COMISSÃO DE COOPERAÇÃO ICT-SPDM

Cooperação ICT-UNIFESP / SPDM SJC

Com o intuito de juntar esforços voltados para o ensino, pesquisa, inovação e extensão, o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP (ICT-UNIFESP) e o Hospital Municipal de São José dos Campos (SPDM-SJC), estão realizando cooperação técnica-científica, viabilizada pela execução das seguintes ações:

  • Nomeação de uma Comissão Interdisciplinar envolvendo docentes do ICT-UNIFESP e profissionais da área da saúde do SPDM-SJC
  • Supervisão de Estágios curriculares e extracurriculares de alunos do ICT-UNIFESP no SPDM-SJC
  • Coordenação  e execução de projetos de pesquisa, inovação e extensão de interesse comum às instituições

Projetos em Andamento

Título do projeto

Integrantes SPDM

Integrantes UNIFESP Local de realização Área de pesquisa Objetivo
Avaliação quantitativa de dor através da análise de variabilidade da frequência cardíaca em pacientes pós-cirúrgicos. Dr. Octávio Hypólito; Dra. Susana Abe Miyahira; Bruno Maciel da Silva (Residente) Profa. Dra. Karina Casali; Prof. Dr. Henrique Amorim; Catharina Scassola (Mestranda Eng. Biomédica); Eugênia Lopes  (Mestranda Eng. Biomédica Hospital Municipal/ICT-UNIFESP Processamento sinais biológicos; Anestesiologia/dor Propor uma medida quantitativa para a intensidade de dor baseando-se na variabilidade da frequência cardíaca de pacientes pós-operatórios.
Estudo dos efeitos clínicos e bioquímicos da estimulação vagal em pacientes com dor crônica Dr. Octávio Hypólito; Dra. Susana Abe Miyahira Profa. Dra. Karina Casali; Prof. Dr. Henrique Amorim; Catharina Scassola (Mestranda Eng. Biomédica); Eugênia Lopes  (Mestranda Eng. Biomédica Hospital Municipal/ICT-UNIFESP Processamento sinais biológicos; Dor Avaliar o efeito sob o quadro clínico e marcadores bioquímicos da estimulação vagal como forma de interveção coadjuvante no tratamento da dor crônica.
Redução da exposição aos riscos de hemorragia peri-intraventricular em recém nascidos prematuros e redução de investimento em equipamentos com mudança do processo e equipamento de pesagem Dra. Lin Hung Hua Prof. Dr. Luiz Galvão; Prof. Dr. Tiago Oliveira; Prof. Dr. Mateus Urban; Dra. Lin Hung Hua (Mestranda Inovação Tecnológica) Hospital Municipal/ICT-UNIFESP Sistemas Embarcados; Pediatria/Neonatologia Desenvolver um equipamento que possibilite modificar o processo de pesagem com menor custo de investimento, contendo um software que forneça dados para apoio à decisão no manejo e tratamento desses pacientes, reduzindo a exposição a fatores de risco para hemorragia e sequelas neurológicas.
Métodos de processamento de imagens para quantificação de Lesões mamárias Dr. Murilo Fernandes da Silva Prof. Dr. Matheus Moraes AME/ICT-UNIFESP Processamento de Imagens Médicas; Ginecologia e Obstetrícia Investigar e criar métodos de processamento de imagens médicas, os quais possibilitem detecção, quantificação e classificação de lesões mamárias em mamografia.
Animação de Modelo Tridimensional do Coração Baseado na Interpretação de Sinais de Eletrocardiograma e Dados de Imagens de Ecocardiograma. Dra. Georgia Correa Silva Profa. Dra. Regina Célia Coelho; Prof. Dr. Carlos Marcelo Gurjão de Godoy AME/ICT-UNIFESP Processamento de Imagens Médicas; Cardiologia *Desenvolvimento de um software de simulação tridimensional do coração tendo como base a interpretação do sinal de ECG e imagens de ecocardiograma.
Métodos de processamento de imagens para quantificação de Osteoporose usando Raio-x Dr. Luciano Guedes; Dr. Murilo Fernandes da Silva; Dr. Raphael Kallaur Prof. Dr. Matheus Moraes; Profa. Dra. Regina Célia Coelho Hospital Municipal/AME/ICT-UNIFESP Processamento de Imagens Médicas; Ortopedia Investigar e criar métodos de processamento de imagens médicas, os quais ampliem as investigações quantitativas de osteoporose usando imagens de raio-x.
Métodos de segmentação em Tomografia para substituição de necessidade de contraste. Dr. Danilo Stanzani; Dr. Fernando Fonseca Prof. Dr. Matheus Moraes; Profa. Dra. Regina Célia Coelho Hospital Municipal/CT-UNIFESP Processamento de Imagens Médicas; Cirurgia Geral Investigar e criar métodos de segmentação tomográfica, os quais possibilitem detecção, quantificação de áreas que, inicialmente, só poderiam ser detectadas com auxilio de contrastes.
Avaliação da recuperação das úlceras por pressão por uso de hemocomponentes Dr. Danilo Stanzani; Gabriel Lima Villas-Bôas (residente Cirurgia) Profa. Dra. Regina Célia Coelho Hospital Municipal/CT-UNIFESP Processamento de Imagens Médicas; Cirurgia Geral Avaliar a recuperação das úlceras por pressão com utilização de métodos de processamento de imagens aplicados a imagens fotográficas obtidas após a utilização local de hemocomponentes.
HIP3D – Uma órtese inovadora produzida por manufatura aditiva para o tratamento de displasia do desenvolvimento do quadril infantil Dra. Ellen Goiano; residente a definir Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel; Profa. Dra. Maraisa Gonçalves; Natália Aurora dos Santos (Mestranda Inovação Tecnológica); Letícia Teixeira da Silva (Iniciação Científica BCT-UNIFESP) Hospital Municipal/CT-UNIFESP Tecnologia Assistiva/ Ortopedia Desenvolver uma metodologia para modelagem 3D e produção, por manufatura aditiva, de uma órtese de quadril infantil personalizada em material polimérico para tratamento de DDQ.
Indicador de processos - Gestão Leonara Vieira Prof. Dr. Mateus Urban; Rebecca AME/ICT-UNIFESP Engenharia Clínica/Administração Hospitalar

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse