Unidade de Santo Amaro recebe secretário do Verde e do Meio Ambiente

O encontro ratificou a importância da parceria entre o Campus São Paulo e a Prefeitura

Por Loane Carvalho e Jair Marolla

A Unidade Avançada de Extensão Universitária Santo Amaro, unidade do Campus São Paulo (CSP/Unifesp), recebeu o secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini.

O encontro do dia 19 de abril contou com a presença de representantes das Coordenadorias de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e de Educação Ambiental (CEA); do Centro de Convivência e Cooperativa Santo Amaro (Cecco – Unidade de Atendimento à Saúde Mental); da Diretoria do Campus São Paulo e os responsáveis pelo Departamento de Infraestrutura, Divisão de Serviços Gerais e Seção de Segurança, ambos do CSP; Coordenadorias da Unidade de Santo Amaro, entre outros convidados.

 

20170419 150521 1

O secretário (camisa branca) acompanhou atentamente as apresentações e ficou entusiasmado com os projetos da Unidade de Santo Amaro

 

A trajetória profissional e o comprometimento do vereador Natalini com a vida pública nas áreas de saúde e meio ambiente foram apresentados por Rosana Puccini, diretora do CSP.

Através da breve exposição realizada pela coordenadora acadêmica, Vânia D’Almeida, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Avançada de Extensão Universitária Santo Amaro, que por meio de seu compromisso com a missão do ensino, pesquisa e extensão busca a aproximação entre a Universidade e a comunidade do entorno e região, proporcionando e possibilitando mudanças positivas e significativas no estilo de vida das pessoas.

As atividades promovidas no ano de 2016, os resultados alcançados, o fortalecimento e estreitamento das relações entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das Secretarias dos Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Saúde e do Verde e do Meio Ambiente, também fizeram parte da abordagem da coordenadora.

Dando continuidade aos trabalhos, o engenheiro agrônomo da Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Sul 2 (Prefeitura Regional Sul), Carlos Alberto da Silva Filho, apresentou o histórico do Curso de Introdução ao Cultivo de Hortas e a Segurança Alimentar e Nutricional, curso oferecido na Unidade de Santo Amaro e do qual é professor e coordenador.

A apresentação de Carlos Alberto trouxe o projeto de implantação de um Centro de Referência para Biodiversidade e Segurança Alimentar e Nutricional, que proporcionará o desenvolvimento de cursos e materiais didáticos nas áreas de agricultura e arborização urbanas; interação fauna e flora; jardinagem e paisagismo. Ao término, comentou sobre as dificuldades orçamentárias e dos esforços despendidos para a materialização do projeto, como por exemplo: o trabalho prático do curso de jardineiro na implantação e manutenção dos jardins da Unidade.

Comprometimento e parceria

O secretário Natalini ficou bastante entusiasmado com todos os projetos desenvolvidos e se prontificou a apoiar as iniciativas, incluindo as necessárias ações para melhora da segurança no bairro e na Unidade. Colocou, ainda, que recentemente foi criada a TV da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e, segundo Natalini, os trabalhos de parceria entre as duas instituições devem ser divulgados e para isso solicitará matéria com entrevistas e filmagens de modo a corroborar com a publicação dos trabalhos em redes sociais, de forma que os projetos e cursos sejam conhecidos e ainda possibilitem a captação de recursos e parcerias com o setor privado.

Profa. Rosana agradeceu o comprometimento do secretário e ainda ratificou que a Unifesp está disposta a estreitar ainda mais os laços com a Prefeitura de São Paulo, através de suas secretarias e em especial a do Verde e Meio Ambiente, apoiando e disponibilizando a unidade, infraestrutura, bem como docentes e técnicos que podem desenvolver ações na área da saúde, com vistas a manter e expandir os cursos e programas em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Determinou que fossem levantadas as situações dos trâmites dos processos de Termos de Cooperação entre as duas instituições e que fosse dada prioridade para a finalização da documentação exigida pela Coordenadoria de Convênios da Unifesp, bem como Procuradoria Federal.

Ao final do encontro, os presentes caminharam pela Unidade de Santo Amaro. Foram apresentados os locais que serão cenários dos cursos práticos e seus aparelhos, a área do talude e suas fragilidades, e o espaço onde já estão plantadas as espécies de árvores frutíferas da Mata Atlântica.

20170419 155328 20170419 155905

Participantes do encontro e o secretário Natalini (ao centro; foto à esq.) durante caminhada; clique na imagem para ampliar

 

(*)Créditos das fotos: Jair Marolla

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse