II Congresso de Medicina e Práticas Integrativas

Os interessados em participar do evento precisam confirmar até o dia 9 de outubro

O Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas – NUMEPI é um núcleo interdisciplinar, associado à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unifesp, que foi criado há 6 anos, agregando profissionais de diversas áreas envolvidas com práticas de ensino, pesquisa, extensão e assistência alinhadas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC (Portaria no. 971 de 03/05/06 – que inclui as práticas da Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterápicas, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social e Crenoterapia; e, Portaria no. 849 de 27/03/17 – que inclui a Ayurveda, Yoga, Meditação, Arteterapia, Musicoterapia, Biodança, Dança Circular, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala e Terapia Comunitária Integrativa); e, mais recentemente à Política Nacional de Promoção de Saúde – PNPS (Portaria no. 2442 de 11/11/14, que objetiva valorizar além das práticas integrativas e complementares, os saberes populares e tradicionais, incluindo a formação e educação permanente desses temas, alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, promoção de mobilidade segura, promoção da cultura de paz e dos direitos humanos, promoção do desenvolvimento sustentável, dentre outros) do SUS do Ministério da Saúde.

Contudo, sabemos poder haver a existência, nas várias unidades e ou campus da UNIFESP, de outros grupos que também adotam estas políticas em suas investigações científicas, no ensino, na assistência e ou na extensão, mas que, até o momento, não temos conhecimento formal sobre seus esforços comuns em prol do desenvolvimento desta importante temática da saúde e da educação, em evidência na atualidade, na saúde pública de nosso país.

Diante deste contexto, a finalidade deste contato é conhecermos quais são esses grupos de nossa universidade e, quais têm sido suas importantes ações sobre essas temáticas e; convidá-los para participar do II Congresso de Medicina e Práticas Integrativas que estamos organizando e, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, no Espaço de Cuidados Integrativos do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia – Rua Estado de Israel, 899 – Vila Clementino - SP.

Durante este evento haverá um fórum, para que os que trabalham com esta temática possam se apresentar, permitindo não só uma ampla divulgação e um maior conhecimento de cada um dos grupos e de suas linhas de atuação, como também uma integração entre os membros de diferentes setores da Universidade, a fim de reunirmos esforços, propiciando uma maior representatividade desse importante temática, em nossa instituição.

Esperamos poder contar com sua importante devolutiva e honrosa participação no evento. Para tanto, solicitamos a gentileza de retornar, esse e-mail com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - até no máximo, 09 de outubro de 2017, contendo informações sobre seu grupo (Campus, Departamento, Líder) e, principais ações que tem realizado com base na PNPIC e ou na PNPS, a fim de que possamos tomar todas as providências para a concretização desta profícua proposta de integração desses grupos a fins, em nossa renomada universidade.

Profa. Dra. Sissy V. Fontes
Coordenadora do NUMEPI da Unifesp