Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do ICT-UNIFESP tem como objetivo propiciar aos seus alunos uma formação sólida dentro da área, qualificando-os à docência, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Aproveitando a atuação variada do corpo docente da computação e a região de inserção dos cursos de Mestrado e Doutorado, o aluno terá a oportunidade de adquirir conhecimentos em subáreas diversas, com visíveis possibilidades de aplicação em diferentes domínios e de transferência tecnológica para o setor produtivo. Sendo assim, as finalidades principais do curso são:

  1. promover o desenvolvimento de estudos sistemáticos e pesquisa avançada na computação, possivelmente aplicados a domínios específicos e com potencial de transferência tecnológica;
  2. promover a formação científica aprofundada e diversificada de professores, pesquisadores e especialistas;
  3. estimular a produção científica de trabalhos resultantes das dissertações e teses.

 

Os egressos do programa serão capazes de realizar atividades no âmbito da pesquisa e ensino na área de computação, e também no mercado de trabalho especializado. Ao contrário dos egressos de outros cursos da região, os quais focam principalmente em aplicações aeroespaciais, a formação dada neste programa possibilitará ao profissional atuar em uma gama diversa de domínios (por exemplo, na área de Energia e Biotecnologia). A ideia é incutir nos egressos a necessidade de transferência tecnológica dos conhecimentos obtidos para a indústria, e também o empreendedorismo. Isso será facilitado pelo entorno da Universidade - por exemplo, pelo Parque Tecnológico - onde estão instaladas empresas com aplicações de alta tecnologia.

Os títulos de mestrado e doutorado possibilitarão uma inserção mais preparada do profissional na indústria e na academia. De maneira geral, o mestrado também visa preparar o aluno para o doutorado, mas não constitui requisito indispensável para esse grau.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse