Câmara de Graduação

BOTÃO_CAM_1.jpgBOTÃO_CAM_2.jpgBOTÃO_CAM_3.jpg
 A Câmara

Em 12 de outubro de 2013 a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp)) efetivou a instalação da Câmara de Graduação, homologado em Congregação. Nesta data, a Profa. Dra. Ana Rita de Cássia Bettencourt teve sua indicação para presidência da Câmara de Graduação da Escola Paulista de Enfermagem pela diretora da Unidade Acadêmica, Profa. Dra. Sonia Maria de Oliveira Barros, sendo homologada pela Congregação.

A Câmara de Graduação é um órgão consultivo e deliberativo, vinculada à Congregação da EPE e ao Conselho de Graduação da Universidade Federal de São Paulo.

O objetivo da Câmara de Graduação é propor, planejar e coordenar as políticas e as ações da graduação da EPE submentendo-as aos órgãos competentes, segundo o Regimento Interno desta Câmara e o Regimento da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad/Unifesp).

•          Profa. Dra. Edvane Birelo Lopes De Domenico

•          Suplente - Clarissa Okazaki Fumeiro

Curso de Enfermagem

Reconhecimento

Reconhecido pelo Decreto nº 9.101 de 24/03/1942, publicado no D.O.U. de 01/04/1942. Reconhecimento renovado conforme art. 63 c/c art. 31 da Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007, publicada no D.O.U. de 13/12/2007 e republicada no D.O.U. de 29/12/2010 (Processo de Renovação de Reconhecimento e-MEC nº 201116672).

Perfil Profissional

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) busca formar o profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país. A filosofia do curso está pautada no valor do cuidado ao ser humano na sua dignidade, integralidade, no conhecimento científico e nas competências e habilidades, respaldadas pela ética que requer que se preparem os futuros profissionais para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional.

O desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp foi norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Enfermagem de acordo com o Parecer CNE/CES 1.133/2001, e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O enfermeiro graduado pela EPE/Unifesp é um profissional com formação generalista, humanista, ética, crítica/reflexiva, com competências para atuar nas dimensões biopsicossociais que envolvem o processo saúde-doença-cuidado do indivíduo, família e comunidade, no desenvolvimento de ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Descrição

A Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) mantém como filosofia o valor do cuidado ao ser humano, respeitando sua dignidade e integralidade, pautado no conhecimento científico e na competência, respaldada pela ética. Torna-se imprescindível preparar os discentes para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional. Diante do contexto histórico apresentado, o Curso de Graduação em Enfermagem procura estar sempre engajado para manter um currículo adequado às mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem, contudo deixar de priorizar a assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, família e grupos de comunidade, por meio de ações integradas de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, nas diferentes fases do ciclo-vital e do processo saúde-doença, que compreende como relação dinâmica, determinada por múltiplos fatores e pelo contínuo agir do homem frente ao universo físico, mental e social em que vive. Reconhece que a produção dos serviços de saúde é também determinada pela formação em saúde, procurando resgatar princípios de resolutividade, integralidade e isonomia, no atendimento à população, reafirmando assim, as proposições do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, o Curso de Graduação em Enfermagem da EPE tem se empenhado em manter o compromisso ético, filosófico, político-social e técnico científico, junto à sociedade, desde sua criação até o presente momento. pesquisa, com base no princípios do SUS.

Coordenação

Atos Normativos do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes curriculares do curso (MEC)

Lista de consulta para UCs e Conteúdos Programáticos