Curso

Curso de Enfermagem 

 

 Reconhecimento

Reconhecido pelo Decreto nº 9.101 de 24/03/1942, publicado no D.O.U. de 01/04/1942. Reconhecimento renovado conforme art. 63 c/c art. 31 da Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007, publicada no D.O.U. de 13/12/2007 e republicada no D.O.U. de 29/12/2010 (Processo de Renovação de Reconhecimento e-MEC nº 201116672).

 

 Perfil Profissional

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) busca formar o profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país. A filosofia do curso está pautada no valor do cuidado ao ser humano na sua dignidade, integralidade, no conhecimento científico e nas competências e habilidades, respaldadas pela ética que requer que se preparem os futuros profissionais para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional.

O desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp foi norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Enfermagem de acordo com o Parecer CNE/CES 1.133/2001, e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O enfermeiro graduado pela EPE/Unifesp é um profissional com formação generalista, humanista, ética, crítica/reflexiva, com competências para atuar nas dimensões biopsicossociais que envolvem o processo saúde-doença-cuidado do indivíduo, família e comunidade, no desenvolvimento de ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 Descrição

A Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) mantém como filosofia o valor do cuidado ao ser humano, respeitando sua dignidade e integralidade, pautado no conhecimento científico e na competência, respaldada pela ética. Torna-se imprescindível preparar os discentes para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional. Diante do contexto histórico apresentado, o Curso de Graduação em Enfermagem procura estar sempre engajado para manter um currículo adequado às mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem, contudo deixar de priorizar a assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, família e grupos de comunidade, por meio de ações integradas de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, nas diferentes fases do ciclo-vital e do processo saúde-doença, que compreende como relação dinâmica, determinada por múltiplos fatores e pelo contínuo agir do homem frente ao universo físico, mental e social em que vive. Reconhece que a produção dos serviços de saúde é também determinada pela formação em saúde, procurando resgatar princípios de resolutividade, integralidade e isonomia, no atendimento à população, reafirmando assim, as proposições do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, o Curso de Graduação em Enfermagem da EPE tem se empenhado em manter o compromisso ético, filosófico, político-social e técnico científico, junto à sociedade, desde sua criação até o presente momento. pesquisa, com base no princípios do SUS.

 

 Coordenação

Profa. Dra. Lucia Marta Giunta Da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Atos Normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

 

 Lista de consulta para UCs e Conteúdos Programáticos

Unidades Curriculares disponíveis e seus Conteúdos Programáticos

 

 Matriz Curricular

Consulte a Matriz Curricular do Curso

 

 Projeto Pedagógico

Consulte o Projeto Pedagógico do Curso