Liga Acadêmica do Trauma da EPM/Unifesp comemora 20 anos em simpósio

No último sábado (19/8), a Liga Acadêmica do Trauma (LAT) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) promoveu um simpósio em comemoração aos seus 20 anos. O evento, além de reunir diversos profissionais da área, possibilitou o encontro de atuais e antigos membros da liga.

Fundada em 1997, a LAT, vinculada aos departamentos de Cirurgia e de Cultura Científica da EPM/Unifesp, é uma das mais tradicionais ligas acadêmicas da instituição. Além de proporcionar atividades teóricas e práticas para aprofundar o conhecimento de seus membros sobre a temática de trauma, promove o desenvolvimento e a difusão de pesquisas em Traumatologia, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes da EPM.

Atualmente, a Liga Acadêmica do Trauma conta com 52 membros, sendo alunos do 2 ao 5º ano do curso de Medicina. Em 2016, o Prof. Ramiro Colleoni Neto tornou-se preceptor da LAT, tendo, ao seu lado, o Dr. Diego Adão Fanti Silva como supervisor, além do Dr. Orlando Rondon Zotti e o Dr. Alexandre Borgheresi como colaboradores. A diretoria é composta pelos acadêmicos Priscila Gadelha Cazolari (presidente), Ronara Gomes Pavoni (vice-presidente/tesoureira), Camila Bianchi Matiuzzi (secretária), Mariana Sayuri Honma Beltrão (patrocínio), Tiago Cabredo Dantas e Carlos Alberto Castro Teixeira Júnior (científico).

O Simpósio de 20 anos da Liga Acadêmica do Trauma contou com a presença da reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e da diretora da EPM, Emília Sato, como também cirurgiões renomados e ex-membros e diretores da LAT. A programação do evento foi composta por uma apresentação sobre a história da liga, realizada pela Profª. Simone de Campos Vieira Abib – preceptora desde a fundação até o ano de 2015 –, e por uma série de palestras sobre temas atuais relacionados à Traumatologia. Ao final, foram realizadas homenagens aos principais colaboradores da LAT durantes estas duas décadas.

O simpósio recebeu apoio da farmacêutica EMS, da Sodiê Doces (Brooklin - Campo Belo) e do Departamento de Cirurgia (Disciplinas de Gastroenterologia Cirúrgica, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental).