Apresentação

A Engenharia Biomédica é uma profissão na qual técnicas das ciências exatas são aplicadas nas áreas das ciências biológicas e na Saúde. A formação de engenheiros biomédicos é relativamente nova no Brasil e está regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) na grande área de Engenharia Elétrica. Apesar de novo, o curso de graduação em Engenharia Biomédica (EB) está fundamentado em dois cursos superiores bem antigos no Brasil e no mundo, a Engenharia e a Medicina.

O curso de EB oferecido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) conta com a larga tradição de excelência da UNIFESP na área Médica e de Saúde, e com a vantagem de estar localizado em São José dos Campos a qual constitui um dos maiores pólos nacionais em tecnologia e engenharia.

Pela sua natureza, a Engenharia Biomédica do ICT é multidisciplinar e engloba sub-áreas como a bioinstrumentação, bio-imagens, biomecânica, biomateriais, bioengenharia, biotecnologia e engenharia hospitalar. O ICT conta com professores especializados nestas diferentes sub-áreas da EB, além de docentes das áreas de ciências básicas como Biologia, Química, Matemática e Computação. Desta forma, em consonância com estes fatos, o objetivo do curso de EB do ICT é formar profissionais capacitados e especializados na aplicação de técnicas de Engenharia e das Ciências Exatas para solucionar problemas das áreas das Ciências Médicas, Biológicas e de Saúde.

Coordenação:

Coordenadora: Profa. Dra. Karina Rabello Casali (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vice-coordenador: Prof. Dr. Matheus Cardoso Moraes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse