Aproveitamento de Estudos

Orientações e Procedimentos para Requerimento de Aproveitamento de Estudos

As orientações e os procedimentos para requerimento de Aproveitamento de Estudos (AE) estão de acordo com os artigos 121 a 126 da Seção VI do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O prazo para que os estudantes solicitem o requerimento de AE é estabelecido no Calendário Acadêmico da ProGrad em cada semestre letivo. A prerrogativa é de que a resposta ao processo e o registro do resultado em sistema estejam concluídos para o início do semestre seguinte ao da solicitação.

Os alunos que tem interesse em solicitar AE devem comparecer à Secretaria Acadêmica de Graduação do Campus São Paulo, portando os seguintes documentos:

  • Histórico Acadêmico da instituição de ensino superior onde realizou as atividades acadêmicas que deseja aproveitar, constando: nota, frequência e ano de realização das disciplinas (cópia e original para conferência);
  • Planos de ensino das disciplinas realizadas (cópias e originais para conferência);
  • Requerimento, disponível abaixo, impresso, assinado e devidamente preenchido com o nome e a carga horária das disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior e das unidades curriculares (UCs) correspondentes na UNIFESP de acordo com a matriz curricular constante no Projeto Pedagógico de seu curso (consultar documentos disponíveis na página de cada curso).

A documentação será encaminhada à Comissão de Curso do estudante, que deliberará sobre a compatibilidade ou incompatibilidade entre as atividades realizadas e as unidades curriculares que se deseja aproveitar.

Após deliberação da Comissão de Curso, o Apoio Pedagógico enviará o resultado do requerimento de AE ao aluno solicitante por e-mail e encaminhará o processo à Divisão de Registro Acadêmico do Campus Diadema para atualização do Histórico Acadêmico.

Aos estudantes que estiverem matriculados nas Unidades Curriculares para as quais solicitou AE, orientamos que permaneçam cursando as UCs até que obtenham o resultado de seu pedido. Sendo concedida a compatibilidade antes do término do semestre, podem deixar de frequentar as aulas, pois a disciplina “em curso” será excluída de seus históricos.

Em caso de dúvidas sobre equivalência entre Unidades Curriculares dos cursos da própria UNIFESP, o aluno deverá procurar a coordenação de seu curso para esclarecimentos e orientações. É importante que o aluno se informe antes de cursar a UC fora de seu curso, caso tenha o intuito de solicitar AE.

Atenção: só é possível realizar o aproveitamento de estudos entre disciplinas do mesmo nível de ensino.

Disponível: Requerimento de Aproveitamento de Estudos