Unifesp participa do Dia C da Ciência

Instituição promoverá atividades nos campi, abertas ao público em geral, além de palestra com a docente Helena Nader

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoverá atividades em comemoração ao Dia C da Ciência, celebrado no próximo dia 25 de outubro. A data corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro.

Ao longo de toda a semana, os campi da instituição abrirão suas portas para estudantes do ensino médio conhecerem laboratórios, docentes e pesquisadores, agentes do desenvolvimento científico. Já no dia 25, às 15h, no Teatro Marcos Lindenberg, será realizada uma palestra ministrada pela professora titular da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Esper Cavalheiro, dá exemplos de como a ciência é importante para a sociedade. “Devemos compreender que a ciência é o que nos traz as condições de vivermos mais e melhor, de tratar doenças, ter uma qualidade de vida melhor. A sociedade passará a ter maior compreensão do valor da ciência quando pensarem na importância que o celular tem na vida delas, por exemplo, que é fruto de muita ciência e tecnologia”. Em relação ao financiamento, ele explica que os constantes cortes nos investimentos em ciência e tecnologia podem comprometer as pesquisas. “A grande preocupação do governo é a manutenção das bolsas, mas não adianta você pagar bolsas e não dar condições para o pesquisador financiar os insumos, que são a parte mais cara do processo”.

Sobre o Dia C da Ciência

A iniciativa surgiu por parte do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Trata-se de uma mobilização nacional com o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A conscientização e o apoio da sociedade são decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. Acompanhe as atividades promovidas pelas instituições participantes no portal do Dia C da Ciência.

Seguem abaixo algumas das atividades específicas que serão realizadas nas Unidades do Campus São Paulo

Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem

Atividade 1 - Oficina Vivenciando a Biologia e Química
Coordenadora: Profa. Giselle Zencker
Local: Estacionamento C – Rua Pedro de Toledo, 697, Vila Clementino, São Paulo
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 15h (duas sessões)

Oficina dirigida às crianças, com demonstração de experiências envolvendo extração de DNA, montagem de DNA com massa de modelar e análise de poluição da água. Alunos do 5° ano da Paulistinha participarão dos experimentos que poderão ser observados por público em geral.

Atividade 2 - Patógenos em Jogo
Coordenadoras: Profa. Katia Oliveira e Profa. Erika Suzuki:
Local: Estacionamento C - Rua Pedro de Toledo, 697, Vila Clementino, São Paulo
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 15h (duas sessões)

Apresentação e utilização do jogo Patógenos em jogo para aprendizagem sobre doenças parasitárias. Aberto ao público em geral, especialmente a professores do ensino do 1° e 2° grau e alunos de graduação da Unifesp.

Atividade 3 - Palestra " Água e Vida!"
Conferencista: Prof. Dr. Nestor Schor
Local: Teatro Marcos Lindenberg – Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, São Paulo
Horário: das 12:00 às 13:00 horas.

Atividade dirigida ao público em geral, alunos de graduação e pós-graduação e servidores da Unifesp.