Linhas de Pesquisa

Área de conhecimento: Ciências da Saúde – Capes; Ciências da Vida – CNPq
Sub-área de conhecimento: Enfermagem – Capes e CNPq
Área de concentração: Enfermagem, Cuidado e Saúde

 

 Ementa

Compreende estudos sobre teorias, conceitos, princípios, métodos e instrumentos que norteiam as práticas e o uso de tecnologias na gestão, coordenação e cuidado de enfermagem e para o desenvolvimento da área da saúde no âmbito individual e coletivo

 

 Missão

A missão do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo é ser um centro de excelência na formação de pesquisadores, líderes e profissionais altamente capacitados para promover o avanço da ciência da enfermagem e da saúde, com ênfase na abordagem multidimensional a pessoas e grupos em suas diferentes expressões. Por meio da pesquisa, educação e prática, docentes e discentes buscam promover a saúde das pessoas, no contexto das necessidades atuais de saúde da população e das futuras gerações, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

 
 Concepções Fundamentais

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem fundamenta-se na concepção de que o ser humano possui prerrogativas e direitos que devem ser respeitados. O direito à vida e à saúde são primordiais para auto-realização da pessoa. A missão da enfermagem tem como foco assistência às necessidades de cuidado de saúde na perspectiva individual e coletiva por meio de um conhecimento que integra as bases: científica, pessoal/interpretativa, crítica, ética, estética e sociopolítica. Estas bases fundamentam e orientam a produção de conhecimento que contribui para uma prática profissional inovadora e transformadora.

 

O Programa tem como objetivo formar mestres e doutores capazes de :

  • Integrar as bases do conhecimento no ensino, prática e pesquisa de enfermagem e saúde.
  • Utilizar diferentes perspectivas filosófico-teóricas e metodológicas para construir, ampliar, consolidar e divulgar a ciência da enfermagem e da saúde contribuindo individual e coletivamente para a melhoria do cuidado e da saúde da população.
  • Compartilhar ideais e integrar projetos para além dos limites institucionais, objetivando o desenvolvimento das ciências em saúde.

        

A estrutura curricular é desenvolvida em consonância com as concepções fundamentais e objetivos do programa e adota por princípio a interdisciplinaridade, integrando saberes que fortaleçam a Enfermagem e a Saúde.

 

 

Informações Gerais


Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira

Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Profa. Dra. Maria Angélica Sorgini Peterlini

Secretaria de Pós-Graduação

Rita de Cássia Franzé 

Emanoel Nogueira Dantas 

Contato

Fale Conosco aqui

+55(11) 5576-4430 ramal: 1659/1647

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse