Aproveitamento de Estudos - AE

Orientações e Procedimentos para Requerimento de Aproveitamento de Estudos

 

As orientações e os procedimentos para requerimento de Aproveitamento de Estudos (AE) estão de acordo com os artigos 121 a 126 da Seção VI do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O prazo para que os estudantes solicitem o requerimento de AE é estabelecido no Calendário Acadêmico da ProGrad em cada semestre letivo.

Os alunos que tem interesse em solicitar AE devem comparecer à Secretaria Acadêmica de Graduação do Campus São Paulo, portando os seguintes documentos:

  • Histórico Acadêmico da instituição de ensino superior onde realizou as atividades acadêmicas que deseja aproveitar, constando: nota, frequência e ano de realização das disciplinas (cópia e original para conferência);
  • Planos de ensino das disciplinas realizadas (cópias e originais para conferência);

A documentação será encaminhada para análise. Após deliberação, o Apoio Pedagógico enviará o resultado do requerimento de AE ao aluno solicitante por e-mail e encaminhará o processo para atualização do Histórico Acadêmico.

Aos estudantes que estiverem matriculados nas Unidades Curriculares (UCs) para as quais solicitou AE, orientamos que permaneçam cursando as mesmas até que obtenham o resultado de seu pedido. Após o resultado do AE, o aluno deverá deixar de frequentar as aulas das UCs deferidas.

Em caso de dúvidas sobre equivalência entre Unidades Curriculares dos cursos da própria UNIFESP, o aluno deverá procurar a Coordenação de seu curso para esclarecimentos e orientações.

Atenção: só é possível realizar o aproveitamento de estudos entre Unidades Curriculares/Disciplinas do mesmo nível de ensino.