Unifesp é convidada para reunião da Comissão da Saúde da Câmara Municipal de São Paulo

Situação do hospital universitário da instituição foi tema do encontro

 

comissao

 

Na quarta-feira (20/9), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representada pela reitora Soraya Smaili e pela vice-presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo (HSP/HU) Janine Schirmer, integrou a última reunião da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, pertencente à Câmara Municipal de São Paulo, para discutir a atual situação do hospital universitário da instituição.

Soraya apresentou a história da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp e a relação do Hospital São Paulo com a instituição, um hospital universitário referência e de excelência na assistência à saúde do munícipio de São Paulo, responsável pela formação acadêmica dos estudantes e pelo desenvolvimento de pesquisas científicas de ponta. A reitora reforçou o caráter universitário do HSP/HU/Unifesp e destacou a importância dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para o seu funcionamento e do qual faz parte desde 2010.

A reitora falou ainda sobre a situação do hospital, cujo atendimento restringiu-se significativamente desde março deste ano. Soraya pontuou que a Unifesp, atualmente, continua em tratativas com instâncias governamentais, buscando soluções para a retomada das atividades do Hospital São Paulol. Destacou, dentre as ações, a negociação dos recursos com a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e também a discussão de um convênio, que está em fase final, com a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo, relacionado às atividades do Pronto-Socorro.

Soraya agradeceu o convite da Comissão da Saúde e frisou a importância de contextualizar o cenário atual do maior hospital universitário do Brasil e o quão esta instituição é fundamental para o atendimento do cidadão paulistano.

A Comissão da Saúde comprometeu-se em elaborar e aprovar, em plenário, uma moção de apoio ao HSP/HU/Unifesp e propor uma dotação orçamentária da comissão destinada ao hospital.

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, formada por sete vereadores de São Paulo, coloca em discussão temas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, segurança do trabalho e saúde do trabalhador, programas de proteção ao idoso, à mulher, à criança, ao adolescente e aos portadores de deficiência, entre outros assuntos.

Estavam presentes a vereadora Juliana Cardoso (PT/SP), Noemi Nonato (PR/SP) e Sâmia Bomfim (PSOL/SP).


*Foto e informações Câmara Municipal de São Paulo

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse