresentação de exemplos de pesquisa observacional e experimental em Saúde.

MÓDULO V - A pesquisa em Seres Humanos e em Animais de Experimentação.

12 - A pesquisa es Seres Humanos.
Conceito e preceitos éticos.

13 - O tratado de Helsinque e suas atualizações.
O consentimento esclarecido.

14 - Pesquisa em animais de experimentação.
Conceito e princípios éticos.

15- Modelo animal de doença.
Conceito e principais modelos existentes.

MÓDULO VI - As etapas de uma pesquisa científica.

16 - A escolha do tema e a formulação do problema.
Tema: a justificativa, a relevância, a importância, a oportunidade, o modismo.
Problema: a dúvida, a pergunta.

17 - A construção das hipóteses.
Hipótese: qual é a proposta de solução do problema?
Tipos de hipóteses. As variáveis e suas relações.

18 - As relações entre tema, problema e hipótese.
O referencial teórico e o referencial empírico.

MÓDULO VII - O delineamento da pesquisa I.

19 - A escolha do universo e da amostra da pesquisa.
A caracterização da amostra (Quem? Quando? Onde?)

20 - A formação dos grupos.
Tipos de agrupamentos possíveis.
Grupo estudo, grupo controle, grupo simulado.

MÓDULO VIII - O delineamento da pesquisa II.

21 - Os instrumentos da pesquisa (O que? Como?)
A escolha dos procedimentos e a elaboração dos protocolos.

22 - Os procedimentos pré-operatórios e anestésicos.

23 - Os procedimentos operatórios.

24 - Os procedimentos pós-operatórios.

MÓDULO IX - O delineamento da pesquisa III

25 - Os critérios de avaliação dos dados a serem coletados.
Variáveis qualitativas e quantitativas.

26 - A coleta dos dados pré, intra e pós-operatórios.

27 - A coleta dos dados dos serviços auxiliares.

28 - A documentação da coleta de dados (fotos de operações e peças operatórias, registros de protocolos, fitas de registros de aparelhos, RX, etc.).

MÓDULO X - O Projeto de pesquisa.

29- As finalidades de um projeto de pesquisa.
A estrutura de elaboração de um projeto de pesquisa.
Página de rosto, introdução, objetivos geral e específico, justificativa, metodologia
(métodos), cronograma e orçamento.

30- O projeto- piloto ou pré-teste.
Finalidades do pré-teste.
As alterações do projeto baseadas no pré-teste.

31 - O projeto de pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa.
Adequação a exigências éticas.
Precauções a serem tomadas.

32 - Redação e apresentação de um projeto de pesquisa.

REFERÊNCIAS

  • Alfonson-Goldfarb AM. História da ciência. São Paulo-SP: Ed Brasiliense: 1994
  • Andrade MM. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo-SP: Ed Atlas: 1998
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas. Normas ABNT sobre documentos. Rio de Janeiro: ABNT (Coletânea de Normas): 1989
  • Bastos LR, Paixão L, Fernandes LM, Deluiz N. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro-RJ: Ed LTC-Livros Técnicos e Científicos: 1998
  • Berquó ES, Souza JMP, Gotlieb SLD. Bioestatística. São Paulo-SP: Ed Editora Pedagógica Universitária Ltda.: 19981
  • Campbell DT, Stanley JC. Delineamentos experimentais e quase experimentais de pesquisa.São Paulo-SP. Ed EPU/EDUSP 1979
  • Cotrim G. Fundamentos de filosofia. Ser, saber e fazer. São Paulo-SP: Ed Saraiva: 1997
  • Doria Filho U. Estatística para simples mortais. São Paulo-SP: Ed Negócio: 1999
  • Eco U. Como se faz uma tese. São Paulo-SP: Ed Perspectiva S.A: 1989
  • Fletcher HR, Fletcher SW, Wagner EH. Epidemiologia clínica: elementos essenciais.
  • Porto Alegre-RS: Ed Artes Médicas: 1996
  • Florido J. História da filosofia. São Paulo: Ed Nova Cultural Ltda: 1999
  • Hessen J. Teoria do Conhecimento. São Paulo-SP. Ed Martins Fontes: 1999
  • Jupiassú H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro_RJ: Ed imago: 1981
  • Jupiassú H. A revolução científica moderna. De Galileo a Newton. São Paulo-SP: Ed Letras & Letras: 1997
  • Köche JC. Fundamentos de Metodologia Científica. Teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis-RJ: Ed Vozes: 1997
  • Kumar V, Cotran RS, Robbins SL. Patologia básica. Rio de Janeiro-RJ: Ed Guanabara Koogan: 1994
  • Lane JC. O processo de ensino e aprendizagem em medicina. São Paulo-SP: Ed Fundo Editorial BYK: 2000
  • Ronan CA. História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro-RJ: Ed Jorge Zahar: 1997
  • Ruiz JA. Metodologia Científica.Guia para eficiência nos estudos. São Paulo; Ed Atlas : 1990
  • Levin J. Estatística aplicada a ciências Humanas. São Paulo-SP: Ed Harbra: 1987
  • Lungarzo C. O que é ciência. São Paulo-SP: Ed Brasiliense: 1997
  • Salomon DV. Como fazer uma monografia. Elementos de metodologia do trabalho científico.São Paulo-SP: Ed Interlivros: 1977
  • Severino, A J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo-SP: Ed Cortez:1996
  • Souza, MSL. Guia para redação e apresentação de teses. Belo Horizonte-MG: Ed Coopemed: 1997
  • Oliveira SL. Tratado de metodologia científica. São Paulo-SP: Ed Pioneira: 1997
  • Vieira S, Hossne WS. A ética e a metodologia. São Paulo-SP: Ed Pioneira :1998

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