Aprovada, por aclamação, homenagem à memória do Prof. Nestor Schor, batizando o Edifício de Pesquisa II com o seu nome EPII – Nestor Schor

A Congregação da Escola Paulista de Medicina aprovou em 08 de maio de 2018, por aclamação, a solicitação do Departamento de Medicina, que era também da Nefrologia, que era de muitos que conviveram com o Nestor: dar o nome de Prof. Dr. Nestor Schor ao Edifício de Pesquisas II.

Coube-me apresentar um breve recorte da biografia do Nestor ligada ao EPI e EPII. Nestor foi pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp de 2002 a 2007, período em que experimentávamos o sucesso do modelo do Edifício de Pesquisas I (Edifício de Pesquisas Clínicas e Cirúrgicas) e vimos nascer o projeto do EPII. Com o EPI foi possível aglutinar, no mesmo local, laboratórios de diferentes áreas de investigação clínica dos departamentos clínicos e cirúrgicos que eram conduzidas de forma dispersa em inúmeros laboratórios, promovendo assim otimização da atividade de pesquisa. Em uma avaliação de novos projetos para ocupação de área do EPI, vimos que a demanda era suficiente para um novo edifício, proposta levada ao reitor pelo Nestor, que deveria agora integrar os pesquisadores das chamadas áreas básicas com a investigação clínica em pesquisa de fronteira de conhecimento, para a compreensão e desenvolvimento de novas estratégias em saúde. Inovação, integração, romper as barreiras das disciplinas e departamentos, foco no pesquisador, avaliação periódica, ousadia, mérito, entre outras, eram expressões que norteavam os trabalhos da equipe naquela época. Todos muito Nestor. VIVA!!!

Reinaldo Salomão
Professor Titular do Departamento de Medicina