Cerimônia de abertura da Semana dos Calouros no Campus São Paulo

A programação contou com trote solidário, palestras acadêmicas, entre outras atividades

Por: Renato Conte

plateia calouros 2019 1

A manhã da segunda-feira (25/02) com o Teatro Marcos Lindenberg lotado, aconteceu a cerimônia de abertura da Semana dos Calouros 2019 no Campus São Paulo, que reuniu os aprovados nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Informática em Saúde, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia Oftálmica. A recepção ocorreu no período de 25 a 01 de março.

A Semana é promovida pelos estudantes veteranos, Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto (AAAPB), Centro Acadêmico Pereira Barreto (CAPB), Centro Acadêmico de Fonoaudiologia (CAF), Centro Acadêmico Ana Cristina Passarella Brêtas (CAAB), Centro Acadêmico Leal Prado (CALP), Departamento de Cultura Científica (DCC), Centro Acadêmico de Tecnologias em Saúde (CATS) e apoio do Núcleo de Apoio ao Estudante do Campus São Paulo (NAE/CSP).

O evento teve a mesa de abertura composta pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae) Anderson da Silva Rosa que representou a magnífica reitora, Soraya S. Smaili; Fernando Kinker, pró-reitor Adjunto de Graduação; Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo (CSP); Emília Sato, diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM); Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE).

Além das boas vindas, as autoridades fizeram um rápido resumo da estrutura acadêmica, administrativa e salientaram a responsabilidade que os futuros profissionais da Saúde estavam assumindo. O evento também foi marcado pelas experiências vividas e de orgulho dos componentes da mesa que possuem formação acadêmica vinculadas à Unifesp.

A relação acadêmica do discente com a Unifesp, por meio de suas duas unidades universitárias – EPE e EPM, está aberta às mudanças. Emília mencionou a tradição do ensino. “Isso não significa que o aprendizado tenha que ser feito sempre da mesma forma. Devemos ter formas diferentes de ensino, para reter a atenção de alunos da era digital, e que é imprescindível lembrar que não tem como aprender sem estudar”.

A diretora da EPE, citou o envolvimento que os cursos do Campus São Paulo têm uns com os outros. “Nós fazemos disciplinas juntos, nós usamos os mesmos anfiteatros”, afirmou. ”Alguma coisa acontece ao entrar na Unifesp, pois nos apaixonamos e até cantamos o Trá-cá-trá (hino dos estudantes da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem)”.

Após a cerimônia de abertura, os coordenadores dos cursos realizaram a entrega de pen drive a cada um dos calouros, contendo documentos que estabelecem as normas da vida acadêmica – Manual do Estudante da Prae, Código de Conduta do Estudante da Unifesp, Código de Ética do Estudante de Medicina do Cremesp, Regimento Interno da ProGrad, Regimento Interno da EPE e Normas para utilização da biblioteca do Campus São Paulo. As baterias Fonopauli (Fonaudiologia), Enfarta (EPE) e 51 (EPM) ficaram encarregadas pelas apresentações durante este momento.

Nos demais dias, a programação ficou a cargo do Departamento de Cultura Científica e dos Centros Acadêmicos. O Trote solidário de responsabilidade da AAAPB foi com a participação da Fundação Dorina Nowill e “Free Hugs”, apresentação da APAE e das crianças da AACD com entrega de Kits. No dia 28/02, aconteceu “A Noite da Família”, onde os presentes conheceram um pouco da trajetória da instituição e tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas. Para encerrar a semana de recepção, a Associação Atlética Pereira Barreto, organizou a feira de projetos de extensões, seguido de cursos e congresso de calouros DCC.

mesa calouros 2019 1

plateia calouros 2019 A1