Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada da Unifesp dedica-se a pesquisa, teórica ou aplicada, em que predomina o emprego do conhecimento matemático na busca de soluções de problemas práticos em diversas áreas do conhecimento..

O Mestrado em Matemática Aplicada visa formar profissionais com sólida formação matemática e habilitados a trabalhar em diversos ramos onde se requer o uso da matemática. 

O Programa possui duas linhas de pesquisa: 

  • Análise e Aplicações: se ocupa do estudo das propriedades matemáticas e da resolução de modelos envolvendo Análise Matemática e Equações Diferenciais, bem como do estudo teórico e aplicações de algoritmos para a resolução de problemas reais modelados por problemas de minimização/maximização;
  • Álgebra e Aplicações: se ocupa do estudo teórico e de problemas e aplicações envolvendo Estruturas Algébricas e Teoria dos Números.

Dentre os temas de interesse em pesquisa detacam-se: 

  Análise e Aplicações   Álgebra e Aplicações
  Análise funcional   Álgebras de Lie
  Análise numérica   Álgebras não comutativas
  Dinâmica orbital   Bases computacionais
  Equações Diferenciais   Códigos e reticulados
  Otimização   Combinatória
  Polinômios ortogonais   Teoria dos Números

 

O corpo docente conta com a participação de professores dos campi de São José dos Campos, de Diadema e de São Paulo da Unifesp, do ITA, da USP e da Unicamp.

O Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada da Unifesp orienta-se pelos seguintes objetivos:

  • Formar e aprimorar profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento matemático para a atuação em ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas do sistema universitário nacional.
  • Colocar o aluno em contato com diferentes aspectos da Matemática, fornecendo-lhe cultura matemática suficiente ao ponto de habilitá-lo a aplicar seus conhecimentos em problemas e pesquisas que requeiram aplicações da Matemática a problemas teóricos ou práticos.
  • Fortalecer os vínculos com instituições de pesquisa da região (por exemplo, INPE e ITA), que podem oferecer bons alunos para o programa, e com empresas próximas, de forte inclinação científica, como EMBRAER, Petrobrás e VALE, que podem oferecer problemas relevantes de pesquisa, resultando em projetos e parcerias.

Espera-se que o profissional formado tenha o seguinte perfil:

 

  • Aptidão para ministrar disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, podendo atuar em universidades da região ou em outras instituições de ensino nacionais.
  • Capacitação para pleitear uma formação em nível de doutorado em Matemática, Matemática Aplicada ou áreas afins.
  • Maturidade e independência para exercer atividades profissionais que requeiram matemática aplicada a problemas científicos ou técnicos.

As atividades do grupo envolvem seminários semanais abertos a toda a comunidade, cursos de extensão para professores de matemática do ensino médio, cursos de verão e o PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática). Diversos projetos de pesquisa são desenvolvidos.

 

 

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse