Moção de Apoio à Profa. Dra. Helena B. Nader

A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) vem a público se solidarizar com a Profa. Dra. Helena B. Nader e repudiar as acusações e agressões verbais a ela dirigidas durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que se realiza em Porto Seguro (BA).

Em sua longa carreira acadêmica a Profa. Dra. Helena B. Nader sempre se distinguiu pela defesa intransigente da universidade pública e gratuita de qualidade e pelo desenvolvimento da ciência brasileira.

A sua atuação como docente da UNIFESP, nos órgãos de fomento à pesquisa e frente a diretoria da SBPC dão testemunho destes ideais. Permitir ou se utilizar de disputas político partidárias para atacar a reputação e a integridade pessoal são atitudes incompatíveis com os ideais acadêmicos e democráticos.

A Escola Paulista de Medicina solidariza com a Profa. Dra. Helena B. Nader com a certeza que episódios lamentáveis como este não serão suficientes para esmorecer a sua luta em prol da universidade e a ciências brasileiras.

Profa. Dra. Emilia I. Sato

Diretora