Apresentação do Curso de Engenharia de Materiais

O curso de Engenharia de Materiais do ICT – UNIFESP é um curso sem ênfase, ou seja, é um curso de caráter generalista que tem como objetivo a formação de Engenheiros aptos a atuar em atividades de pesquisa, de desenvolvimento, de produção e de aplicação de materiais das três classes básicas: metais, cerâmicas e polímeros.

O curso tem uma característica muito peculiar que se origina do fato de ser uma opção de complementação de formação profissional após o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT). Isto garante ao egresso do curso de Engenharia de Materiais do ICT uma forte base em matemática, informática e ciências naturais, além de uma formação mais humanista, crítica e reflexiva. O caráter multi e interdisciplinar do BCT é totalmente aderente ao curso de Engenharia de Materiais que, pela sua concepção, consiste em uma área de conhecimento também multi e interdisciplinar e que envolve conhecimentos da química, da física e das engenharias. Além disso, a possibilidade do aluno cursar já durante o BCT as disciplinas profissionalizantes ou de formação básica em Engenharia, e também algumas disciplinas específicas da área de Ciência e Engenharia de Materiais, resguardados os pré-requisitos necessários, permite uma maior integração entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes bem como uma maior valorização das disciplinas básicas.

Além da forte formação básica, o egresso do curso de Engenharia de Materiais do ICT-UNIFESP deverá estar habilitado a desenvolver todas as atividades inerentes ao Engenheiro de Materiais em qualquer uma das grandes áreas. Desta forma, grande importância é dada também à formação técnico-científica e tecnológica do Engenheiro de Materiais, que vem refletida na matriz curricular com disciplinas específicas que abordam as correlações entre composição, estrutura, propriedade, processamento e aplicação dos diferentes materiais, além de disciplinas das áreas de conhecimento em economia, administração, gerenciamento e análise da conjuntura econômica, política e social.

 

Projeto pedagógico do curso