Alunos da UATI/Campus São Paulo se divertem e trocam experiências com crianças

Objetivo é mostrar o respeito aos idosos

UATI8

Fotos: Claudia Ajzen

Uma tarde do dia 30 de agosto, cerca de 45 alunos da UATI (Universidade Aberta para à Terceira Idade), Campus São Paulo - Vila Clementino e escolares do CEI (Centro de Educação Infantil) Padre Gregório Westrupp, puderam somar e trocar as suas experiências. Os idosos contaram estórias para as crianças de 2 a 4 anos, cantaram juntos e se divertiram o tempo todo. “A relação intergeracional é um dos mais importantes caminhos para atingirmos as mudanças necessárias para que o respeito aos idosos seja uma realidade. Se mudarmos as bases, teremos comportamentos diferentes nas próximas gerações”, almeja Claudia Ajzen, coordenadora da UATI.

Uma das atividades, de muitas, foi a troca do conhecimento entre o aluno da UATI, Apio Ribeiro, que montou e descreve aqui um cenário proposto pelas próprias crianças: um castelo. “Nele, fui desenhando os personagens segundo o que elas me falavam. Tinha bruxa e animais. Cada um deles escolheu um animal (cachorro, tigre, macaco...) e começaram a urrar, latir, incorporando esses bichinhos. A história foi sendo construída: a bruxa, malvada, prendeu os animais no castelo, em gaiolas. O macaco, segundo eles o mais esperto, roubou a varinha da bruxa. Os animais, para se vingarem, transformaram a bruxa em um animal, só que com partes de cada um dos bichos. Depois da história, fiz algumas retas e curvas em papeis, e as crianças foram completando os riscos com desenhos. Na minha época, era uma atividade comum para desenvolver a criatividade”. Ele, junto a outros alunos acima de 60 anos, participou de uma tarde de “contação” de estórias.

Na avaliação das alunas Regina Salles de Andrade, realmente foi uma tarde de muita satisfação em estar com as crianças. Para Marina Borges, foi fantástica essa troca.. que maravilha....lavei a alma e acariciei meu coração. ”Agradecemos a todos que fizeram esta tarde acontecer”, comemoram as alunas.