Colação de Grau

PROCEDIMENTOS

Os prováveis formandos devem:

1º) Realizar a conferência do histórico escolar, pois somente poderá colar grau o estudante que, no prazo determinado para integralização do curso, quer mínimo ou máximo, tiver concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e carga horária total prevista na estrutura curricular do curso sem nenhuma pendência acadêmica. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a coordenação de curso;

2º) Estar em situação regular perante o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - http://portal.inep.gov.br/enade);

Obs.: Estudante do BCT não precisa se preocupar com o ENADE, pois os Bacharelados Interdisciplinares não fazem.

3º) Verificar se possui pendências com a Biblioteca do campus e regularizá-las.

LISTA DE FORMANDOS

A tabela a seguir apresenta a lista de formandos por semestre:

Ano/Semestre Prováveis Formandos Formandos Final
2019/2 18/12/2019 10/01/2020

COLAÇÃO DE GRAU

A Colação de Grau é o ato oficial, de caráter obrigatório e público, no qual os concluintes dos cursos de graduação são diplomados, de acordo com Art. 53, inciso VI, da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Em nenhuma hipótese haverá dispensa da Colação de Grau, visto ser a cerimônia imprescindível para a conclusão do curso e para a emissão do diploma.

A cerimônia de colação de grau seguirá as normas da Portaria Prograd Nº 5 de 16 agosto de 2017, a qual estabelece normas referentes às solenidades Oficiais de Colação de Grau dos estudantes concluintes dos Cursos de Graduação da Unifesp.

Data da Colação de Grau Formandos 2019/2: 11/03/2020

Local: Auditório 01 do Parque Tecnológico (Avenida Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo CEP: 12247-016 São José dos Campos - SP - Brasil)

Horário: Início da cerimônia19h (chegar com 1h de antecedência)

ATENÇÃO: Caso o formando não possa participar da colação de grau oficial por algum motivo deverá tomar conhecimento das situações excepcionais mencionadas na seção seguinte e realizar os procedimentos conforme instruções.

COLAÇÃO DE GRAU POR PROCURAÇÃO

A colação de grau por procuração deverá ser utilizada em casos excepcionais, quando o formando não puder estar presente no dia da solenidade.

Procedimentos:

1º) Enviar e-mail à Divisão de Assuntos Educacionais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para avisar que irá colar grau por procuração (no e-mail, informar nome completo e curso).

2º) Constituir um procurador (maior de 18 anos) com fins específicos para representá-lo na Colação de Grau, por meio de procuração simples com firma reconhecida em cartório (modelo de procuração);

3º) Deverão ser entregues no dia da solenidade: procuração original (será retida) + 1 (uma) cópia de documento de identificação oficial com foto do formando + 1 (uma) cópia de documento de identificação oficial com foto do procurador, acompanhada do documento original para conferência;

4º) O procurador deve chegar no horário estipulado aos formandos e participar do evento igualmente aos demais.

COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA

De acordo com orientação da ProGrad, poderá solicitar Colação de Grau extraordinária o formando que, tendo concluído as exigências para a integralização do curso, se enquadrar em uma das seguintes situações:

1 - Nomeação em concurso público, com nome devidamente publicado em Diário Oficial, quando a data da posse anteceder a data a Colação de Grau ordinária;

2 - Aprovação em programa de pós-graduação, com nome publicado em documento oficial, quando a data da matrícula no programa anteceder a data da Colação Ordinária.

Para solicitar a Colação de Grau extraordinária, o interessado deverá entrar em contato com o coordenador(a) de seu curso, e posteriormente entregar a solicitação (modelo) e justificativa, anexando cópias dos documentos que comprovem seu enquadramento nas situações acima na Secretaria Acadêmica (Pq Tecnológico).

Ressaltamos que a data da Colação Extraordinária será agendada pela ProGrad (SP) de acordo com a viabilidade dos trabalhos que a envolvem.

A convocação para participar da colação de grau extraordinária será enviada ao e-mail cadastrado na carta de solicitação.