Doutorado EPE - 30 anos

EPE/Unifesp comemora 30 anos do curso de doutorado em Enfermagem

Evento contou com conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos de profissionais nacionais e internacionais

Por Juliana Narimatsu

No dia 30 de novembro, a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) realizou a cerimônia de abertura do evento comemorativo dos 30 anos do curso de doutorado do programa de pós-graduação em Enfermagem. 

“Doutorado em Enfermagem da Unifesp: contribuições para o avanço da ciência e arte” tem como objetivo celebrar esses anos de história e reunir profissionais nacionais e internacionais da área da saúde para fomentar reflexões e compartilhar experiências. Desta forma, o encontro promoveu conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos durante os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Diante do Teatro Marcos Lindenberg lotado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria Lucia Formigoni, representando a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, comentou sobre a importância desse curso no âmbito nacional. “É com muito orgulho que a Unifesp e a Escola Paulista de Enfermagem comemoram 30 anos do curso de doutorado, responsável pela formação das mais destacadas lideranças nessa área, tanto em relação à pesquisa, quanto ensino e extensão. Destaco também não só a quantidade, mas a qualidade das produções desse programa, seja em trabalhos científicos, artigos e periódicos, livros, apresentações em congressos e outros tipos de projetos científicos, de extensão e de formação.”

 

IMG 0004

Da esq. para a dir.: Ana Cristina Abrão, coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPE; Janine Schirmer, diretora da EPE; Maria Lucia Formigoni, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo; e Mavilde da Luz Gonçalves, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE

 

Já a diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer, falou sobre o seu envolvimento no projeto desse curso. “Por alguma razão do destino, nos anos 80, iniciava-se a difícil tarefa da montagem do curso de doutorado em Enfermagem Materna e Infantil, no qual eu tenho o título e, ao lado de tantas outras colegas, me envolvi no seu projeto. Quero dizer que é uma honra muito grande. Tenho o privilégio de participar desse evento no papel de diretora da EPE. É um momento que possibilita resgatar tantas lembranças e de se pensar no futuro”, e finaliza. “Esses últimos dias os meus colegas trabalharam muito, todas as gerações – professores, enfermeiros e estudantes, para que esse evento saísse um sucesso e que já se inicia.” 

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp, Mavilde da Luz Gonçalves, destacou os pontos importantes do evento. “Nós idealizamos um encontro científico que promova, acima de tudo, reflexões em pós-graduação e pesquisa e demonstre os sucessos alcançados e os caminhos para promover o avanço da ciência na enfermagem e, consequentemente, na saúde do Brasil. Eu agradeço a oportunidade de ter trabalhado com essa incansável comissão organizadora e pela qualidade das ações desenvolvidas.”

Mavilde reiterou a relevância do curso de doutorado em Enfermagem da EPE/Unifesp em números. “A busca por informações dos egressos no curso na Plataforma Lattes permitiu identificar o currículo de 217 doutores. Em média, essas titulações ocorreram por profissionais com 40 anos de idade, sendo 57% de São Paulo. Isso indica que o programa contribuiu de maneira marcante para formação de pesquisadores de outros estados do país e de outras localidades. Todos os egressos foram ou são orientadores de alunos de graduação e pós-graduação. Esses dados permitem constatar a importância desse curso.” 

O curso foi criado, em 1986, como doutorado em Enfermagem Materna e Infantil e ampliado e renomeado para doutorado em Enfermagem em 1994. Até junho desse ano, titulou 217 doutores e outros 105 alunos estão em processo de formação. O programa conta também com 41 orientadores atualmente. 

Ao final da cerimônia, a professora Maria Angélica Peterlini homenageou os técnicos administrativos Rita de Cássia Franze e Amailde Emanoel Dantas, secretários do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcia Mattos Marques e Marcelo Rodrigues de Vasconcellos, membros da equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, pelo trabalhos com a equipe de enfermagem.

 

IMG 0038

Da esq. para a dir.: Maria Angelica Peterlini, Rita de Cássia Franze, Amailde Emanoel Dantas e Marcia Mattos Marques

 

Estavam presentes no evento a assessora regional de enfermagem e técnicos em saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde, Silvia Helena Cassiani; a pró-reitora de Administração, Isabel Cristina Cunha; a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção São Paulo, Conceição Ohara; coordenadores, docentes, discentes, técnicos administrativos e profissionais da área da saúde. 

 

 

 

 

Informações Gerais


Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira

Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Maria Angélica Sorgini Peterlini

Secretaria de Pós-Graduação

Rita de Cássia Franzé 

Emanoel Nogueira Dantas 

Contato

Fale Conosco aqui

+55(11) 5576-4430 ramal: 1659/1647

inscrição2

Local


Teatro Marcos Lindenberg - UNIFESP

Edifício dos Anfiteatros - R. Botucatu, 862 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04023-901

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse