Férias no Museu Catavento tem programação para todas as idades

A SBBC (Sociedade Brasileira de Biologia Celular) preparou uma atividade extramuros para o mês de julho - mês em que acontece o congresso bienal da sociedade - que se chama MACROCELULA.

MACROCELULA é uma instalação idealizada e realizada pela Profa. Andrea Amarante Paffaro da Universidade Federal de Alfenas - MG, que foi montada com o apoio da SBBC, em especial da Profa. Giselle Zenker Justo (docente da UNIFESP/Diadema e orientadora do PPG em Biologia Molecular da EPM). A instalação representa uma célula gigante onde você entra e vê todas as organelas produzidas em escala.

Férias no Museu Catavento tem programação para todas as idades

Espetáculos teatrais, apresentações de mágica, oficinas, jogos, experiências com realidade aumentada, exposições e muito mais!

Durante todo o mês de julho, o Museu Catavento – museu de ciências da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – oferece programação especial com diversão e informação para toda a família. E como já é tradição do museu, além do acervo fixo com mais de 250 instalações, várias atividades especiais e novidades serão apresentadas: espaço de realidade aumentada, espetáculos “Viver com Saúde” e “Esse Mosquito Vai Dançar”, exposições “Cápsulas do Saber” e “Macrocélula”, apresentações de mágica, Jogos Portinari, oficinas “Perfumista por um dia” e “Mini-terrário” e Arena Drone. Confira os detalhes:

Macrocélula

Em parceria com a Universidade de Alfenas e a Sociedade Brasileira de Biologia Celular, o Museu Catavento recebe a exposição Macrocélula. Células são estruturas microscópicas, porém, de julho a setembro, o visitante do museu entrará em uma célula com 20m², em uma experiência imersiva, e conhecerá as organelas que compõem nosso corpo. As estruturas da Macrocélula são grandes, mas confeccionadas com materiais leves e em cores fluorescentes, suspensas com fio de nylon que ficam visíveis, representando os microtúbulos celulares, e iluminadas por lâmpadas de luz negra, para que suas cores vibrem aos olhos dos visitantes.

De 03 de julho a 02 de setembro - ao longo do dia

Local: Seção Vida

SERVIÇO:

Museu Catavento

Onde: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Quando: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria fecha às 16h00).

Quanto: R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita às terças-feiras.

Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de 7 anos.

Como chegar:www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

Sobre o museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.