Laboratório de Patologia da EPM disponibiliza imagens digitais ao público

Lâminas digitalizadas contendo preparados histológicos podem ser analisadas sem que seja necessária a utilização de um microscópio

 

Aterosclerose.jpg

O Laboratório Multiusuário de Patologia Molecular foi instalado no Subsolo do Edifício Lemos Torres. Dentre suas atividades, foi contemplada a instalação de um setor de imagens, que permite a digitalização de lâminas contendo preparados histológicos que tenham sido corados por técnicas histoquímicas e imuno-histoquímicas, bem como por imunofluorescência direta.

Estes equipamentos foram adquiridos com verbas da RTI-FAPESP institucional e CT-INFRA da FINEP, e agora começam a ser disponibilizados para a comunidade na forma de acesso remoto.

O sistema utilizado é o Aperio, que permite tanto a utilização como ferramenta didática, quanto para pesquisas, pois há programas de análise de imagem para quantificação e medidas morfométricas, tanto em cortes convencionais quanto em matrizes teciduais (TMA).

Ao acessar as imagens, é possível navegar por todo o corte, observar em diversas magnificações, e inclusive obter imagens em vários formatos para apresentações didáticas.

Nesta primeira fase, foram digitalizadas as lâminas utilizadas para aulas práticas do curso de Patologia Geral do Departamento de Patologia, num total de 48. Estes arquivos digitalizados pode ser acessado através da rede UNIFESP. Desta forma, é possível estudar os preparados histológicos em casa, por exemplo, sem que seja necessária a utilização de um microscópio.

Facilitando a trocar experiências entre patologistas, na forma de consultas a especialistas, fazer cursos à distância ou presenciais, utilizando suas ferramentas, guardar imagens de casos específicos cujos preparados são retirados do Departamento para segunda opinião, preservando-as para eventuais questionamentos diagnósticos ou jurídicos.

A utilização desta ferramenta pode se constituir em um grande avanço no ensino, na pesquisa e na prática diagnóstica diária.

 

As imagens podem ser acessadas através da rede UNIFESP:

Acesso à rede: http://patologiaimagens.unifesp.br/

Usuário: patologia

Senha: dpatologia

   

Prof. Dr. Gilles Landman
Chefe da Disciplina de Patologia Investigativa
Coordenador de Pós-Graduação em Patologia
Departamento de Patologia

*IMAGEM: Aterosclerose