Os procedimentos operacionais realizados no CEDEME objetivam atender às necessidades dos animais que produz, cuidando dos interesses específicos dos pesquisadores.
FORRAÇÃO PARA CAIXAS DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO
A forração dos microisoladores no CEDEME é feita na forma de FLOCOS obtida de madeira inodora, na cor marfim, sem tratamento químico, ausência de poeira, lascas, farpas, britas e impurezas oriundas de outros materiais e espécies vegetais. As informações técnicas são:
Espécie de madeira: Pinus spp., Pinaceae, material atóxico, teor de umidade: na faixa de 09 a 14%, com capacidade mínima de absorção da água: maior ou igual a 300%, a quantidade de fungos manchadores ou apodrecedores é de até 0,5% do total examinado em nível macroscópico,
Este produto apresenta várias vantagens:
1.maior capacidade de absorção permitindo um maior intervalo entre as trocas de animais.
2.menor quantidade de poeira cuja presença em excesso é bastante prejudicial aos animais e aos técnicos que realizam as trocas e o manuseio deste insumo, além de causar entupimento nos bicos de exaustão das racks ventiladas prejudicando seu funcionamento.
3.maior uniformidade do tamanho dos flocos facilitando a determinação da quantidade a ser colocada nas caixas.
4.comprovado impacto positivo no bem estar dos animais por ser um produto de madeira inodoro, leve, macio ao tato e que permite a confecção de ninho*.
*Vale observar que o CEDEME adota o enriquecimento ambiental apenas para as maternidades por meio de introdução de uma folha de papel toalha esterilizada nas caixas das matrizes como forma de auxiliar e melhorar a confecção do ninho.
NÚMERO DE TROCAS
Após diversos testes realizados no CEDEME com ratos e camundongos e nos diferentes modelos de microisoladores utilizados, obtivemos resultados que corroboram com as vantagens acima descritas. Observou-se que a troca de estoques de camundongos com até 6 animais adultos por microisolador passou a ser quinzenal ao invés de semanal. Também houve redução significativa de trocas de microisoladores com até 4 ratos adultos que passaram a ser realizadas 1 vez por semana quando antes eram 2 vezes por semana.
Não foram observados comportamentos característicos de estresse como canibalismo, brigas ou agressividade entre os animais expostos ao insumo.
QUANTIDADES DE FLOCOS UTILIZADAS
A quantidade de material colocada na caixa/microisolador deve ser aquela necessária para atingir uma altura de APROXIMADAMENTE 2 CM DE FORRAÇÃO.
Para manutenção de camundongos: em uma caixa para camundongos com 540 cm2 de piso são necessários cerca de 100 gramas de flocos para atingir a altura de 2cm. Com isso, é possível manter até 6 camundongos adultos fazendo trocas quinzenais.
Para manutenção de ratos: para caixas de ratos, é possível manter 4 ratos adultos com trocas realizadas uma vez por semana.