Prêmio FCW 2015 é concedido ao Prof. Dr. Rubens Belfort Junior

A Diretoria da Escola Paulista de Medicina parabeniza o Prof. Dr. Rubens Belfort Junior, Professor Titular do Departamento de Oftalmologia da EPM-UNIFESP, laureado com o Prêmio Fundação Conrado Wessel 2015 na área de Medicina pela trajetória de dedicação ao ensino, à pesquisa e pelas contribuições inovadoras para a sociedade brasileira no campo da Oftalmologia.

Graduado pela EPM em 1970, o Professor Belfort Junior, entre 1976 e 1985, fez um mestrado e defendeu dois doutorados (Oftalmologia pela UFMG e Imunologia pela EPM), cuja pesquisa sobre toxoplasmose ocular mudou o conhecimento sobre a patologia no âmbito acadêmico nacional e internacional. Além disso, foi atuante, desde os tempos da graduação, em trabalhos sociais relacionados às comunidades indígenas amazônicas, realizando mutirões para tratamento de catarata e diabetes ocular, assim como organizou expedições com esse fim por todo o país, chegando a atender, em um mesmo dia 8 mil pacientes, com auxílio de uma equipe de 100 profissionais e os melhores equipamentos e recursos disponíveis.

Unanimidade entre os pesquisadores da área da Oftalmologia, o Professor Belfort Junior é conhecido pela sua liderança, conhecimento científico e ética médica em prol de ações de transformação social. Aos 70 anos, trabalha para entender como o zika vírus afeta o sistema ocular e anseia, com a colaboração dos pesquisadores mais jovens, aprender com o novo para compor resultados expressivos no desenvolvimento, sobretudo social, da Medicina.