Criopreservação

O Laboratório de Limpeza e Criopreservação de colônias do CEDEME tem como objetivos a limpeza de linhagens de camundongos por meio da técnica de transferência embrionária e a criopreservação e manutenção de germoplasma (embriões e gametas). O grande fluxo de colônias de camundongos e ratos entre biotérios no mundo todo tem exigido a implantação de técnicas de limpeza de colônias de modo a assegurar a introdução de novas linhagens sem risco de contaminação das linhagens já estabelecidas.

 

A criopreservação de linhagens de camundongos vem solucionar um problema grave enfrentado pelos biotérios nacionais que é o grande número de modelos animais mantidos nos biotérios. Entre as vantagens da criação de um banco de embriões congelados estão a redução do espaço para manter as colônias, redução do número de pessoal envolvido no cuidado com os animais, controle de mutação espontânea de uma linhagem que se encontra congelada, eliminação do risco de contaminação da linhagem, economia de insumos, entre outras.

 

É importante salientar que o CEDEME já tem domínio das técnicas de limpeza e criopreservação de linhagens e está entre os únicos biotérios do país com competência instalada nestas áreas tendo realizado a limpeza de inúmeras colônias transgênicas e está em fase de implantação da técnica de criopreservação de gametas e embriões.

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse